Casamento

Como organizar um casamento passo a passo

No artigo “Quanto custa um casamento? Veja orçamento e dicas”, falei sobre a importância do planejamento e mostrei os primeiros passos para começar a organização da cerimônia. Hoje, trago mais detalhes sobre o tema, como opção para quem tem mais pressa…

Passo a passo da organização de um casamento em apenas 3 dias!

1º. Passo: Definir prioridades

 Comece pelos relacionamentos, que são a base do evento, o ponto essencial para noivos, familiares e demais convidados.

Pense bem: não faz sentido escolher itens de decoração antes de saber onde e quando vai dizer o famoso sim, concorda?

Assim que vocês decidirem a data e quanto podem gastar, é hora de focar em quem vão chamar. Como são apenas 3 dias, não custa lembrar que deve ser um grupo mais íntimo. Para fechar a lista definitivamente, é importante levar em consideração principalmente dois aspectos que serão detalhados mais à frente: espaço e alimentação.

2º. Passo: A estrutura, também conhecida como parte prática

casamento-organizar-cronograma

Em um casamento fast, nada de perfeccionismo, principalmente se a verba para o casório for enxuta. Ah! Anote tudo!

Casamento Civil: pesquise cartórios próximos, entre em contato, peça as informações sobre documentos, valor da taxa, e marque o dia de assinar os papéis.

Igreja: se vocês fizerem muita questão dela (lembrando que o casamento é rapidinho), ligue para o padre, o pastor ou quem for para ver se dará tempo de uma benção. Fale que está com pressa e pergunte se precisa pagar.

Espaço: vai ter festa? Então busque praticidade, de preferência um salão, casa confortável e/ou quintal de um parente ou amigo. Plays de condomínios merecem atenção especial sobre a existência de móveis, valor de taxa e reserva.

Espaços abertos como um quintal, por exemplo, precisam de plano B para abrigar os convidados se chover. E acerte com o proprietário do local a quantidade de mesas e cadeiras de acordo com o número de pessoas chamadas para o evento.

Se a comemoração for na sua residência ou na casa de alguém, preste atenção ao tamanho do espaço – lembrando sempre que não poderá chamar muita gente.

Alimentação – O ideal é ter alguém que possa ajudar, além de espaço que disponha de churrasqueira. Encarregue um amigo de comprar as carnes ou espetos prontos e as bebidas. Outra saída rápida é dizer para cada convidado levar o que vai beber.

Como o tempo é curto, nem sempre é uma boa preparar tudo em casa (tortas, lanches, bolos, etc.). Fora o estresse que é dar conta de tanta comida em cima da hora. Caso vocês não gostem ou não desejem um churrasco, a dica é encomendar delícias naquela padaria top…

Roupas – nada de comprar por impulso! Pense no orçamento… ou se poderá reutilizar, vender ou doar as roupas depois. Um vestidinho emprestado da amiga ou aquele seu modelinho chic pode cair muito bem!

Foto e vídeo – um amigo que fotografa é tudo de bom nessas horas! O registro é muito importante e ele também pode ser negociado ou parcelado ao contratar o serviço.

3º. Passo: Decoração e outros acessórios

 Se der tempo, compre um maço de flores simples e baratas para colocar em garrafinhas, vasos ou potes que você tem em casa. Caso contrário, peça emprestado arranjos florais, mesmo que sejam artificiais.

Casamento apenas no civil fica uma graça com um pequeno buquê de flores. Basta comprar algumas e pedir para a vendedora montar o enfeite.

Música – crie sua playlist ou aproveite uma do Spotify.

Convites – não há tempo para formalidade! Uma mensagem criativa no chat do momento já basta. #PartiuDescomplicar!

Dia da Noiva – ligue para o seu salão favorito, agende uma escovinha, penteado meio preso e make… Explique que tem pressa, implore um encaixe e se joga no look!

Alianças – vale trocar a que vocês já usam no dedo (se tiver cerimônia) ou pedir emprestado de alguém só para o evento.

Aí, depois é só aproveitar o momento e dar um abraço apertado agradecendo sinceramente a cada convidado pela presença e carinho.

Felicidades e até o próximo post!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */