Recomendados para você
Branded Content Casamento

Como organizar um casamento: veja aqui por onde começar!

Finalmente o grande dia será realidade! Agora, o jeito é descobrir como organizar um casamento. E não se iluda: mesmo contratando uma equipe especialista, ainda vai ter muita coisa para fazer. Se você assumiu para si a tarefa de organizar sua festa no estilo faça você mesma, então, nem se fala!

Mas não se desespere. Respira fundo. É bastante coisa para fazer, mas com organização e determinação tudo vai sair como você espera: lindo e maravilhoso! <3 E é justamente para isso que nós preparamos este artigo: para você saber por onde começar a organizar seu grande dia.

Neste artigo, veja como começar os preparativos para o casamento e como planejar o evento mais importante da sua vida! Seja bem vinda à jornada da noiva!

Que comece a jornada da noiva!

A jornada da noiva é um período intenso de preparação para o seu grande dia. Será uma época de muita correria e você vai se transformar, com certeza. Afinal, todo o desafio deixa algo de bom em nós: aprendemos lições valiosas e produzimos as melhores lembranças da nossa vida.

E aí, preparada para conhecer o início da sua jornada?

1. Tome as 5 primeiras decisões

Para começar a organizar o casamento é preciso definir cinco pontos básicos, que serão o ponto de partida para todas as outras decisões:

  1. Data
  2. Horário
  3. Local
  4. Estilo da festa
  5. Orçamento

Essas cinco decisões andam juntas e, quando, definidas, vão influenciar praticamente tudo daqui pra frente. A partir da escolha da data e do horário da festa é possível pensar em estilos de decoração e possíveis locais onde a festa pode acontecer.

Mas também acontece da noiva (ou dos noivos) terem um estilo de festa em mente. Se seu sonho é casar na praia, por exemplo, aí as outras quatro decisões girarão em torno do local, entende?

Em relação ao orçamento, fique atenta aos preços dos fornecedores e pesquise bem. O esforço de correr atrás de alguns orçamentos compensa muito porque assim você valorize seu dinheiro.

2. É hora de organizar!

Pode ser um planner, um bullet journal ou o calendário do seu celular. O importante é marcar os horários em algum lugar que seja de fácil acesso e permita a você ter uma visão mais ampla dos compromissos. Gosta de planilhas? Abuse das planilhas. É chegada num post-it? Esbanje-se nas listas! Encontre o seu jeito de se organizar e manter tudo sob controle.

Manter a organização nessa hora será crucial! No meio da correria você pode marcar mais de um compromisso no mesmo horário ou esquecer de alguma coisa importante. Esse tipo de coisa é muito normal, ainda mais quando o estresse aumenta. Então, nada de sobrecarregar a cabeça: passe tudo para um lugar onde você possa consultar.

Outra ferramenta essencial é um bom checklist de casamento, para que nada passe despercebido por você.

Logo mais, na dica #5 você verá uma ferramenta e tanto para ajudar na sua organização e comunicação com os convidados 😉

3. Escolha seus fieis escudeiros

Antes de mais nada você e seu noivo precisam montar uma rede de apoio. O que é isso? Bem, uma rede de apoio são aquelas pessoas interessadas em ajudar e que serão pau para toda a obra na hora de resolver um detalhe de última hora. Na maioria das vezes essas pessoas são os pais dos noivos, mas é possível envolver os padrinhos e outros amigos e parentes mais chegados.

Parece bobagem, mas não é: ter com quem contar na hora do aperto é muito importante. Especialmente quando o cronograma está apertado e acontece um imprevisto. Então, bora fazer uma lista das pessoas mais ponta firme para ajudarem vocês nesse desafio?

Não precisa fazer um comunicado formal para essas pessoas. O bom mesmo é só mantê-las por perto e por dentro de tudo que vocês estão planejando.

4. Faça uma lista de casamento

Antes os noivos ganhavam inúmeros presentes repetidos. Pergunta para sua mãe ou para sua tia quantos ferros de passar elas ganharam no casamento delas. Você vai ficar chocada. Imagina o trabalho de ter que correr em várias lojas para trocar os produtos… E ainda por cima acontecia chegar na loja e não encontrar nada que agradasse o casal.

A lista de casamento é uma tendência que vêm crescendo ano a ano. A lista do iCasei funciona assim: vocês montam a lista com os presentes virtuais para cada convidado escolher qual comprar. Também é possível definir contribuições para a viagem de lua de mel. Quem mora longe, por exemplo, não deixa de presentear os noivos!

Depois que todo mundo estiver avisado, os convidados compram os presentes virtuais pelo site ou contribuem com o valor indicado. É possível acompanhar  todas as novidades pelo site e, inclusive, agradecer a cada um. Ao final do período o casal resgata o valor arrecadado em dinheiro. E usar como bem entender!

Nada de presentes repetidos, nada de maratona de trocas. Só organização e praticidade.

Ficou interessada? Veja só os detalhes de como funciona:

5. Tenha um site para os noivos

Um lugar onde todos conseguem ver tudo o que está acontecendo: confirmação de presença dos convidados, lista de presentes, cotas para a lua de mel, mapas de localização tanto da festa quanto da cerimônia religiosa, fotos e vídeos do casal.

Um site de casamentos é o que podemos chamar de uma mão na roda. Você consegue monitorar tudo o que acontece e manter os convidados informados sobre o grande dia. Tudo muito fácil. E o melhor: não é caro.

O iCasei é uma das pioneiras nesse tipo de serviço e conta com vários valores para os sites de casamento. O investimento vai de R$49,90 até R$159,90. E ainda tem como testar gratuitamente antes de comprar, sem contar as várias formas de pagamento.

Lembra da dica #2 sobre organização? O site para casamentos é uma maneira de facilitar muito as coisas!

Ficou curiosa? Dá uma olhada nos layouts, tem um mais lindo do que o outro!

E aí, o que achou das dicas de como organizar um casamento? Ficou mais tranquila e sabendo o que fazer? Se ainda restam dúvidas, não fique tímida, escreva nos comentários! Vamos ler e responder as dúvidas umas das outras, certo?

Espero que sua jornada da noiva seja incrível! Boa sorte e até mais!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */