Decoração

Como montar uma mesa de jantar impecável

Montar mesa de jantar

Comida saborosa, companhias agradáveis e, para deixar a noite perfeita, um visual deslumbrante. Tudo isso você consegue com o seu bom gosto e uma mãozinha do post de hoje. Aprenda como montar uma mesa de jantar impecável!

Uma das dúvidas mais frequentes sobre como arrumar uma mesa de jantar é a disposição de copos, talheres, taças e demais utensílios. No entanto, a resposta para esta questão depende do jeito da recepção.

O primeiro passo é saber exatamente o estilo que seu jantar terá. Com essa informação em mente, fica mais fácil cuidar de todo o resto. Você deseja algo mais formal ou despojado?

No famoso estilo francês, por exemplo, cada utensílio tem seu cantinho definido. É uma maneira formal e muito elegante de recepção. E uma sugestão caso você não tenha pensado em nada ainda…

Para completar os preparativos iniciais, defina o cardápio, pois isso faz diferença na hora de escolher as peças. Certos pratos pedem louça mais chique e interferem na disposição dos elementos na mesa.

Com o menu definido, você providencia mais rapidamente a louça certa. É o caso das taças ideais para cada bebida, talheres para servir peixe, travessas próprias para caldos etc. E tudo isso acaba refletindo em outro ponto, a harmonia. Falarei dele mais na frente…

Partindo disso, anote aí dicas essenciais para entender como montar uma mesa de jantar inesquecível:



Defina o enxoval

além da beleza dos itens, é preciso pensar que uma mesa elegante e funcional demonstra a consideração e o carinho que você tem pelas pessoas que está recebendo.

E, com certeza, algo assim deixa os convidados mais do que satisfeitos, encantados. Uma verdadeira arte!

Escolha a cor da decoração

Como montar mesa de jantar

Ela é a base da organização do seu jantar. A partir dela, serão inspiradas as tonalidades das peças que compõem a mesa, as flores que embelezarão a sala e todo o restante que for necessário.

Centro da mesa

É um item que merece atenção extra. Vamos supor que você escolha um vaso de prata com arranjo de orquídeas (ou da flor de sua preferência). É fundamental que ele seja baixo, porque as pessoas estarão conversando e olhando umas para as outras. Um arranjo alto demais atrapalha a visão, concorda?

Finalize o centro com castiçais e velas para dar um toque acolhedor e chique.

Elementos elegantes

Decorar mesa

Por falar em beleza, é hora de sugerir alguns acessórios que podem – e devem – contribuir para deixar seu evento deslumbrante. São candelabros, vasos diferentes, sousplats, trilhos de mesa, marcadores de lugar, dobradura ou porta-guardanapo, porta-talher, entre outros. Use a criatividade!

A variedade enfeites para compor uma mesa de jantar é enorme. Fora o que podemos criar, como arranjos com frutas ou artesanato. Você pode, ainda, definir um tema, principalmente se já tiver uma data especial a ser comemorada.

A louça

o que você tem em casa é suficiente para atender a todos? Se não for, não tem problema, pois existe serviço de aluguel de louça para completar seu jogo. Prático, não é?

Anote tudo!

Esta é uma dica importante que evita surpresas desagradáveis porque permite testar propostas com antecedência. Então, crie uma espécie de check-list para não deixar faltar nada no momento da montagem.

Harmonia, sempre!

Enxoval, louça, complementos… tudo precisa ter o mesmo tom. Taças, talheres, pratos, guardanapo, toalha e demais itens devem estar alinhados.

Estas foram algumas dicas sobre como montar uma mesa de jantar impecável. Lembrando que, como os pratos ficarão no móvel, é essencial preparar também um espaço para servir coquetel de entrada, com direito a suporte para bebidas e aperitivos antes da refeição principal.

A decoração, claro, também deve seguir a linha da sala de jantar.

E bom apetite para você e seus convidados!

Até a próxima…

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */