Emagrecimento

Como reduzir a gordura abdominal?

Reduzir a gordura abdominal é essencial para reduzir os efeitos negativos deste acúmulo de células gordurosas. Muito além da questão estética, reduzir a gordura abdominal é uma questão de saúde.

Quando a gordura branca que acumula-se no abdômen expande, ela começa a depositar-se entre seus órgãos. Isso faz gera uma série de problemas de saúde graves para você. Esta gordura, também chamada de gordura visceral, afeta questões hormonais e inflamatórias no corpo.

Gordura Abdominal

Isso significa que reduzir a gordura abdominal é mais do que simplesmente chegar ao peso desejado. É uma questão de manter-se saudável, diminuindo os riscos de doenças diversas.

Não fique parada

nao-fique-parada

Há algo de bom sobre a gordura abdominal e visceral: ela cede muito facilmente aos exercícios aeróbicos. Você pode gastar calorias e queimar a gordura com corridas, ciclismo, natação e outras atividades que acelerem seu coração.

Recentemente, chegou-se ao consenso de que correr o total de 12 quilômetros por semana já ajuda a aumentar a queima de gordura em altas taxas. Por isso, não é necessário correr uma maratona por dia: o simples fato de ser menos sedentária já auxilia a reduzir a gordura abdominal.



Dê atenção às gorduras consumidas

revista-saude-gordura-trans

Gorduras saturadas acumulam-se mais facilmente na forma de gordura abdominal do que as poli-insaturadas. Segundo um estudo sueco, pessoas que consumiam a mesma quantidade de calorias em óleos de diferentes tipos apresentavam acúmulo de gordura abdominal diferente.

Aqueles que consumiam a gordura poli-insaturada ganharam menos gordura corporal e desenvolvem massa muscular com maior facilidade. Por isso, dê preferência para alimentos com este tipo de gordura. É o caso das nozes, sementes e peixes, por exemplo.

Dê uma chance ao yoga

yoga-1146277_960_720

Um teste de 2012 realizado com mulheres no período pós-menopausa que praticaram yoga por um período de 16 semanas demonstrou redução significativa na quantidade de gordura visceral.

Na verdade, mesmo que você não queira praticar o exercício, qualquer tipo de exercício relaxante pode ajudar. O segredo está na capacidade do relaxamento de diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Ele está diretamente ligado ao acúmulo de tecido adiposo em seu corpo.

Por isso, algumas sessões semanais de yoga, ou simples exercícios de respiração profunda e relaxante podem ajudar você a reduzir a gordura abdominal.

Tenha boas noites de sono

img-631550-dormir20140915121410793202

Dormir poucas horas durante a noite aumenta o acúmulo de gordura abdominal, segundo estudo realizado em 2010. Dormir entre sete e nove horas por noite tende a ser o número ideal encontrado pelos especialistas. Leve em conta, também, que dormir demais também é prejudicial. Por isso, a estratégia ideal é criar uma rotina e segui-la tanto quanto possível.

Adote o chá verde em sua rotina

dieta-cha-verde

Há algum tempo, já se sabe que praticantes de exercícios que consomem chá verde regularmente tendem a reduzir a gordura abdominal com mais facilidade. Acredita-se que isso ocorra em função dos antioxidantes presentes na bebida. Estudos demonstraram que beber o equivalente a duas ou três xícaras de chá verde ou dia é a quantidade ideal para se atingir os efeitos desejados com a bebida.

Veja também:

Sobre o autor

Pedro Henrique Ferreira Mendes

/* ]]> */