Maternidade

Como saber se o bebê está com frio ou calor?

Como saber se o bebê está com frio ou calor

Se o clima no mundo já está muito doido, imagine um casal de primeira viagem aprendendo a como saber se o bebê está com frio ou calor. A tarefa pode ser árdua, mas a gente preparou este artigo para tentar diminuir as preocupações e tirar algumas dúvidas sobre o assunto.

Como você deve saber, tem sempre aquelas histórias em que os bebês costumam sentir muito frio. Em outras, eles têm que estar totalmente embrulhados e empacotados como se fosse chegar uma grande nevasca mundial.

Parece brincadeira de nossas avós e tias, mas quando a coisa é com a gente, tudo fica diferente, a responsabilidade bate à porta de forma preocupante. A grande verdade que você precisa saber é que eles não sentem nada diferente do que nós.

Isso porque os bebês também apresentam trinta e seis graus de média corporal. Agora, sobre como saber se o bebê está com frio ou calor, esfrie a cabeça e confira nossos tópicos específicos sobre o assunto…

De olho na temperatura

Sim, tem como saber se o bebê está com frio ou calor de formas simples. É possível conferir a temperatura dos pequenos por toque em áreas como peito, barriga e costas e cabeça. Esses são os jeitos mais indicados, embora esteja errado por meio dos pezinhos e mãos, pois as extremidades podem passar informações erradas.

Caso seu bebê esteja se alimentando normalmente e dormindo de forma tranquila, ou ainda esteja calmo, ele pode estar com a temperatura certa. Por isso que você precisa saber que exageros, como crianças com muitos agasalhos, ficam irritados pelo calor e mostram sua irritação facilmente.

É possível até perceber se a criança está com calor pelo seu suor e aumento da temperatura. Além do termômetro, olhe sempre se a pele esta úmida. Dependendo até do local de sua residência, até mesmo a região pode alterar e confundir os sinais, atrapalhando o sono.



Em como saber se o bebê está com frio ou calor, de outro lado eles podem ter frio mostrar sintomas como tremores, apatia e palidez. Vamos abordar isso mais abaixo, mas saiba que soluços não podem ser usados com segurança para medir a temperatura do seu filho, mesmo porque eles são muito comuns nesta fase de vida.

Como saber se o bebê está com frio ou calor

A atenção aos ambientes

Você já deve ter pensado nesse fator e ter como saber se o bebê está com frio ou calor. A questão é que nenhum bebê tem controle sobre a manutenção de várias funções corpóreas. Aí que entra a ação do ambiente, pois você precisa estar atenta e ver se o local está quente, pois criancinhas ainda não conseguem ajustar sua própria temperatura.

Isso ocorre também em ambientes mais frios. Assim, todos os pais precisam prestar atenção ao vestir os bebês. A regra básica é equilibrar roupas para dias quentes e dias frios. Como referência, podemos dizer que os primeiros dias exigem peças como plush ou macacão. Assim como os dias quentes demandam tecidos mais leves.

Em relação a eventos externos, em como saber se o bebê está com frio ou calor, nos passeios ao ar livre procure cobrir o bebê com um xale, manta ou luvinhas, dependendo da região e da estacam do ano. Afinal, mãos geladas prejudicam a circulação nos primeiros meses de vida, quando a temperatura fica mais difícil de se estabilizar.

Sinais de como saber se o bebê está com frio ou calor

Claro que é comum que os pequenos chorem ao sentirem frio ou calor, demonstrando desconforto. Dessa forma, para saber se o bebê está com frio ou calor, aprenda a sentir sua temperatura por baixo das suas roupinhas, ainda mais se a criança é recém-nascida, pois eles podem ficar frios ou quentes de forma bem rápida, causando até mesmo casos de desidratação e hipotermia.

Em como saber se o bebê está com frio ou calor, você pode começar identificando na criança alguns sintomas possíveis. Embora eles possam ficar muito irritados em situações extremas, confira abaixo quais os melhores sinais para você ficar atenta.

Quando o bebê está com calor

Uma ótima dica para detectar se seu bebê anda sentindo calor, vale a pena sentir sua temperatura em áreas como peito, barriga e costas, além de verificar a pele e locais como pescoço, checando se ela está muito úmida e com o bebê suando muito. Mesmo assim, confira outras indicações e sinais claros ao aprender a como saber se o bebê está com frio ou calor.

  • Ocorrência de brotoejas;
  • Suor aparente;
  • Pele úmida;
  • Rosto avermelhado.

Como saber se o bebê está com frio ou calor

Quando o bebê está com frio

Saiba que uma técnica segura de como saber se o bebê está com frio ou calor não inclui apenas a presença de mãos e pés gelados, pois essas extremidades são geralmente mais amenas devido à pouca circulação sanguínea que ocorre nestas áreas.

Neste caso, para saber se é preciso tirar ou por uma blusa, você pode começar sentindo a temperatura da criança por áreas do tronco, como peito, barriga e costas, assim como a nuca, pescoço e cabeça. Mas cuidado com os exageros. Nossa dica simples e comum para o dia-a-dia é investir apenas numa camada extra que a roupa usada normalmente.

Assim, em dias um pouco mais frios, além de um macacãozinho, você pode colocar mais um casaco leve. Pois a temperatura tende a mudar de forma rápida, ficando mais gelado e assegurando que ele fique aquecido por um tempo de segurança. Ao entender como saber se o bebê está com frio ou calor, ainda existem sinais de frio como:

  • Lábios roxos;
  • Tremores;
  • Soluços;
  • Apatia;
  • Palidez.

Cuidando sem exagerar

Antes de você ter como saber se o bebê está com frio ou calor, analise seu bom senso, pois deixar os pequenos com muito frio ou calor pode gerar problemas de saúde. Isso porque toda criança vai ficar irritada e chorar tanto com o frio quanto o suor excessivo.

Como o frio excessivo causa mais problemas diretos, um bebê gripado sem vigilância correta pode apresentar lábios ressecados, inflamação na garganta, problemas respiratórios e até coriza com a baixa temperatura corporal. Assim, evite exageros e mantenha a atenção redobrada especialmente nos primeiros seis meses de vida da criança.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */