Um churrasco sempre é uma ótima ideia para reunir os amigos e a família para trocar ideias e colocar a conversa em dia. Por isso, a carne precisa estar bem temperada para acompanhar a cerveja e, é claro, os demais pratos do encontro.
Por isso, hoje, você vai aprender uma receita simples, prática e saborosa de como temperar carne para churrasco e dicas essenciais para não fazer feio e surpreender a galera com um churrasco gostoso e com textura suculenta de dar água na boca! Vamos lá?
Ingredientes:
- 1 kg de carne (de sua preferência)
- 18 gramas de sal grosso;
- Alho;
- Pimenta-do-reino;
- Folhas de louro.
Como fazer:
O primeiro passo para temperar o seu churrasco e cortar a carne, da forma que preferir ou de acordo com o que pede cada tipo (maminha, alcatra, picanha, fraldinha, costela, cupim, etc.). Depois, disponha a carne em uma travessa e tempere-a com alho triturado, pimenta-do-reino, folha de louro e sal grosso.
Se você quiser deixá-la ainda mais saborosa, a dica é jogar um pouco de óleo ou azeite de oliva sobre a carne. Ainda, há quem goste de acrescentar ervas aromáticas para intensificar o gosto, como alecrim, por exemplo. Mas, como não é obrigatório, fica a seu critério, ok?
É válido lembrar que no caso de carnes vermelhas, não é muito aconselhável utilizar limão ou vinagre para temperá-las e nem deixá-las de molho em água, pois isso pode não só alterar a sua cor como também torná-la enrijecida e dura na hora de comer.
Depois de temperar a carne do seu churrasco, coloque-a dentro de um saquinho plástico (se possível, aquelas próprias para congelamento) e deixe na geladeira por algumas horas antes do churrasco. A dica é deixá-la de um dia para o outro para que os temperos sejam bem absorvidos.
A sua carne para churrasco já está temperada e pronta para ser assada. No dia seguinte, basta retirá-la do saco plástico, furá-las no espeto e colocar na churrasqueira. Sirva à vontade!
Dica importante: Para selar bem a carne na hora do churrasco, coloque-a a princípio bem perto da brasa, para assar rapidamente os seus dois lados e deixar o seu sumo armazenado dentro dela. Somente depois disso, suba a grelha para deixá-la assar normalmente.