Curiosidades

Como ser modelo com essas 11 dicas indispensáveis

Entrar para o mundo da moda e desfilar nas passarelas são o sonho de muitos adolescentes. Se você é um deles e quer saber como ser modelo acompanhe as nossas excelentes dicas e boa sorte!

É bem verdade que para ser modelo, tanto fotográfico como de passarela, a beleza física é sempre muito importante. Porém, para ter sucesso na carreira de modelo outros fatores são indispensáveis.

Acompanhe essas 11 dicas de como ser modelo e ter uma carreira bem sucedida!

1. Explore a profissão

Não basta apenas gostar de moda e de holofotes. Tampouco ficar deslumbrada com milhares de modelos bem sucedidas e de prestígio internacional. A profissão de modelo deve ser estudada profundamente. Portanto, é fundamental que conheça o mercado de trabalho pesquisando através de revistas especializadas, sites, livros, documentários, enfim, mantenha-se informado.

2. Tenha a família ao lado

O apoio da família é um forte aliado para quem almeja ser modelo, principalmente pela carreira ter início quando ainda se é muito jovem. Partindo do princípio de que os mais transmitem segurança, autoconfiança e encorajam sempre seus filhos, a família é um elo importante para ter sucesso na profissão.

3. Seja persistente

Não adianta somente ter autoconfiança e acreditar no próprio potencial. A persistência é fundamental! Muitos jovens acabam desistindo de ser modelo por serem rejeitados constantemente. Aprender a aceitar os “nãos”, seguir em sempre e ter determinação para alcançar os objetivos almejados.

4. Cuide da aparência

O mundo da passarela (ou fotográfico) requer que se tenha uma aparência sempre bem cuidada, mesmo porque a profissão é voltada para o exterior e diretamente ligada à beleza. Portanto, a pele, os cabelos, as unhas e os dentes devem estar sempre impecáveis.

Um ponto que deve ser destacado é quanto à magreza excessiva dos modelos. Aliás, em 2017 uma lei na França proibiu modelos extremamente magras. É um ponto delicado que deve ser analisado com cuidado uma vez que levou várias modelos a desenvolverem transtornos alimentares graves. A magreza deve estar aliada a uma boa saúde. Manter hábitos de vida saudáveis como dieta balanceada, prática de atividades físicas, evitar fumo e álcool é essencial para a manutenção do corpo e ficar dentro dos padrões que a profissão exige.

5. Seja flexível e simpático

A pergunta que sempre incomoda: “Por que ela se destaca mais que as outras?”. A resposta é simples: a simpatia e a flexibilidade em se adaptar a situações que o momento exige. Não existe nada mais desagradável do que a arrogância e a prepotência seja em qualquer profissão. Portanto, para ser um modelo carismático e de destaque, mantenha a humildade sempre, cumpra horários e compromissos, seja sempre educado e bem humorado.

6. Defina seu perfil

É importante que você saiba exatamente qual direção seguir. Por exemplo, para o modelo “comercial” as exigências relacionadas aos padrões estéticos são mais flexíveis não havendo a necessidade de medidas exatas como altura, peso ou idade. Isso porque existe uma infinidade de diferentes produtos para os mais variados perfis de modelos para campanhas de televisão, propaganda, revistas, entre outras.

Já para o mundo fashion, ou seja, o modelo de passarela, o mercado ainda exige um perfil com medidas exatas como altura, peso e idade apropriados, com exceção dos modelos plus size ou de terceira idade. Entretanto, para ambas as carreiras de modelo de passarela ou comercial, a fotogenia é fundamental uma vez que a expressão facial do modelo é sempre associada às marcas ou empresas que está representando.

7. Invista em agências

Fazer uma relação com as agências mais conceituadas no mercado da moda e buscar oportunidades junto a elas é essencial para alavancar a carreira de modelo. Provavelmente não existe melhor caminho em como ser modelo de prestígio e reconhecido internacionalmente sem as portas que uma boa agência pode abrir.

É importante, também, evitar fazer o book antes de passar por uma agência, pois, provavelmente as fotos terão que ser refeitas. Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro. Além do mais, a agência poderá ajuda-lo a produzir um portfólio atual e dar orientações quanto aos trabalhos que mais se encaixam em seu perfil.

Procure ser o mais natural possível na hora de fotografar e evite maquiagem pesada, bem como expressões faciais desnecessárias, as famosas caras e bocas. Afinal, o principal objetivo dos bookers é avaliar a fotogenia e as proporções do corpo.

Lembrando que a procura por agências conceituadas no mercado da moda é muito importante para evitar cair em ciladas armadas por centenas de caça-talentos que rondam esse mercado.

8. Cuidado com as redes sociais

Você sabia que para muitas empresas as redes sociais servem como ferramenta de pré-seleção? Pois é! Então, fique atento as suas postagens, textos e imagens e não se exponha de forma desnecessária. Procure escrever de maneira correta evitando gírias e abreviações.

9. Mantenha o visual

É fundamental manter o visual conforme o material fotográfico apresentado a uma agência para participar de uma campanha publicitaria, mesmo porque o cliente fará a sua escolha baseado nele. Se você apresentou um material com determinado corte e cor de cabelo, por exemplo, deve mantê-lo, ou, correrá o sério risco de perder o trabalho.

10. Expresse-se bem

Saber expressar-se corretamente é fundamental, principalmente ao visitar clientes ou procurar por uma agência. Seja bem educado, cordial, simpático, bem humorado, porém discreto. Procure responder as perguntas claramente, sem gaguejar e jamais minta sobre seu perfil. Demonstre realmente qual é a sua personalidade, tenha atitude e segurança.

11. Faça contatos profissionais

A responsabilidade da agência é somente apresentar o modelo ao mercado de trabalho, bem como cuidar para que os contratos que serão assinados estejam dentro das normas estabelecidas pela lei. Isso significa que a agência não contrata nenhum modelo, mas fica com uma parte do cachê recebido pelo trabalho.

Portanto, não dependa exclusivamente da agência, mesmo porque nunca é garantido um trabalho imediato. O ideal é fazer contatos com pessoas ligadas à profissão participando de eventos, estendendo, assim, o seu rol de amizades.

Utilize as redes sociais a seu favor interagindo com pessoas que convive diariamente e aproveite para fazer novas amizades.  Dessa forma, as possibilidades de ser um profissional de sucesso e reconhecido aumentarão consideravelmente.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.