Comportamento Decoração

Como organizar uma festa de 15 anos simples e barata em 10 dicas

Como organizar uma festa de 15 anos simples e barata? A primeira resposta que vêm a cabeça é que haverá bastante trabalho. Um bom planejamento e muita disposição são necessários também.

E para ajudar você a pensar nos detalhes, preparamos este post. Aqui você verá o passo a passo para uma festa de 15 anos simples e barata. E também charmosa e delicada.

Festa de 15 anos: como organizar?

Primeira coisa: você precisará anotar suas tarefas e organizar tudo num cronograma. Parece complexo, mas na realidade será muito útil para você. Assim, o risco de esquecer algo importante é afastado e os prazos ficam mais evidentes.

Então, prepare seu bloco de notas. Pronta? Let’s go, girl!

1. Defina a data, horário e local

A primeira coisa a fazer ao organizar um evento é definir onde e quando. O local pode ser alugado, existem opções muito em conta, principalmente chácaras, onde você pode criar uma decoração bem natural e despojada.

Não esqueça de pensar nas mesas e cadeiras. Se for fazer o aniversário no quintal de sua casa, por exemplo, onde os convidados vão se sentar? A mesma coisa acontece com o local alugado: possui mesas e cadeiras? O uso delas está incluso na locação?

Muitos condomínios possuem salão de festas que é possível usar gratuitamente. Além do espaço, você ainda terá estrutura, como mesas e cadeiras. Isso já facilita boa parte do trabalho e poupa dinheiro. Se você não mora num condomínio, tem algum parente que poderia agendar o salão do condomínio para você?



Ao definir data e horário, fique atenta aos convidados. Deve ser um dia em que todos possam participar (ou pelo menos a maioria). Se for uma festa diurna, que tal um sábado ou domingo? Uma festa noturna com balada pode ser na sexta-feira, desde que não atrapalhe muitas pessoas, certo?

2. Escolha o tema e o estilo da decoração

O estilo e o tema da decoração devem representar os seus gostos e paixões. Qual é a sua cor preferida? Coloque-a como destaque! Gosta muito de uma série? Use-a como tema da decoração e chame seus convidados para entrar na brincadeira.

Se o seu estilo é mais minimalista, inspire-se na tendência “comfort party” e crie uma ambientação simples, delicada e que deixe os convidados bem à vontade.

Dependendo do horário de sua festa, um tema e um estilo pode ser mais adequado que outro. Uma festa numa chácara super arborizada e que vai acontecer durante o dia não combina muito com uma decoração do tipo balada ou neon, certo?

Usando a coerência como parâmetro fica fácil decidir qual caminho segui. Para saber mais sobre temas e tipos de decoração, leia estes artigos:

3. Monte o cardápio e escolha as lembrancinhas

De acordo com o tema e a decoração da festa, escolha o que será servido. Uma festa simples pode ter quitutes preparados por você e seus familiares mais próximos. Brigadeiros, beijinhos e cajuzinhos são uma ótima pedida e também são fáceis de fazer.

O bolo da festa de 15 anos pode ser encomendado com uma especialista ou ainda, se preferir um bolo cinematográfico ou cênico, pode alugar. Dependendo do clima e do estilo da festa, você pode até optar pela famosa festa americana, em que os convidados são convocados a contribuir com os pratos da festa. Lanches simples com pão de forma e frios são uma boa. Salgadinhos, encomendados em centos, economizam um tempo e não são muito caros.

As lembrancinhas são um caso à parte: procure pensar em coisas que serão realmente úteis para as pessoas. Arranjos cheios de detalhes que só terão a função de juntar poeira não são os preferidos das pessoas em geral. Que tal algo mais prático, como um esmalte, um brilho labial ou um batom? Ou ainda: um kit simples de manicure, uma toalhinha de rosto, um sabonete, um par de chinelos personalizados? Ímãs de geladeira também podem ficar bonitos.

Pense sempre que dar objetos decorativos como lembrancinhas pedem que você exercite a imaginação: essa lembrancinha combina com todos os tipos de decoração da casa das pessoas? Os convidados realmente usarão essa lembrança como um item de decoração? Às vezes é melhor não ter lembrancinha do que jogar dinheiro fora, não é mesmo? O que você acha disso? Escreva nos comentários!

Para decidir sobre o bolo, dá uma passada nesse artigo aqui:

4. Faça a lista de convidados e os convites

Dependendo do tamanho do local e dos lugares disponíveis, faça a lista de convidados. Uma festa simples e barata exige um estilo de festa mais reservado. Que tal convidar as pessoas mais próximas?

Além do espaço, muitas outras coisas devem ser consideradas ao fazer a lista de convidados: a quantidade de comida e o tamanho do bolo.

A quantidade e o estilo dos convites também sã definidos aqui. Você pode enviar um convite por família, no caso dos parentes, para economizar. Não esqueça de colocar o endereço da festa e, caso precise, um pequeno mapa explicando como chegar e mostrando pontos de referência.

Outra coisa muito importante é pedir confirmação de presença até uma data. Assim, você consegue dimensionar melhor a quantidade de comida e outras coisas, como cadeiras e tamanho do bolo.

6. Faça a decoração

A decoração deve ser feita aos poucos. Se você vai usar, por exemplo, balões decorados ou outras coisas feitas por você, comece antes e faça com calma. Isso fará diferença no acabamento das peças e você não ficará sobrecarregada.

Uma festa de 15 anos simples e barata exige artigos de decoração fáceis e de baixo custo. Procure também coisas que você possa aproveitar em outras ocasiões, como pisca-pisca ou luzes de LED e letras decoradas, por exemplo. Veja como fazer itens de decoração para a sua festa de 15 anos neste artigo:

7. Selecione uma playlist

De acordo com seus gostos e com o tema da festa, monte uma playlist legal. Você pode usar sua conta no YouTube para que não precise baixar as músicas e também para ter uma variedade maior. Monte uma longa lista com várias horas de música.

Isso dá bastante trabalho, mas de você ir montando aos poucos durante alguns dias, fica mais fácil. Pense em músicas que te trazem boas lembranças. Vale a pena selecionar sons que relembrem momentos que você passou com as pessoas que você ama.

Se você tem conta no SpotiFy, é melhor selecionar as músicas por lá. Assim fica mais fácil encontrar suas preferidas conforme as sugestões do aplicativo.

8. Escolha uma mão direita

Pode ser sua melhor amiga, sua irmã ou sua mãe. Escolha alguém com quem possa contar para que seja sua fiel escudeira nessa aventura. Assim, você pode dividir as tarefas e ter uma segunda opinião sobre tudo.

O ideal é que sua mão direita ajude a preparar as comidinhas, faça a decoração com você e esteja no dia da festa disponível para ajudar, caso ocorra algum problema. Ah, e é bom manter isso em mente: imprevistos acontecem. E tudo bem. Tenha alguém com quem contar caso dê algum pepino.

Dessa maneira, no dia da festa você consegue aproveitar melhor sem ficar pensando em detalhes como abastecimento da mesa com alimentos e bebidas, convidados que não estão conseguindo encontrar o local da festa, atrasos e outras coisinhas.

9. Descanse na véspera

Parece bobagem, mas você precisa mesmo descansar bem no dia anterior à festa. Se você estiver descansada, terá mais disposição para aproveitar sua festa e terá mais calma para lidar com os detalhes.

Lembre-se de se alimentar bem e beber água. Sério. Sempre nos descuidamos de nós mesmas quando temos muitas responsabilidades, o que é um grande erro. Afinal, se não estivermos ok para fazer todas as coisas que precisamos as coisas tendem a ser mais difíceis, não é?

10. Aproveite seu dia

Isso mesmo! Curta bastante, converse com os convidados e aproveite bem a sua festa. Você merece!

Boa festa! E até mais!

Sobre o autor

Mariana Mendes

/* ]]> */