Casa Organização

Como organizar sapatos e mantê-los novinhos em folha

Acomodar bem os calçados não é apenas uma questão de organização – o que já seria um bom motivo, claro. Mas a forma como fazemos isso afeta até a durabilidade dos itens. Veja agora como organizar sapatos:

• Escolha um lugar arejado e seco

Locais úmidos favorecem a proliferação de fungos nos tecidos, resultando muitas vezes na perda dos sapatos. Infelizmente, a falta de espaço leva pessoas a organizar os calçados no banheiro, na lavanderia, entre outros.

• Deixe o sapato tomando ar antes de guardá-lo

como-organizar-sapatos-2

O ideal é não devolver o item ao armário logo depois de tirá-lo do pé; e esperar para fazer isso no dia seguinte. Além de evitar o desagradável chulé, você ainda dificulta a vida dos fungos, ou seja, aumenta a durabilidade dos calçados. É que liberamos umidade pelos pés.

• Cada material precisa de cuidados específicos

Para saber o que fazer, leia as instruções fornecidas na caixa do produto. Lá, você encontrará dicas de limpeza, entre outras.

• Caixas dos próprios sapatos

caixadesapatodecorada

Aproveitando a dica acima, em vez de jogar as caixas fora, o truque é cobri-las com um papel bonito e colar uma foto de cada sapato na parte da frente da caixa. Fica bonito, não é complicado e, o principal, você reutiliza material.

• Módulos em forma de colmeias

Eles podem funcionar bem para organizar sapatos mais leves. Só evite colocar as peças dentro de um armário completamente fechado.

• Cabideiro

É isso mesmo, aquele velho conhecido que você tem no guarda-roupa dá uma boa – e barata – sapateira. Nos sapatos sem saltos, o truque é usar prendedores de roupa para segurar os calçados.

• Paletes

Aquelas madeiras utilizadas geralmente no transporte de cargas podem ser reaproveitadas em inúmeras situações. Colocando rodinhas nelas, você ganha um tablado para colocar debaixo da cama, por exemplo.

• Caixas de acrílico

Elas duram mais, embora não sejam as mais baratas. Outra vantagem delas é a possibilidade de ter um cantinho para cada par. Para facilitar a localização, opte por modelos de caixas que deixem os calçados visíveis.

• Cremalheiras em paredes vazias

Servem de suporte para armações que sustentem os sapatos.

• Cestos de vime

Eles dão um efeito bacana, principalmente para organizar sapatilhas, rasteirinhas etc. E você ainda pode colocar os calçados em saquinhos transparentes para protegê-los.

• Canos de PVC largos na parede

Sapatos-no-cano-de-pvc

É uma solução econômica para quem curte um estilo mais despojado.

• Móvel de sapatos que “anda” pela casa

Simmmmm! É prático e altamente personalizado. Basta mandar fazer o móvel na marcenaria. Ele serve para organizar os calçados em caixas transparentes.

• Caixa de sapato transparente empilhável

Ela é aberta, e de plástico. Aí, basta colocar uma sobre a outra e deixar tudo arrumadinho. Várias lojas vendem este tipo de produto. Lembrando que também dá para empilhar aquelas caixas fechadas, ok?

• Sapateira flexível para colocar debaixo da cama

É fácil de encontrar e de usar. Perfeita para quem não tem muito espaço e quer aproveitar ao máximo todos os cantinhos.

• Adesivos

Quando as caixas não são transparentes, eles facilitam a vida, permitindo identificar cada par de sapato.
Vale a pena etiquetar as caixinhas dos calçados infantis com adesivos divertidos, por exemplo.
Com adesivos, o ambiente fica mais bonito e arrumado.

• Escadas

Sabe aquela escada de madeira, a peça bem rústica que está largada no canto lá na área de serviço? Então, com um acabamento novo, ela serve para guardar coisas que não cabem no armário, inclusive sapatos.
A natureza agradece, e você ainda decora a casa sem gastar nada.

Sapatos jogados pela casa ou mal acomodados, nunca mais!

Garanta seus calçados por mais tempo e mantenha a ordem com as dicas de hoje. Certamente, uma delas vai encaixar direitinho no seu pé, ou melhor, espaço.

Como organizar sapatos? Agora você já sabe…
Até o próximo post!

Veja também:

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */