Um piso de mármore é elegante, sem dúvida. Mas, quando não conhecemos o jeito certo de limpá-lo, pode ser motivo de dor de cabeça, em vez de elogios…
Existem produtos específicos para limpeza deste tipo de revestimento. Não é exagero ou frescura optar por eles, porque são compostos com pH que não deixam o mármore opaco ou desgastado.
Se a sua escolha é, em vez de chamar uma empresa especializada, fazer o serviço por conta própria, tudo bem. Veja como limpar mármore diariamente sem prejudicar o piso:
• Despeje água fresca e limpa em um balde.
• Adicione detergente ou sabão líquido para pisos de pedra. O detergente recomendado é aquele bastante suave e com pH em torno de 7, isto é, quase neutro.
• Lave o mármore com ajuda de um esfregão normal, como de costume. A dica é fazer movimentos curtos e ritmados.
• Próximo passo: use o esfregão novamente com água bem limpa.
• Deixe o piso secar naturalmente.
• A remoção de marcas de riscos e manchas deve ser feita separadamente. Use um pano macio e um pó suave (próprio para limpeza) de pH neutro.
• Outra maneira de retirar imperfeições é com detergente, esfregando somente ao longo do grão de mármore – em linha reta. O esfrega-esfrega circular deixa marcas.
• Manchas com profundidade superior a 1 milímetro podem ser levemente lixadas.
• No caso de fluídos derramados no mármore, limpe o local com papel absorvente imediatamente.
A limpeza diária do mármore pode ser feita com esfregão ou pano umedecido em solução de água e sabão de coco.
Há, ainda, quem prefira usar um pano macio para secar a superfície, ao invés de esperar toda a água evaporar sozinha.
Varrer com vassoura macia e aspirar o mármore com frequência também fazem parte dos cuidados. O pó facilmente se fixa no revestimento por causa de seus poros. Basta a pressão causada pelo caminhar das pessoas sobre o piso.
Outro truque para deixar um piso de mármore impecável é, depois de sua limpeza e secagem, aplicar cera líquida incolor. Use um pano macio para isso e, em seguida, uma flanela para dar brilho.
Dicas para manter o mármore sempre bonito
Mármore é um material extremamente poroso, com grande capacidade de absorção. Não é à toa que seu uso não é indicado para ambientes externos com intenso tráfego de pessoas.
Um dos segredos da conservação do mármore é evitar que a superfície entre em contato com vinho, gordura, latas, pregos e café, além de madeira e grampos de cabelo molhados. O mármore pode manchar com facilidade na presença destes itens, entre outros.
As manchas de ferrugem são comuns em mármores brancos ou muito clarinhos. Se o problema já estiver acontecendo, pegue metade de um limão grande, esfregue-a sobre a marca e, logo a seguir, passe um pano molhado para retirar o limão; e finalize com um pano seco.
No caso de manchas amareladas e escuras causadas por café e chá, utilize uma solução de água com vinagre numa proporção de meio para um (1 xícara de água e ½ xícara de vinagre).
Esfregue o local com a ajuda de uma escovinha; deixe o produto agir por alguns minutos, lave o mármore e seque-o com um pano limpo.
E mantenha o seu mármore bem longe de água sanitária, ácido muriático, sapólio, solventes, sabão em pó, querosene ou qualquer outra substância corrosiva.
Saber as características do mármore que você precisa conservar é importante, porque a porosidade do revestimento pode variar de acordo com o clima da região onde ele estiver instalado.
Boa sorte!
Até breve com outras dicas…