Aproveitando que a época mais aguardada por muitos, especialmente a criançada que ver os ambientes que costumam frequentar ganhando brilho, cores, adquirindo uma energia contagiante e que normalmente culmina em sonhos embrulhados, presentes, vamos dá algumas dicas de como montar e decorar uma árvore de Natal.
Não há nada mais simbólico dessa data comemorativa, mais simbólico de que o grande evento está chegando junto com o fim de um ciclo que sempre renova as esperanças de um recomeço mais próspero do que montar a árvore de natal.
É uma tradição que atravessa gerações e melhor ainda se feito junto com as crianças, além de ficarem empolgadas com a perspectiva de ganhar presentes, das festas e brincadeiras características dessa época do ano, é uma atividade que fazem em família, o que sempre é positivo para estreitar laços e colecionar boas lembranças.
Conta ainda que pode ser uma boa oportunidade para passar ensinamentos de trabalho em grupo, de tarefas manuais, de técnicas de decoração etc.
Mas é necessário ter alguns cuidados para que a decoração da árvore não deixe a desejar, fique meio “chinfrim”, com uma decoração caótica demais, confusa demais ou que possa sujeitar a árvore a riscos de queda.
Para evitar esses problemas e garantir uma belíssima decoração, leia as dicas a seguir de como montar e decorar uma árvore de Natal preparadas pelo TudoEla.
Confira!
Primeiro passo: escolhendo a árvore
A primeira dica de como montar e decorar uma árvore de Natal é saber escolher o tipo de árvore mais adequada, que ofereça as melhores condições. Algumas pessoas optam por serem hiper tradicionais selecionando um pinheiro natural. Mas tal escolha traz problemas práticos e éticos.
O problema prático: ela não vai durar muito, as folhas começarão a cair e a amarelar. Pensando em termos de investimento, o pinheiro artificial sai muito mais em conta, porque pode durar até 30 anos. E há mais problemas de natureza prática ao se escolher um pinheiro natural. Pode atrair insetos e visualmente o resultado não é positivo quando se conclui a decoração. O peso dos enfeites deixa o pinheiro desequilibrado e torto.
O problema que afeta o social: apesar de algumas autoridades acharem que se trata de conto da carochinha, o problema do desmatamento é real e traz consequências gravíssimas ao ambiente, ao clima, a fauna etc. Um pinheiro natural em casa significa uma árvore a menos no lugar que deveria ficar sempre. Alguém precisa ser responsável ecologicamente, senão… coitado do futuro dessas crianças.
Segundo passo: garantir a segurança do terreno
A próxima dica de como montar e decorar uma árvore de Natal é proteger o piso, assegurar de que não vá sofrer arranhões, riscos. Tal medida irá requerer pedaços de feltro. Forre os pés da árvore com pedaços de feltro. E lógico que deve escolher um local de destaque dentro da casa ou escritório, de fácil acesso, de bom transito de pessoas, mas que não comprometa a movimentação segura.
Terceiro passo: hora de montar
Se o artefato natalino que tem é velho de casa, já fez sombra para muitos presentes, uma recomendação importante a respeito de como montar e decorar uma árvore de Natal é abrir cada galho, desamassá-los. A medida faz-se necessária a bem de conseguir simetria, impedir buracos impreenchíveis por enfeites de natal.
Quarto passo: hora de decorar
A recomendação de como montar e decorar uma árvore de Natal na melhor parte da atividade, o ato de decorar, é iniciar o adorno colocando as luzes, os famosos pisca-piscas. Iniciar por eles evitar a dor de cabeça de ser obrigada a reajeitar os enfeites, descobrir novos espaços por ficarem no meio do caminho ideal para passar a corrente luminosa.
E quando for fazê-lo, faça de baixo para cima, em zigue-zague, e com as luzes dos pisca-piscas acessas, pois iluminarão os buracos a serem preenchidos com os enfeites.
Um pouquinho de história/estória: se por acaso algumas das crianças perguntarem o significado das luzes na árvore, há duas explicações possíveis. A luz é sinal de boas novas, na cultura pagã, emanada pelas fadas, na cultura cristã, emanada pela estrela guia que iluminou os reis magos até o menino Jesus (embora haja interpretações distintas sobre o real significado dessa passagem bíblica).
Falando em enfeites, chegou a hora deles. A dica nessa etapa de como montar e decorar uma árvore de Natal é começar pelos laços. Distribua-os no esquema de pequenas pirâmides, sempre respeitando a mesma distância entre um laço e outro. Para evitar que venham a cair ao se tocar na árvore, amarre-os nos galhos com um barbante.
Depois de colocados os laços, é a vez das bolas de natal. Para facilitar o trabalho de distribuição, coloque-as abaixo dos laços inseridos há pouco, fazendo uma dobradinha muito interessante visualmente e impedindo o aparecimento de espaços vazios.
É a vez dos outros enfeites. Comece pelos grandes a fim de preencher as maiores lacunas, depois repita esse mesmo critério com os enfeites pequenos, já que a árvore nesse estágio estará bem preenchida.
Ideias de enfeite
Outra boa dica de como montar e decorar uma árvore de Natal com estilo é o de sair um pouquinho do comum e procurar enfeites diferentes, criativos e de bom gosto.
- Para os que não podem viver sem chocolate, que tal usar pequenos docinhos bem embalados com as cores típicas do natal para colocar na árvore? O bom da ideia é que no dia da ceia pode-se liberar a criançada (e os adultos também) a caçar os doces distribuídos no pinheiro artificial;
- Procure variar na cor das bolas, não precisam ser todas vermelhas. Cores que caem bem: dourado, prata, verde (ou combinações destas);
- Saia do comum nos pisca-piscas. Há diversos modelos, como os de floco de neve e os de rena.
Considerações finais
Foram passadas algumas dicas de como montar e decorar uma árvore de Natal:
- Dê preferência por pinheiro artificial;
- Cubra os pés da árvore com pedaços de feltro para impedir riscos no chão;
- Desamasse todos os galhos da árvore para facilitar o preenchimento dos buracos;
- Começa a decoração pelos pisca-piscas, de baixo para cima e em forma de zigue-zague;
- Coloque os laços em esquema piramidal;
- Coloque as bolas sob os laços para cobrir as lacunas;
- Escolha primeiro os enfeites maiores para decorar a árvore. Depois, use os pequenos para preencher os buracos restantes.
Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe, avalie. Seu apoio é muito importante para nós.
Leia mais de nossa sessão de decoração.