Beleza Cabelos

Como recuperar cabelos queimados? Veja 12 dicas infalíveis!

Você já teve a sensação de que o seu cabelo estava queimado? Sim, você não está louca, bonita! Seja pelo uso frequente de aparelhos de alta temperatura, como secador, chapinha ou babyliss, de químicas, como escovas progressivas, descolorações, colorações, relaxamentos, por conta do cloro de piscinas e até pela exposição exagerada ao sol, os nossos fios realmente podem ficar queimados, perdendo a sua saúde e beleza natural.

Todos esses fatores têm o poder de remover a umidade (água) da fibra capilar e o resultado é de madeixas com textura áspera, ressecadas e sem vida. Mas a boa notícia é que o problema tem solução e, para voltar a ter um cabelo bonito e saudável, será preciso iniciar um tratamento para devolver os nutrientes perdidos pelos fios e eliminar possíveis partes que possam ter ficado comprometidas com a queimadura.

Vou precisar cortar? Isso vai depender do quanto os seus fios ficaram danificados. Confira, a seguir, como identificar se o seu cabelo está queimado e veja dicas infalíveis para se livrar do problema o mais rápido possível. Venha comigo!

Como saber se meu está queimado?

Você usa secador e chapinha todos os dias? Ou fez algum procedimento químico que pareceu ter queimado os seus fios? Caso você ainda esteja na dúvida se o seu cabelo está ou não queimado, existem algumas características que podem te ajudar a identificar as “queimaduras”. Veja:

  • Quebra com facilidade na hora de pentear os fios;
  • Tem textura áspera ao tocá-lo, por conta da desidratação extrema e secura;
  • Muito frizz (fios arrepiados);
  • Pontas duplas que se quebram só de você apertá-las;
  • Aparência opaca (sem brilho);
  • Vermelhidão no couro cabeludo;
  • Fios rebeldes e difíceis de malear na hora de pentear ou modelar.

12 dicas infalíveis pararecuperar cabelos queimados rápido!

Agora que você já conseguiu identificar se o seu cabelo está ou não queimado, chegou a hora de aprender como evitar e tratar esse problema daqui para frente, independente se o motivo da queimadura foi por conta do uso de químicas, aparelhos de calor, exposição ao cloro ou ao sol. Anote e siga as dicas que eu vou te mostrar a seguir para recuperar cabelos queimados rápido:

1 – Reduza o uso de aparelhos de calor

É isso mesmo! O primeiro passo para voltar a ter cabelos saudáveis e bonitos, recuperados 100% das queimaduras, é diminuir o uso de secador, chapinha e babyliss. Apesar de ajudarem a modelar os fios, esses aparelhos podem retirar também toda a umidade da fibra capilar a ponto de queimá-la. Então, se você os usa todos os dias, tente reduzir a frequência para uma vez na semana para recuperar o seu cabelo queimado.

E lembre-se sempre de aplicar um bom protetor térmico para proteger os fios das agressões da alta temperatura. Prevenir é melhor do que remediar!

2 – Evite o uso exagerado de químicas

Aplicar químicas no cabelo com frequência, sejam estas tinturas, alisamentos ou relaxamentos, pode queimar de forma agressiva o cabelo. O ideal é aguardar pelo menos oito semanas até fazer os retoques da raiz que vai crescendo. Se o seu caso é em relação à coloração, aposte em uma maquiagem para cabelo para disfarçar a cor natural dos fios nessa região enquanto o período de manutenção não chega.

3 – Use produtos e acessórios para proteger os fios

Não são só as químicas ou aparelhos de calor que queimam os cabelos. Sair de casa desprotegida também pode expor os fios ao sol, água salgada, cloro e outros fatores ambientais que também pode remover a umidade da fibra capilar e causar queimaduras nas nossas madeixas.

Portante, use e abuse dos produtos com proteção UV e UVB, como protetores térmicos, leave-ins, cremes para pentear e protetores solares para cabelo, além de ter sempre como aliados acessórios, como chapéus, bonés, lenços, bandanas, boinas, turbantes e muito mais.

Se você for nadar em mar ou piscina, a dica é molhar o cabelo antes do mergulho com água limpa para prevenir a absorção do sal ou do cloro. Aplicar um creme para pentear para evitar a absorção de minerais e químicos danificadores presentes na água também é uma ótima ideia.

4 – Hidrate sempre o cabelo

Esse é o tratamento do qual os seus fios mais precisarão depois de sofrerem queimaduras. Isso porque, neste estado, eles estão desidratados e, portanto, precisando de uma hidratação profunda. Por isso, o ideal é hidratar o cabelo, pelo menos, uma vez na semana, preferencialmente com uma máscara à base de óleo de argan, óleo de jojoba, queratina e proteínas do trigo.

Aplique-a nos fios após o shampoo e de secá-los com uma tolha. Deixe o produto agir por cerca de 20 a 30 minutos antes de enxaguar o cabelo em água fria. Ao final desse tempo, aplique um condicionador. Prontinho!

Veja também: Como hidratar o cabelo corretamente? Confira passo a passo

5 – Aplique um pouco de óleo nos fios

Além de ajudar a hidratar o cabelo queimado, um óleo capilar também pode deixar os fios úmidos por mais tempo, amenizando o efeito ressecado e danificado. Por isso, a dica é aplicar de três à cinco gotas de um óleo vegetal de sua preferência na palma das mãos, esfregá-las e passá-las no comprimento e pontas das madeixas ainda molhadas. Veja aqui uma lista com os melhores óleos para passar no cabelo e escolha o seu!

6 – Diminua o uso do shampoo

Calminha aí! Você não vai ter que ficar com o cabelo sujo… A ideia aqui é reduzir a aplicação do shampoo nos fios queimados para que eles se recuperem mais rapidamente durante a rotina. Isso porque esse produto de limpeza costuma remover ainda mais a umidade dos fios e pode deixar a aparência ressecada e danificada ainda pior.

Por isso, em vez de lavar o cabelo todos os dias, a dica é usar o shampoo nas lavagens a cada dois ou três dias para mantê-lo hidratado por mais tempo. E não se esqueça de usar esse produto de forma correta: apenas no couro cabeludo. Para limpar o comprimento e pontas, o ideal é deixar a espuma que sai da raiz se espalhar normalmente pelos fios.

Os melhores shampoos para tratar cabelos queimados são aqueles com propriedades hidratantes, geralmente à base de óleos, como de argan e oliva, e também glicerinamanteiga de karité e sorbitol. Evite aqueles que contenham em suas fórmulas óleo mineral e petrolatos, pois esses ativos impedem a entrada de umidade na fibra capilar, o que ninguém está precisando aqui, não é verdade?!

7 – Aplique um condicionador mais espesso

Condicionadores com consistência fina e rala não costumam oferecer uma hidratação intensa aos seus fios queimados, tratamento do qual eles mais precisam neste momento. Por isso, produtos mais espessos (grossos) são os melhores se a ideia é promover uma hidratação mais intensa e profunda nas madeixas. O ideal é aplicá-los nos fios e deixar eles agirem por cerca de 10 minutos antes de enxaguar o cabelo em água fria.

Além de optar por condicionadores com fórmulas espessas, outra dica é para que eles contenham ingredientes emolientes e hidratantes, como manteigas, ceramidas, óleos, glicerina, além daqueles que ajudam a fortalecer os fios, tais como aminoácidos, queratina e proteínas hidrolisadas.

E fique atenta ao modo de usar! Ao contrário do shampoo, o condicionador deve ser usado somente no comprimento e pontas dos fios, e nunca no couro cabeludo, pois aplicá-lo nesta região pode causar caspa e outros problemas causados pelo aumento da oleosidade.

Veja também:Como lavar o cabelo corretamente passo a passo

8 – Use creme para pentear

Aplicar um creme para pentear no cabelo pode potencializar a hidratação e manter a umidade dentro dos fios por mais tempo, uma vez que você não precisar enxaguar os fios após usá-lo. Para isso, a dica é passar o produto logo após o banho, quando o cabelo ainda estiver molhado, na hora de pentear os fios.

9 – Penteie os fios com escova de cerdas naturais

Cabelos queimados tendem a quebrar com mais facilidade na hora de pentear e ficar cheios de frizz, ainda mais se você estiver usando uma escova de cerdas sintéticas. Por isso, em vez disso, compre uma escova de cerdas naturais ou um produto ainda mais gentil, como um pente com dentes largos, para desembaraçar as suas madeixas daqui para frente.

Leia também:Saiba como escolher a escova certa para o seu tipo de cabelo

10 – Compre uma fronha de seda para o seu travesseiro

Para evitar fricções excessivas na hora de mudar a posição enquanto estiver dormindo, a dica é apostar em uma fronha para travesseiro de seda para evitar a quebra e frizz nos seus cabelos queimados.

11 – Alimente-se bem

Outro segredo muito importante para recuperar os seus cabelos queimados é alimentar-se bem. Inclua no cardápio alimentos ricos em ômega 3, proteínas magras, vitaminas A e C, além de ferro, que são nutrientes essenciais para fortalecer a saúde da fibra capilar e acelerar o processo de reparação dos danos das queimaduras nos fios.

12 – Corte

Se o seu cabelo está queimado, certamente as pontas são as que mostram mais danos. Portanto, uma visita ao cabeleireiro pode ajudar a melhorar a aparência das suas madeixas e, ainda, remover as partes mais danificadas. Preciso cortar os meus fios curtinhos? Não necessariamente. Em geral, eliminar pelo menos dois centímetros de comprimento com a tesoura já é o suficiente para dar uma revigorada no cabelo.

Mas seja sincera consigo mesma! Depois de seguir todas as dicas anteriores, os seus fios continuam muito queimados a ponto de cortá-los mais curtos? Então, o faça! Afinal, é melhor ter um cabelo mais curto do que danificado. Veja pelo lado bom: além de deixar as madeixas crescerem mais saudáveis daqui para a frente, você ainda tem a chance de dar aquele up na aparência na frente do espelho mudando o visual.

Aproveite para ler também: 10 tendências de cortes de cabelo feminino para 2018

E aí? Aprendeu direitinho como recuperar cabelos queimados? Tem alguma amiga que está com o mesmo problema? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que ela também o veja!

Até a próxima…

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */