Beleza Cabelos

Como pintar o cabelo de ruivo em casa e obter o melhor da cor

Amantes de tintura vermelha e suas variantes, atenção! Não precisam mais se preocupar em ir ao salão de beleza para pintar ou retocar suas madeixas. Neste artigo vamos dar dicas e instruções sobre como pintar o cabelo de ruivo e arrasar!

Como pintar o cabelo de ruivo sem ir ao salão e ter aspecto profissional?

Os tons são lindos, claro! No entanto, esta cor versátil e marcante tem seus probleminhas na hora de ser aplicada. A boa notícia é que esse bicho de 7 cabeças pode ser superado com certos cuidados na hora de tingir seus fios.

Fique atenta e siga todos os passos para obter um visual deslumbrante!

Como posso saber se o tom de ruivo que escolhi vai me servir?

A primeira coisa que passa por nossas cabeças quando queremos dar um passo pintando os cabelos de cor diferente é se vamos ter uma tonalidade adequada de cabelo vermelho.

Tenha em mente que, de acordo com o tom de nossa pele ou com a cor dos olhos, podemos deduzir um pouco se ficará bom ou ruim.

Por exemplo, as peles mais puxadas para o amarelo, as pálidas e suas variáveis, combinam perfeitamente com um tom acobreado. Nesse sentido, as madeixas alcançam um resultado muito natural com luz.

As peles mais escuras criarão um contraste com os tons claros e aceitarão mogno, vermelho ou violeta.



Obviamente, isso é apenas teoria e você pode pintar o cabelo como quiser. Mas se você hesitar entre dois tons muito diferentes, e um deles for mais adequado ao seu tipo de pele, talvez seja melhor escolher este.

Eu tenho que descolorir? Como eu faço? Meu cabelo ficará muito danificado?

Para saber se temos que descolorir, é necessário ter clareza sobre o tom que queremos e a cor dos fios no momento. Se o tom for escuro e seu cabelo mais claro, talvez não seja preciso nenhum outro procedimento.

Contudo, se você procura por uma cor mais viva e clara, sendo os seus fios escuros, é preciso clarear a base. Caso contrário, não conseguirá obter o resultado desejado.

Passo a passo

Quer saber como pintar o cabelo de ruivo sem muito esforço? Siga este passo a passo e as chances de erro serão mínimas!

  1. Use uma camisa que não tenha problema se sujar com tinta vermelha;
  2. Remova todas as presilhas e grampos que por acaso tenha no cabelo;
  3. Remova todos os vestígios de gel ou de creme que tenha nos fios, pois é preferível que esteja o mais limpo possível para que a tinta atinja uma melhor tonalidade;
  4. Penteie seu cabelo, removendo todos os nós;
  5. Você deve ter um recipiente de plástico para fazer a mistura, a tinta, o oxidante ou peróxido de hidrogênio, o pincel e algumas luvas;
  6. Coloque as luvas (nunca pare de usá-las), pegue o recipiente e adicione apenas metade da tinta dentro;
  7. Em seguida, adicione o oxidante, também apenas metade;
  8. Misture ambos com o pincel;
  9. Aplique a mistura em todo o cabelo, evitando os 2 centímetros da raiz;
  10. Após 10 a 15 minutos da aplicação, o mesmo processo é repetido, mas nas raízes;
  11. Se preferir, passe levemente um pente nos cabelos para espalhar bem a tintura;
  12. Deixe agir entre 20 e 25 minutos.

Como pintar o cabelo de ruivo e manter a cor sempre bonita?

  • Considere que ter cabelos ruivos é uma manutenção de dedicação e dinheiro;
  • Você deve fazer uma manutenção a cada mês ou a cada três semanas, dependendo de como sua raiz cresce;
  • As máscaras para os cabelos são um bom caminho para que o corante da cor vermelha não danifique tanto o seu cabelo;
  • Faça uso do famoso truque de maionese. Ela deixa seu cabelo muito mais sedoso diante dos maus tratos que a tinta provoca nos fios;
  • Outro ponto a ter em mente é que a tonalidade vai mudar gradualmente com cada lavagem. Quanto mais lavar o cabelo, mais rápido o resultado do primeiro dia vai acabar. Uma solução? Use shampoo seco. Retarda o desbotado e mantém a cor por mais tempo;
  • Se você nadar ou lavar o cabelo todos os dias, considere pensar duas vezes se realmente quiser pintar o cabelo de vermelho.

Outras dicas básicas sobre o cabelo ruivo

  • Sempre tente comprar o shampoo sem amônia, que favorece a cor para que ela dure um pouco mais;
  • Sempre use toalhas que são velhas ou brancas porque, com certeza, irão manchar;
  • Hidrate regularmente seu cabelo, já que as moléculas de tinta são bastante prejudiciais para os fios, deixando-os secos;
  • Nunca durma com o cabelo molhado porque seu travesseiro será tingido de vermelho e isso é algo que você certamente não quer;
  • Jamais pinte as sobrancelhas em casa. Isso pode afetar a sua visão, além de correr o risco de não ficar bem visualmente falando.

Solução para ter as sobrancelhas vermelhas sem precisar pintar

A melhor coisa é sempre ter um lápis vermelho apropriado para colorir as sobrancelhas. Você também tem a opção de tingi-las com uma linda sombra no tom aproximado do seu cabelo.

Você deve fazer isso longe do espelho a uma distância de 1 metro para poder ter uma projeção maior da quantidade de cor que deve colocar. Isso porque quando se está muito perto, existe uma grande chance de perder a dimensão.

Tente comprar cores médias ou escuras, tanto para a cor do lápis como para a da sombra. Elas não ficarão claras ou laranjas. Sendo assim, você não precisará se preocupar em ficar muito chamativa ou caricata.

Considerações finais

Os fios ruivos são lindos, mas não são fáceis de remover. Se pretende passar muito tempo com o cabelo dessa cor, então, trate de cuidar bem das suas madeixas desde já.

Com isso, esperamos ter esclarecido suas dúvidas. Se você tiver algo mais a saber sobre como pintar o cabelo de ruivo, não hesite em deixar um comentário.

Outras dicas:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */