Cabelos

Como matizar o cabelo com 10 dicas de ouro

Entender como funciona o processo de como matizar os cabelos passa pela compreensão de como o cabelo fica amarelado e como a matização reverte este efeito.

Cuidar e manter o brilho e a saúde dos cabelos loiros é um desafio constante que requer cuidados, principalmente em relação aos efeitos danosos dos processos de coloração e descoloração. Além dos elementos agressores comuns que atingem todos os tipos de cabelos, como poluição, calor e excesso de umidade, quem tem cabelos loiros também precisa tomar cuidado com a despigmentação dos fios e seu amarelamento.

Relacionamos 10 dicas fundamentais para você compreender o que é a matização, para que ela serve, as diferenças com os produtos desamareladores, o segredo do sucesso da aplicação, quais são os benefícios e desvantagens da técnica.

Depois destas valiosas informações você se sentirá segura para perceber quando e como utilizar este procedimento. Aproveite as dicas e garanta a beleza dos seus cabelos.

Como matizar o cabelo: o que é matização

Para compreender corretamente como matizar o cabelo é importante, antes de tudo, entender o que é o processo de matização dos fios.

Após passar por tratamentos químicos, especialmente os que levam à descoloração, os cabelos vão perdendo o seu pigmento natural. O processo de matização busca recuperar este pigmento através de procedimentos como coloração ou tonalização.

Uma das grandes vantagens do processo de matização é a rapidez na qual os efeitos são obtidos. Diferentemente, das colorações que podem durar até 50 minutos, a matização necessita apenas de 05 minutos para surtir efeitos nos fios.

Como matizar o cabelo: para que serve a matização

A principal característica (negativa) que os cabelos adquirem após passarem por descoloração é o amarelamento dos fios, resultante da perda de pigmentação.

A técnica de matização tem o objetivo de neutralizar este efeito amarelado, acabar com aspecto de cabelo maltratado e por fim recuperar o brilho natural e a cor do cabelo.

Outro benefício da matização é desfazer o efeito de desbotamento dos fios que são causados pela oxidação dos cabelos.

Como matizar o cabelo: diferenças do desamarelador

Ao se pensar em como matizar o cabelo uma dúvida recorrente que sempre surge é sobre o uso ou não de produtos “desamareladores” para conquistar os efeitos desejados.

Para simplificar a diferença entre os produtos matizantes e os prometem desamarelar os fios, podemos afirmar que enquanto os matizantes realização uma transformação profunda da pigmentação, o desamarelador realiza uma mudança superficial. Por este motivo, se diz que estes produtos mascaram a pigmentação indesejada.

Estas características não tornam o desamarelador indesejado. Eles são recomendados para serem utilizados em cabelos em que os fios estejam apenas no início do processo de amarelamento. Quando o dano é mais profundo indica-se a utilização de um produto matizador.

Como matizar o cabelo: técnica de aplicação

É possível encontrar diferentes maneiras de como matizar o cabelo. Entre elas, é possível encontrar recomendações para se realizar este procedimento em casa. Porém, devido aos riscos de se criar tonalidades diferentes do esperado, recomenda-se buscar a orientação e a aplicação realizada por um especialista.

A tonalidade desejada ao final do processo é que vai orientar a técnica de aplicação mais adequado para matizar os cabelos. Por exemplo, a tonalidade de coloração necessária para se obter fios platinados é totalmente diferente da tonalidade que deixará os cabelos em tom bege ou com efeitos de luzes naturais.

A leitura atenta das recomendações do rótulo e aplicação correta, principalmente em relação ao tempo de exposição do produto aos fios, é que vai fazer com que os efeitos desejados sejam alcançados e evite-se transtornos com cores indesejadas.

Como matizar o cabelo: produtos indicados

Quem quer aprender corretamente como matizar o cabelo precisa conhecer as diferenças entre os três produtos mais indicados para realização da técnica. Basicamente, este efeito é possível ser conquistado utilizando produtos específicos em formato de matizador, desamarelador ou tonalizante.

Como já vimos, os produtos que visam “desamarelar” os cabelos mascarando o pigmento amarelado dos fios e gerando um efeito acinzentado no visual.

Já o tonalizante age de maneira parecida com o processo de coloração. Suas virtudes são a alta durabilidade do efeito, o aumento do brilho dos fios e a baixa agressividade que o produto oferece aos cabelos.

Os produtos, genuinamente, matizadores são indicados tanto para cabelos coloridos quanto os descoloridos. Sua ação acontece muito rapidamente e o principal efeito é desfazer o aspecto laranja ou amarelado dos cabelos loiros.

Como matizar o cabelo: principais vantagens

Para avaliar corretamente este procedimento estético é importante, antes mesmo de aprender como matizar o cabelo, conhecer os pontos positivos e negativos da técnica. Entre as principais vantagens da matização podemos destacar primeiramente os efeitos que a técnica traz para a beleza dos cabelos.

A matização consegue reavivar a cor dos fios que são um dos principais elogios de quem se submete a este procedimento.

A manutenção e durabilidade da cor dos fios são outras características importantes do processo de Matização. Realizando esta técnica você terá cabelos mais brilhantes e bonitos por muito mais tempo.

O processo natural de oxidação dos fios é o grande responsável pelo amarelamento dos cabelos. A matização interrompe este processo rapidamente favorecendo a recuperação da cor do cabelo, e para que os resultados sejam mais duradouros indica-se que você adote um cronograma capilar após submeter-se à matização dos fios.

Finalmente, a rapidez da aplicação e o tempo de pausa durante o procedimento são outros destaques da técnica de Matização. O ganho de tempo no processo é um grande argumento em favor da Matização em tempos tão corridos como vivemos.

Como matizar o cabelo: principais desvantagens

A maior, e mais preocupante, desvantagem que a Matização pode trazer aos cabelos diz respeito à possibilidade de mudar a pigmentação dos fios para cores, bem diferentes do loiro desejado. A escolha inadequada dos produtos ou a aplicação errada pode tornar os cabelos nas cores verde, violeta, azul e até chumbo.

Para se evitar estes perigos deve-se tomar alguns cuidados. Primeiramente, conversar com um cabeleireiro que seja especialista no procedimento para que ele oriente na escolha adequada dos produtos que serão utilizados para a Matização dos cabelos.

A escolha da tonalidade correta do produto é fundamental para o sucesso do procedimento. Leia atentamente o rótulo do produto e ouça a orientação do especialista. Estas informações servirão para entender quais tonalidades combinam com o seu cabelo e quais são aquelas que podem criar uma tonalidade indesejada no seu visual.

Como matizar o cabelo: resumo das dicas

  • O verdadeiro processo de matização é aquele que consegue recuperar a pigmentação dos fios;
  • Busque adquirir bons produtos específicos para matização;
  • Leia atentamente as instruções do rótulo do produto;
  • Apesar de ser um processo rápido de realização, o produto nunca deve ficar sobre os cabelos além do período especificado na embalagem;
  • A principal diferença entre os matizadores e os desamareladores corresponde à profundidade dos efeitos de recuperação do pigmento dos fios;
  • Cabelos que estão começando a amarelar podem passar por tratamento com produtos desamareladores, se o dano for mais antigo e profundo utiliza-se os matizadores;
  • A tonalidade desejada que vai definir qual a coloração mais indicada no procedimento;
  • Rapidez na aplicação, reavivamento da cor e suspensão da oxidação são as principais vantagens da matização;
  • Após a aplicação da técnica adote um cronograma capilar para cuidar da saúde dos fios;
  • Cores totalmente diferentes do loiro podem ser os efeitos indesejados de um processo de escolha errado das tonalidades.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.