Maternidade Saúde Bucal

Como limpar a língua e gengiva do bebê? Veja passo a passo aqui

Muitas mães ficam em dúvida sobre como limpar a língua e a gengiva do bebê. A dúvida pode acontecer quando percebe-se que a língua do pequeno está muito branca ou quando o bebê começa a introdução alimentar.

Segundo a maioria dos especialistas é normal que a língua do bebê fique branca. Tanto em bebês que tomam leite materno quanto em bebês que tomam leite artificial.

A rotina de limpeza da língua do bebê é indicada porque traz principalmente dois benefícios aos pequenos:

  • diminui a possibilidade de infecções por fungos;
  • acostuma o bebê com uma rotina de higiene bucal.

Neste artigo, aprenda como fazer a higienização da boca de seu bebê e veja algumas dúvidas comuns entre as mães sobre o assunto.

Atenção: sempre converse com o seu pediatra sobre todas as suas dúvidas antes de tomar qualquer decisão, ok?

Como fazer a limpeza passo a passo:

Para limpar a boca do seu bebê, você precisara de apenas 2 materiais básicos:

  • gaze ou fralda de boca limpa;
  • água filtrada ou fervida previamente.

Antes de fazer a limpeza, procure higienizar suas mãos e se certifique de que suas unhas estão curtas, para não machucar a boca do bebê. Agora, siga o passo a passo:

  1. Enrole a gaze ou a fralda na ponta de seu dedo indicador;
  2. Molhe a gaze ou a fralda na água e retire o excesso de líquido;
  3. Encoste o dedo com o tecido na boca do bebê e espere que ele abra a boca;
  4. Passe o dedo envolto em tecido de maneira suave pela gengiva e na língua do bebê;
  5. Não vá muito fundo na boca do bebê, pois você pode causar espasmos de vômito;
  6. Faça movimentos leves de vai e vem pela língua, sempre de maneira delicada e cuidadosa.

Estas dicas vieram da cirurgiã dentista Lígia Coimbra, do Blog Mães Comadres. Você também pode assistir ao vídeo para ver como fazer a limpeza corretamente:

Agora que você já sabe limpar a boca do seu bebê, confira mais dúvidas comuns:

Com qual frequência eu devo limpar a língua do meu bebê?

Você pode limpar a língua e a gengiva do seu bebê de duas a três vezes por dia. Mas evite fazer a limpeza logo após a mamada, porque o leite materno possui anticorpos essenciais para a saúde do bebê, que ficam na boca.

Outro bom motivo para esperar um tempo para limpar a boca do pequeno é que ele pode golfar e soltar todo o leite que acabou de mamar.

Outra dica importante é sempre higienizar a boca do bebê antes que ele durma à noite, porque os açúcares presentes no leite materno, no leite artificial e no leite de vaca podem causar a chamada cárie de mamadeira.

Quando começar a fazer a limpeza da língua e gengiva?

Não há uma data específica para começar a limpar a boca do seu pequeno. Na verdade, o quanto antes você iniciar esse hábito de limpeza, melhor. Assim, o bebê fica mais habituado a alguém limpando sua boquinha. E então, quando chegar a hora de começar a usar a escova de dente, a adaptação será muito mais tranquila.

No caso de bebês que já fizeram a introdução alimentar, a rotina de limpeza é ainda mais importante, porque os restos de alimentos podem ficar alojados na boca, causando riscos à saúde bucal do pequeno.

Usar ou não Mel Rosado?

O Mel Rosado é um medicamento usado para tratar estomatites e sapinho em bebês e crianças. Sua composição, segundo a Anvisa, é de 10% de extrato de rosas vermelhas diluídos em mel.

Segundo o Biomédico Roberto Figueiredo, cerca de 10% do mel de abelha produzido no Brasil possui uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Esta bactéria não pode ser ingerida por bebês menores de 12 meses de vida, porque pode causar botulismo. O botulismo é um envenenamento gravíssimo que coloca a vida do bebê em risco.

Por isso, não é indicado o uso de Mel Rosado em bebês com menos de 12 meses de vida.

Posso usar dedeira?

A dedeira é uma ótima ferramenta para fazer a higienização da boca do bebê, mas seu uso é mais indicado para bebês que estão na fase de nascimento dos dentes. A dedeira pode ajudar a coçar a gengiva do bebê, que fica muito irritada quando os primeiros dentes estão nascendo.

E se a mancha branca da língua não sair?

Se mesmo após a higienização, a língua do seu bebê continua branca, é possível que ele esteja com uma infecção fúngica causada pela candida albicans, mesmo fungo causador da candidíase. Nestes casos, o médico pediatra receitará um antifúngico para tratar adequadamente o problema.

Saiba mais:

 

Se seu pequeno já está na época do nascimento dos dentinhos, aproveita para saber mais sobre o assunto. Com este artigo você aprende maneiras de aliviar a irritação causada pela gengiva irritada:

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */