Sabia que maquiagem, para ficar incrível, precisa da combinação de: pele boa, produtos de qualidade e limpeza de pincéis? Sim, o cuidado com estes itens ajuda a manter a cútis saudável e bonita. Afinal, as cerdas podem acumular bactérias e outras impurezas que estragam qualquer visual.
Anote aí como limpar pincéis de maquiagem e manter os problemas bem longe do seu look de estrela. O ideal é higienizar os produtos a cada 15 dias. Mas vamos deixar de conversa…
• Para limpar bem as cerdas, use algumas gotinhas de xampu infantil ou neutro;
• Molhe o pincel, aplique o xampu e faça movimentos suaves com ele usando a palma da sua mão como apoio;
• Enxágue com cuidado para retirar todo o produto de limpeza;
• Aperte levemente as cerdas para remover o excesso de água;
• Seque os pincéis de maquiagem sem pressa usando papel toalha;
• Secador de cabelo não é recomendado para enxugar as cerdas do pincel de make, pois o ar quente ou frio é capaz de danificar o material. Portanto, nada de tentar acelerar a secagem com o aparelho!
• Jamais guarde os pincéis de maquiagem úmidos. Tenha paciência e espere-os secar completamente para acomodá-los outra vez em gavetas, caixas ou qualquer outro local.
É mais comum do que você imagina o (péssimo) hábito de usar pincel de maquiagem e jamais higienizar o acessório de beleza. Quem nunca?!
Aí, depois de certo tempo, o pincel vai parar no lixo, porque acumulou tanta sujeira que não serve mais para nada – a não ser, é claro, de habitat para as bactérias, fungos e criaturas do gênero.
E olha o que mais: sai muito caro não limpar os pincéis regularmente. Não estou falando de possíveis tratamentos de pele por causa disso, o que já é preocupante…
Mantendo os pincéis limpinhos, eles podem durar mais de 10 anos. Isso mesmo! 10 ANOS (não são 10 dias ou meses)! O que dependerá também da qualidade da matéria-prima utilizada na produção deles.
Diga adeus à micose e problemas piores mantendo micro-organismos bem longe dos seus #bff, os pincéis de make-up.
Conheça outras formas de higienizar pincel de maquiagem
Há quem prefira limpar os objetos com xampu e condicionador. Basta colocar um pouco de água em um recipiente pequeno, despejar o xampu e mergulhar o pincel, dando leves esfregadinhas nas cerdas até limpá-las completamente.
Em seguida, é só encher a vasilha outra vez e adicionar o condicionador; mergulhe o pincel e deixe-o de molho por alguns minutos. A dica ajuda a evitar o ressecamento e, portanto, o desgaste precoce das cerdas.
Para retirar todo o líquido, deixe o pincel deitado em uma superfície plana tomando sol durante algumas horas.
Ah! É bom lembrar: lave um de cada vez, combinado? Mergulhar todos os pincéis juntos pode parecer mais prático, porém, não garante boa limpeza, muito menos evita a proliferação de fungos.
Cada vez que são usados, os pincéis vão acumulando mais e mais células e restos de maquiagem. O cenário perfeito para criaturinhas nada simpáticas se reproduzirem à vontade. Resultado: nossa pele fica doente.
Se você está sem tempo e precisa de uma limpeza express de pincel ou, quem sabe, usar o mesmo para aplicar um outro tom de corretivo, o truque é recorrer aos famosos lencinhos umedecidos.
Abra um lenço, passe o pincel nele e retire pelo menos os excessos de produtos, com movimentos de um lado e de outro. Caso ache necessário, aplique gotinhas de removedor de make para agilizar o processo e deixe o pincel secar ao ar livre ou com lenço de papel.
Seu pincel de make-up pode durar mais se você evitar molhar aquela parte de metal que faz a união de cerdas e cabo. Quando o cabo é de madeira, é melhor mantê-lo longe da água também.
Partiu colocar as dicas de hoje em prática! Espero você aqui em breve. Até lá!