Beleza Cabelos

Como pintar o cabelo com azul de metileno? Veja passo a passo

Na procura por um visual diferente e mais moderno, muitas mulheres apostam nos cabelos como o foco da mudança. Afinal, os nossos fios são o símbolo maior de feminilidade e, sendo assim, nada melhor que investir com tudo em novas cores e cortes para aumentar a beleza e sensualidade na frente do espelho, concorda?

Neste sentido, os cabelos coloridos têm feito bastante sucesso quando o assunto é dar um up no visual e atrair ainda mais atenção por aí. Estilosos e ousados, os fios na tendência unicorn hair já são os favoritos entre os maiores hairstylists do mundo e, também, das celebridades, como Katy Perry e Demi Lovato.

Dentre os tons mais populares está o azul.  A cor é usada nas madeixas nas suas mais diferentes nuances, que podem variar desde tons mais vibrantes até os mais escuros. Para esse processo, você pode apostar nas queridinhas candy colors (ou “cores doces”, em tradução livre para o português), também conhecidas como cores ‘fantasia’, que duram pouco tempo no cabelo e são menos agressivas aos fios, ou em tonalizantes.

Veja também: Mechas californianas azuis: saiba mais sobre a tendência de fios coloridos

Se estiver com pouco money no bolso, outra opção é utilizar um produto nada convencional: o famoso azul de metileno. O antisséptico, além de baratinho, é bastante eficiente para tingir as madeixas, sendo capaz de oferecer tons de azul novinhos aos seus fios sem que você precise utilizar tinturas ou tonalizantes.

Quer saber como pintar o cabelo com azul de metileno? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e aprenda passo a passo!

O que é o azul de metileno?

O azul de metileno, apesar de ser amplamente utilizado para tingir o cabelo de azul, é, na verdade, um medicamento antisséptico de uso tópico bastante conhecido em farmácias e drogarias pelo Brasil. Fabricado em 1876, ele era usado para combater a malária, devido às propriedades antimicrobianas presentes em sua composição.

Ainda, por conta das suas propriedades antioxidantes e tantas outras benéficas para a nossa saúde em geral, o remédio também costuma ser usado para tratar outras doenças, como é o caso da metermoglobinemia e da síndrome da fadiga crônica, sendo indicado principalmente para pessoas que se sentem muito cansadas, ajudando a aumentara energia do corpo, disposição e bem-estar.

Além disso, o azul de metileno é usado como medicamento de emergência, eficiente quando o assunto é tratar casos de envenenamento por monóxido de carbono ou cianeto. Você também pode aproveitá-lo para melhorar as funções do cérebro, melhorando a atenção e o humor, além de prevenir o Mal de Alzheimer. Legal, né?

Mas, já que hoje o assunto é colorir o cabelo, o azul de metileno também passou a servir como corante, graças à sua cor viva, para misturar à tinturas ou aplicar diretamente nos fios para mudar o visual sem que seja necessário aplicar tinturas ou tonalizantes.

Assim, como o produto é bem baratinho e facilmente encontrado em farmácias e drogarias, é possível economizar um dinheirinho, já que os produtos convencionais usados para isso são mais caros, e, ainda, agredir menos a fibra capilar, ao contrário destes últimos.

Quem pode usar?

O azul de metileno pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, independente da textura, tamanho e cor. No entanto, a única contraindicação é para que o produto não seja aplicado em fios danificados, pois pode potencializar o ressecamento.

Mulheres com madeixas escuras ou pretas podem usar o azul de metileno para criar o efeito “preto azulado”, que também é tendência nos dias de hoje e deixa o visual lindo, mas que é um pouco difícil de conseguir apenas com uma tintura tradicional.

Já no caso de quem quer deixar o cabelo totalmente azul, a dica é usar um tom base (descoloração) para alcançar as tonalidades mais vibrantes. Mas, fique tranquila! Você vai aprender tudo isso, detalhadamente, nos próximos parágrafos…

Como pintar o cabelo com azul de metileno – Passo a passo

Como você já deve saber até aqui, as tinturas de cabelo comuns agem nos fios causando uma alteração que retira o pigmento da cor original da fibra capilar e o substitui pelo do produto em si. No entanto, como o azul de metileno não é uma tintura, mas um medicamento, a ação funciona de outras duas formas…

A primeira delas é criando um tom base para colorir as madeixas totalmente de azul. Quanto mais claro for, maior será a fixação do azul. Para isso, você precisa descolorir o cabelo (de maneira mais intensa ou mais leve, conforme quiser a tonalidade de azul, e em todo o comprimento, mechas ou pontas) e, em seguida, aplicar o produtinho misturado a um creme de sua preferência, desde que seja branco e espesso.

A segunda opção é aplicar o produto diretamente no cabelo, apenas misturado ao creme e a uma tintura de coloração preta, para oferecer uma nuance mais escura de azul, o que pode ser feito por quem quer o efeito “preto azulado” nos fios, por exemplo.

Não entendeu nada? Calminha aí! A seguir, você vai aprender passo a passo como aplicar o azul de metileno no cabelo.

Você vai precisar de:

  • Tintura de cabelo cor preto 1.0 (no caso de quem vai pintar de preto azulado);
  • 1 colher (sopa) de azul de metileno;
  • Água oxigenada que vem junto com a tintura (leite revelador), também para quem vai pintar o cabelo de preto azulado;
  • Máscara de hidratação branca e espessa.

Como aplicar:

Passo 1: Depois de criar o tom base desejado (descoloração), como explicamos acima, basta misturar o azul de metileno à máscara de hidratação branca e espessa e aplicar em todo o cabelo, que deve estar seco, limpo e já dividido em mechas.

Passo 2: Aplicação deve ser feita com um pincel ou com as próprias mãos, desde que você esteja usando as luvas, pois o produto pode manchar bastante. Use também camiseta velha ao redor do pescoço ou capa específica para proteção durante procedimentos químicos.

Passo 3: Aguarde o azul de metileno agir por cerca de 20 a 40 minutos e enxágue o cabelo durante o banho, de preferência, em água fria para evitar qualquer alteração que leve à retirada precoce da cor dos fios.

Passo 4: Hidrate o cabelo e finalize como de costume.

Passo 5: Já no caso de quem for criar o efeito preto azulado, basta misturar 2 colheres (sopa) de azul de metileno, em vez de uma, à tintura e leite revelador que vem junto com ela, e aplicar nos cabelos.

Passo 6: Aguarde 40 minutos até o produto agir, enxágue em água fria, faça uma hidratação e finalize como de costume.

Onde comprar e preço

O azul de metileno pode ser encontrado em qualquer farmácia ou drogaria, em todo o Brasil. O preço é bem conta, podendo variar entre R$ 3 e R$ 5, apenas.

Gostou do artigo? Você já pintou o cabelo usando o azul de metileno? Então, compartilhe!

Até a próxima!

Artigos relacionados:

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */