Casa Limpeza

Como limpar uma piscina; veja passo a passo

Piscina é fonte de lazer, diversão e relaxamento para todas as idades. Bem-cuidada, então, melhor ainda! E não basta tirar uma sujeirinha ali outra acolá de vez em quando. Veja como limpar uma piscina e garantir um “tchibum” de primeira:

1º Passo

Remova todas as impurezas acumuladas na parte externa da piscina, incluindo bordas, deck e entorno. Comece no sentido da borda para fora. Assim, você evita que o material indesejado acabe dentro da piscina.

E separe os produtos adequados para cada parte, ou seja, para higienizar madeira, mármore, pedra, etc.

Vento, circulação de pessoas e animais, presença de plantas, enfim, são diversos os agentes que costumam deixar sujeira na área.

2º Passo

Limpe a coadeira (skimmer) e o pré-filtro da motobomba. A coadeira é aquela peça localizada na lateral da piscina e que recolhe a sujeira que cai na água. Verifique o depósito de impurezas do skimmer, esvaziando-o manualmente. Ele deve estar sempre limpo!

O pré-filtro da motobomba também precisa de limpeza manual. Ah! Mas não esqueça de desligar o sistema de filtragem e fechar os registros antes de abrir o compartimento do pré-filtro, ok?

3º Passo

É hora da limpeza de toda a superfície da água. Um serviço que muita gente conhece como peneiração.



Utilize um cabo telescópico com uma peneira cata-folhas na ponta para remover os lixinhos que estejam boiando na água, tais como insetos, folhas, galhos, etc.

4º Passo

Chega o momento de escovar todo o revestimento. A escovação serve para evitar manchas e acúmulo de fungos, bactérias e algas nas paredes e no fundo da piscina.

Utilize apenas escovas macias, independentemente do tipo de revestimento (vinil, fibra, azulejo, pintura, pedras, madeira, epóxi, entre outros). Jamais passe escovas com cerdas metálicas ou palha de aço, pois provocam danos permanentes.

5º Passo

Prosseguindo neste nosso manual prático de como limpar uma piscina, o quinto passo é aspirar. A tarefa requer paciência e experiência para ser bem-executada.

Depois da escovação da piscina, confira se há necessidade de usar um decantador no local.

Se for preciso, jogue-o de acordo com as instruções do fabricante; aguarde o tempo ideal (em geral, no mínimo 12 horas) para a decantação acontecer e comece a aspirar a piscina.

É simples: ligue a mangueira ao dispositivo de aspiração, localizado na lateral da piscina, de forma que nenhuma bolha de ar permaneça ali.

Uma aspiração eficiente só ocorre quando apenas o registro da aspiração estiver aberto, ou seja, todos os outros da mesma linha devem estar na posição “fechado”.

Quanto aos dispositivos de retorno, pelo menos um deles precisa estar no modo “aberto” para que a água aspirada retorne para a piscina.

Fique de olho também nas orientações em relação à posição da chave do filtro.

Outro detalhe: ao aspirar filtrando, lembre-se de fazer a limpeza da areia do filtro conforme indicação do fabricante, ok?

6º Passo

É o tratamento químico da água, incluindo a cloração, o controle da alcalinidade e do pH. Estamos na reta final do passo a passo como limpar uma piscina.

A etapa é muito importante, pois nem toda sujeira é visível aos olhos. Portanto, comece medindo a alcalinidade e corrigindo-a se for o caso. Em seguida, proceda da mesma forma com o pH da piscina.

O cloro apropriado para tratamento de piscina é aquele que desinfeta a água, mata os micro-organismos que podem prejudicar nossa saúde.

Dissolvido, o cloro atua como bactericida, germicida, algicida e fungicida, entre outras capacidades fundamentais para que água fique em condições adequadas de banho.

Espero que o artigo de hoje sobre como limpar uma piscina ajude você a tornar seu lazer mais gostoso e seguro. Aí é só curtir à vontade!

Até o próximo post…

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */