Engana-se quem pensa que se vestir bem é sinônimo de um closet imenso, roupas de grife e usar o que a moda dita como tendência.
Na realidade, muito mais do que as tendências fashionistas, vestir-se bem é usar peças que estejam de acordo com o seu estilo e personalidade, valorizando os pontos fortes do seu corpo.
No entanto, se vestir bem é uma arte e exige muito mais autoconhecimento do que expertise em moda. Por isso, separamos neste post algumas dicas para que você esteja – e se sinta – linda em todas as ocasiões, sempre respeitando os seus gostos e valorizando o melhor que seu shape tem a oferecer. Confira!
1. Use a numeração correta
Esta parece uma dica boba, mas não é. Muitas mulheres acabam escolhendo peças em numerações menores a fim de parecerem mais sexys, magras ou jovens. Outras compram tamanhos maiores para esconder o corpo ou ficar mais “confortável”.
Isso é um erro, pois o tamanho incorreto – seja ele menor ou maior – interfere no caimento da peça no corpo. E um caimento perfeito é sinônimo de elegância e bom gosto.
Portanto, sempre prove as roupas antes de compra-las e opte pelo tamanho correto.
2. Valorize o que você tem de melhor
Toda mulher tem aquela parte do corpo que gosta mais ou acha mais atraente não é? Então use isso a seu favor!
Escolha peças que valorizem os seus pontos fortes. Isso te deixará mais confiante e à vontade, refletindo na sua beleza.
Além disso, cada mulher tem um tipo de formato de corpo, de acordo com suas proporções. Saber identificar qual é o seu shape pode te ajudar na escolha de peças que terão um caimento melhor no seu corpo, valorizando o que você tem de melhor.
3. Aposte em peças de qualidade
Como dissemos antes, não é necessário ter um closet enorme com inúmeras peças e acessórios para se vestir bem.
Nestes casos, vale o lema “mais qualidade e menos quantidade”. É preferível ter menos peças no guarda-roupa, mas que estas sejam bem cortadas e confeccionadas em tecidos de qualidade.
Um bom corte e tecidos nobres impactam positivamente no caimento da roupa e fazem muita diferença no look.
4. Respeite o dress code dos seus compromissos
De nada adianta usar peças de qualidade, no tamanho correto, que reflitam a sua personalidade e valorizem seu corpo se a sua produção for totalmente inadequada à ocasião.
Por isso, se atentar – e respeitar – o dress code de cada situação é muito importante. Antes de montar o seu look observe se será uma ocasião mais informal ou sofisticada, se o evento é diurno ou noturno, se é um encontro mais descontraído ou um jantar luxuoso. O ambiente, horário e tipo de programa influenciam a escolha das peças a serem usadas.
Afinal, se vestir bem também é estar com um look adequado às diferentes ocasiões e eventos.
5. Sinta-se confortável
Não importa o que a moda tem ditado por aí. Se as calças pantalonas estão em alta, mas você gosta da skinny, use a skinny.
Usar uma roupa que te deixa desconfortável ou não favorece o seu corpo, só porque está na moda não é uma boa ideia. Isso dá a impressão de que a roupa está te usando e não o contrário. Além disso, estar desconfortável em uma peça te deixa insegura e impacta de forma negativa na sua autoestima.
Um caso típico é o salto alto. Muitas mulheres teimam em utilizar sapatos de salto alto mesmo sem se sentirem confortáveis ou confiantes para caminhar. O resultado é ficar a noite inteira sentada ou envergonhada por caminhar “torto”.
Acredite, quanto mais confortável você estiver, mais linda estará!
6. Respeite o seu estilo
A moda está sempre lançando tendências e nem sempre nos identificamos com elas. As estampas e cores intensas até podem ser o novo hit da estação, mas se você é uma pessoa mais discreta, talvez não se sinta bem com peças que sigam essa tendência.
Cada pessoa tem uma personalidade, estilo e gostos pessoais e a forma de se vestir deve refletir esses valores. Portanto, sempre respeite o seu estilo na hora de comprar roupas e montar looks.
Para se vestir bem, além de todas as dicas acima, atente-se a esses conselhos mais práticos: sempre equilibre a silhueta do look, mesclando peças mais justas com mais soltinhas; tenha cuidado na combinação de cores e ao mesclar estampas; e não exagere no uso de acessórios, pois pode deixar o visual pesado.
Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post com suas amigas nas redes sociais!