Beleza Cabelos

Como pintar o cabelo em casa com segurança e essas dicas

É hora de você aprender a fazer a cabeça no conforto (e economia) da sua casa. Por que como sabemos, quando o assunto é mudar de visual, dar uma revolucionada na cor dos cabelos é a primeira atitude na vida das mulheres. Mas como pintar o cabelo em casa? Bom, sabemos que nem sempre dá para correr até o salão.

Então, pode ficar tranquila, que nosso artigo vai levar até você toda a informação necessária para mudar a aparência sempre que quiser. Não há dificuldades para a ação, mas mudar o tom dos cabelos com uma técnica caseira exige sempre cuidados extras para não ter erros no final da aplicação.

Dicas para você acertar no tom

Antes de saber como pintar o cabelo em casa, acertar no tom e cor de tinta para cabelo pode ser uma parte que requer prática, mais não deixa de fácil. A maioria das embalagens de tinturas geralmente apresentam um exemplo com os efeitos da cor, ajudando, e muito, na sua decisão. Lembre-se de que uma tintura não clareia a outra.

No caso de seu cabelo já estar tingido e você quiser apenas realizar um clareamento dos fios, precisará fazer uma descoloração com um profissional, pois ao passar uma tinta sobre a outra os resultados podem ser desastrosos! No mais, é só começar seguindo os cuidados abaixo para você mesma saber como pintar o cabelo em casa!

Preparando as madeixas para pintar o cabelo em casa

Antes de colocar nossas dicas em prática, siga alguns truques para os fios ficaram com um brilho saudável e o resultado, perfeito!

Leia todas as informações

Você não vai perder o dia salvando preciosos minutos para ler todas as informações explicativas contidas na embalagem. É nessa hora que você pode perder todo seu trabalho e ainda se arrepender por não ler as recomendações indicativas de uso.

Teste de reação alérgica

Teste importante antes de saber como pintar o cabelo em casa! Simples de fazer, antes de começar a tingir faça uma prova de toque nos cabelos para se assegurar de que você ou o couro cabeludo não tenham qualquer sensibilidade ao produto. Basta você aplicar uma pequena quantidade da tinta, já preparada, atrás da na nuca, orelha e até na parte interna do braço. Depois, aguarde por dois dias e confira se há alguma vermelhidão, coceira ou irritação. Nesses casos, procure ajuda profissional.

Quantidade a ser usada

Para você saber como pintar o cabelo em casa, em relação à quantidade de tintura ideal a ser usada, apenas analise o volume e comprimento dos cabelos. Se os fios estiverem muito volumosos e longos, você pode precisar de até dois kits de coloração. Enquanto fios curtos e com pouca quantidade demandam uma caixa, em outros casos, com cabelos muito compridos e volumosos, chegam a exigir até quatro kits.

Sem sujeira

Antes de aplicar a tinta, sempre mantenha protegida as áreas ao redor do cabelo. Para isso, indicamos o uso de creme de barbear na testa, laterais do rosto e nuca, evitando manchar a pele.

Preparando a área

Para aprender a como pintar o cabelo em casa, outro preparo importante é o de sempre aplicar tinturas nos cabelos quando estiverem secos.  Para garantir isso, antes da aplicação, fique um dia todo sem lavar os cabelos. Assim, a oleosidade natural ainda ajudará a proteger os fios e o couro cabeludo.

Preparando a área

Saber escolher adequadamente a cor de base da sua tintura é certeza de garantir o resultado desejado, por que ela é o tom mais próximo à cor natural dos seus fios. Entre outras vantagens, a cor base ajuda a cobrir fios brancos, auxiliando na correção das manchas e escurecendo o cabelo.

Facilitando a aplicação

Para a tarefa ser mais fácil, controlada e com resultado mais uniforme, divida seu cabelo em “X”, partindo da testa até a nuca e outra de orelha a orelha. Assim fica até mais divertido aprender a como pintar o cabelo em casa

A cor por inteiro

No caso do seu cabelo ser longo, procure espalhar um pouco de condicionador pelas pontas. Por elas serem mais porosas, as pontas absorvem mais a tinta e tendem a ficar mais escuras do que o restante do cabelo.

Começando a tingir

Com a ajuda de um pincel de cerdas duras e curtas, comece a aplicação pela nuca, depois pelas laterais. Finalmente, passe pelo topo, distribuindo a coloração por todas as raízes. As têmporas e a frente devem ficar para o fim. No caso de haver fios brancos, pode começar por eles.

O toque que brilha

Ao faltar 20 minutos para a retirada do produto, procure aplicar o resto da tinta pelo comprimento e pontas. E, para ganhar ainda mais brilho, sempre antes do enxague, misture água fria e faça uma massagem.

Siga sempre as regras

Como sempre alertamos vocês, seguir as regras indicadas é vital para a manutenção de sua saúde e beleza! No caso de você tentar saber como pintar o cabelo em casa, atente-se ao fato de não manter a tintura por mais ou menos tempo que o recomendado. Respeite todas as indicações do fabricante.

Trabalho feito!

Viu como é possível é seguro? Seguindo nossas dicas de como pintar o cabelo em casa as dificuldades e problemas passam bem longe da sua vida, desde que a mudança de cor ou tom que você quer não seja radical demais.

Mas, em todo caso, se você está atrás de algo mais extremo, esse tipo de mudança deve ser realizado apenas em salões especializados e por profissionais experientes!

Para o uso de tintas tipo permanentes ou semipermanentes, nosso conselho para você é o mesmo! Tinturas assim, quando passadas de forma errada, chegam a manchar e danificar os fios e couro cabeludo.

Outra dica valiosa: sempre escolha uma tinta adequada ao seu tipo de cabelo. Os tonalizantes, por exemplo, geralmente são menos agressivos. No caso da hena, apesar de ser uma opção mais natural, costuma deixar o cabelo ressecado, demandando hidratação constante. E tome cuidado, pois existem várias marcas disponíveis no mercado com baixa qualidade. Viu? É assim que se aprender a como pintar o cabelo em casa!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.