Casa Limpeza

Como limpar travesseiro e deixá-lo como novo!

Como limpar travesseiro

A partir deste artigo, você vai dormir mais tranquila ao aprender a como limpar travesseiro e até a tirar aquelas manchas amarelas! Sim, além do lençol e do colchão, eles precisam estar sempre higienizados para evitar a criação de ambientes perfeitos para a proliferação de organismos como mofo e ácaros.

Pelo contato com a pele e por receber poeira e resíduos diversos durante o dia todo, essa manutenção ainda elimina processos cutâneos no rosto e a possível inalação de diversos tipos de agentes alergênicos, piorando os casos de problemas respiratórios em diversas pessoas. A partir de agora, é só acompanhar nossas dicas e informações sobre como limpar travesseiro para dormir muito melhor.

Por que os travesseiros ficam amarelados?

Um dos motivos para seu travesseiro perder o tom branco é a absorção do suor liberado ao dormir. Sim, mesmo descansando o corpo durante o sono continuamos liberando suor para equilibrar a temperatura. O interessante é que, dependendo do tecido, o líquido pode ser absorvido ou ficar exposto, criando manchas amarelas incômodas e nocivas.

Outro motivo para você saber a como limpar travesseiro, é que até mesmo a saliva causa esse tom amarelado nas peças de cama. Nos dois casos, a fronha não apresenta proteção alguma, ajudando ainda a criar ambientes ideais para o surgimento de colônias de bactérias e ácaros.

Mantendo a rotina de limpeza

Se você está atenta, já percebeu que, além dos travesseiros, as fronhas também são peças que tendem a acumular uma série de resíduos, sujeiras e micro-organismos. Mesmo sem perceber, esse conjunto de cama merece atenção redobrada para cuidar da saúde no quarto e em casa.

Como uma de nossas dicas, tenha sempre na rotina um processo de lavagem eficiente para limpar e higienizar travesseiros e fronhas, deixando-os como novos. Mas o mais importante em como limpar travesseiro é realizar as lavagens com regularidade, pois eles não demoram a se transformar novamente num lar próprio para o desenvolvimento dos ácaros e mofos que você acabou de tirar e que afetam a saúde.

A grande vantagem de você manter essa rotina e saber como limpar travesseiro é que, quanto menor o tempo entre as lavagens, menos esforço você faz e mais segura fica a sua família.

Como limpar travesseiro

Ácaros, o grande vilão do seu travesseiro

Em geral, você deve passar cerca de oito horas por dia em contato com seu travesseiro. Como resultado do atrito das superfícies do rosto e da fronha, são depositados nele suor e restos de pele que saem do corpo pelo processo natural de renovação celular.

O resultado só poderia ser um: multiplicação em massa de ácaros, principalmente. Isso porque, sendo úmido e quente, esse ambiente é ideal para que eles se reproduzam e ainda se alimentem da nossa própria pele. Sim, a cena é tenebrosa, esse tipo de organismo ainda pode trazer problemas como asma, dermatites e até mesmo rinite.

Aprendendo a como limpar travesseiro

Sim, os travesseiros acumulam uma enormidade de ácaros e sujeira, mas é possível (e fácil) fazer uma higienização a partir de ingredientes comuns. Se os seus travesseiros estão começando a ficar amarelados, e você não pretende trocá-los, com nossas dicas práticas e fáceis de como limpar travesseiro você vai mudar de ideia.

Para as peças ainda bem novinhas e perfeitas, você nem vai precisar fazer a lavagem tão regularmente, como toda semana nem mesmo todo mês. Mesmo que você precise demandar certo tempo e esforço, vale muito a pena tentar pelo menos uns quatro ou cinco processos de lavagem por ano. Sem falar que você ainda vai economizar um bom dinheiro ao deixar de comprar peças novas.

A grande receita para sucesso no processo de como limpar travesseiro e se livrar de qualquer organismo nocivo ou tipo de mancha, é apostar apenas em ingredientes de qualidade, próprios para sua remoção e até mesmo de áreas profundas dos tecidos. Para tanto, antes de cada aplicação, verifique se o produto é compatível com os tecidos em questão, pois os resultados podem ser uma receita para o desastre.

Receitas de como limpar travesseiro

Com métodos simples e práticos para saber a como limpar travesseiro, você vai ver como melhorar sua aparência e também deixá-los bem higienizados, podendo eliminar diversos tipos organismos nocivos, substâncias prejudiciais à saúde e até mesmo as indesejáveis manchas de suor. Siga nossas instruções e mantenha na sua rotina as recomendações caseiras para manter até mesmo seu sono com qualidade.

Ingredientes de como limpar travesseiro

  • Água quente que for necessária;
  • Meia xícara com bórax;
  • Uma xícara de detergente do tipo lava-louça;
  • Uma xícara de sabão em pó;
  • Uma xícara com nosso branqueador caseiro (receita abaixo).

O preparo

  1. O primeiro passo é conferir, na etiqueta da peça, se o travesseiro pode ir à máquina;
  2. A seguir, retire as fronha e protetores;
  3. Coloque as peças na máquina;
  4. Inicie um ciclo com a água quente;
  5. Faça a programação para dois enxágues;
  6. Introduza os ingredientes citados acima;
  7. Aguarde a máquina finalizar o programa usado.

Como limpar travesseiro

Dica do nosso branqueador caseiro

Para melhorar os resultados, indicamos nosso branqueador caseiro para acertar no processo de como limpar travesseiro amarelado em casa. Os ingredientes são simples, econômicos e o processo é bem tranquilo.

Ingredientes

  • Meia xícara de suco de limão;
  • Três litros de água;
  • Uma xícara de água oxigenada.

Modo de preparo

  1. Junte os ingredientes num recipiente;
  2. Mexa até que eles fiquem com visual homogêneo.

Como ficou fácil de perceber, o processo de nossas dicas de como limpar travesseiro é simples, embora muito eficiente para manter até mesmo uma consciência limpíssima. Com essas recomendações e nossas fórmulas, ainda é possível que você as aplique em processos para remover as manchas de suor de camisetas.

Para finalizar nosso artigo, caso você tenha uma secadora, invista no método de lã para garantir uma secagem mais rápida. Em todos os casos, secar peças como travesseiros por meio da exposição solar por algumas horas também tem suas vantagens. Isso porque a ação do calor e dos raios ultravioleta ainda contribuem para a eliminação tanto de maus odores quanto de agentes alérgicos.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.