Casa Limpeza

Como limpar sofá e mantê-lo bonito por mais tempo

Sofá não é algo trocado com muita frequência. A gente faz de tudo para ele durar e, de preferência, parecer novinho em folha até ser substituído. Veja hoje como limpar sofá!

Primeiro ponto: para acertar no tipo de limpeza, é fundamental saber qual o material utilizado no móvel. Existe uma grande diversidade no mercado atualmente: algodão, camurça, couro, courino, linho, napa e veludo, entre outras matérias-primas.

Feito isto, confira a etiqueta do produto, geralmente colocada na parte inferior dele. Ela traz os símbolos com as instruções mais específicas de higienização do sofá. Confira algumas delas:

• “P”: quer dizer que o processo de lavagem é aquele normal, a seco. Basta utilizar um pano seco (daqueles vendidos em supermercados, por exemplo) depois de aspirar todo o sofá.

• “W”: o símbolo indica que a limpeza do móvel é úmida, a maneira mais tradicional, na qual é utilizada a água e produtos como detergente.

• “F”: significa que o sofá precisa de limpeza profissional a seco. Não é recomendado fazer a lavagem em casa e, sim, buscar empresas especializadas para evitar danos ao sofá.

• “O”: o sofá precisa ser lavado somente em água fria.

Dicas gerais para cuidar do sofá sem sair de casa

limpar-sofa

Sofá decora a sala e é sinônimo de conforto e bem-estar. É nele que a maioria de nós aproveita parte do tempo livre, principalmente depois de um longo dia de trabalho. Enfim, motivo não falta para cuidar bem da peça.

Se você tem um sofá que pode ser limpo em casa, dá uma olhada nas dicas abaixo:

• Comece sempre pela aspiração ou, se preferir, usando uma escova de cerdas macias para retirar a poeira e outras impurezas que estivem sobre o móvel.

• No caso dos sofás de tecido (inclusive veludo e linho), uma solução caseira pode dar conta do recado. É assim: em 1 litro de água morna, adicione ¼ de vinagre branco. Em seguida, umedeça um pano limpo com a mistura e passe o produto no estofado.

O vinagre higieniza, tira possíveis cheiros desagradáveis e ainda ajuda a amaciar o tecido. A dica pode ser aproveitada pelo menos 1 vez por mês.

• Manchas difíceis de remover precisam que você repita o processo anterior, porém, com uma esponja mais embebida na solução caseira. Depois, basta usar um pano seco e deixar o sofá secar naturalmente.

• Sofás de couro, napa ou courino precisam de atenção especial, o que, nestes casos, significa simplicidade ao limpar o sofá. Ou seja, aplique somente um pano umedecido em água com sabão neutro (detergente).

• Garanta beleza por mais tempo aplicando vaselina ou silicone líquido no sofá de couro a cada 3 meses. Passe o produto com uma flanela para conservar o couro e evitar rachaduras.

• Sofá de camurça: a recomendação é limpar o móvel com detergente neutro e água. Retire a sujeira do sofá de camurça com ajuda de um pano embebido na solução.

• Outra dica de limpeza e conservação dos sofás de camurça é secar imediatamente qualquer líquido que caia sobre o tecido. E mais: uma vez por semana, escove o móvel com uma escova própria para camurça.

Importante: sabão em pó e produtos que contenham cloro não são indicados para limpeza de sofá, seja de que tipo for. Se estiver em dúvida, prefira sempre detergente líquido neutro ou procure algo específico para limpeza de estofados.

E relaxe à vontade no seu sofá limpinho! Até o próximo artigo com outras dicas…

Sobre o autor

Fatima