Saúde

Você sabe como tirar chulé do sapato? Nós explicamos aqui!

O mau cheiro dos pés é muito comum em pessoas que passam o dia inteiro calçadas, seja por motivos de trabalho ou outras exigências do dia a dia. Assim, para você evitar este desconforto, neste post trazemos dicas preciosas de como tirar chulé do sapato e dos pés.

Como surge o chulé?

O chulé é formado com a proliferação de bactérias que adoram se alimentar do suor dos pés e outros elementos presentes na pele humana. Com a umidade, elas ocorrem com maior velocidade, já que ao decomporem fermentam esses materiais e liberam o famoso odor forte.

Para colaborar com a redução dele, algumas técnicas são essenciais para conquistar o sucesso desejado. A seguir, iremos apresentar processos para acabar com o chulé dos sapatos.

Técnicas cotidianas para reduzir o mau cheiro dos sapatos

Entre as formas para diminuir o chulé cotidiano, podemos destacar as seguintes dicas:

  • Evite utilizar calçados fechados em todos os dias, pois além de ser prejudicial a saúde dos nossos pés, eles influenciam, e muito, para o surgimento do chulé;
  • Ao chegar em casa, opte por trocar de sapato, deixando o já utilizado para respirar um pouco e limpar as impurezas do dia;
  • Não acredite na teoria que existem calçados que evitam o chulé. Todos são capazes de gerar o mau odor. Assim, é importante manter seus calçados limpos, seja lavando na máquina de lavar ou à mão, no famoso tanquinho;
  • Procure não repetir o mesmo sapatos todos os dias. Deixar alguns dias de intervalo para que eles tomem um ar, é essencial para reduzir o mau cheiro;
  • Sempre que possível, utilize calçados com palmilhas de controle de odor. Elas possuem uma tecnologia especialmente criada para combater o chulé;
  • Quando colocar os seus sapatos para secar, prefira realizar em dias de Sol ou colocando-os em locais quentes. Além disso, é importante também limpar os cadarços e até a palmilha do mesmo. Mantendo os sapatos secos, o crescimento das bactérias responsáveis pelo forte odor é controlado. Caso, as opções climáticas não colaborem, você pode colocá-los para secar atrás da geladeira.
  • Outra opção para secar corretamente os seus calçados é utilizando um secador ou aplicando vapor quente. Eles ajudam a eliminar por completo as bactérias e fungos, colaborando para um boa limpeza do sapato.

Além dessas dicas, existem alguns produtos que são essenciais para quem deseja aprender como tirar chulé do sapato. A seguir, iremos apresentar os principais e como o processo é realizado.

Produtos para tirar chulé do sapato

Para sua tranquilidade, a lista de produtos que acabar com o chulé é bem extensa. Conheça os principais e mais eficientes a seguir:

Talco para os pés

Talvez, este seja o mais famoso dos produtos presentes nessa lista. O talco atua de forma semelhante ao bicarbonato de sódio, absorvendo a umidade e minimizando a presença do forte odor.

Como dica de sua aplicação, você pode colocar uma pequena quantidade em cada pé de sapato, deixando ele atuar durante uma noite inteira e sendo retirado logo de manhã. Outra dica, e que depende do tipo de talco que você possui, é aplicá-lo diretamente nos pés para, assim, reduzir a eliminação de suor. De qualquer forma, as duas técnicas são muito efetivas.

Casca de laranja ou limão

Essa, é uma dica mais sustentável, já que se aproveita de restos da laranja e do limão. Separe suas cascas e as deixe bem secas. Em seguida, basta colocá-las dentro do calçado e deixar durante a noite inteira. De manhã é só tirar e limpar os sapatos.

Lavanda ou sálvia

As famosas plantas aromáticas são conhecidas por sua eficácia em eliminação de cheiros fortes. Não a toa, são ingredientes costumeiros em produtos de limpeza.

Para o caso do chulé, a dica é deixar durante a noite, folhas de sálvia ou ramos de lavanda. Logo de manhã, você pode retirá-las e aspirar o sucesso da técnica.

Sal e água morna

Essa técnica exige um pouco mais de esforço, mas nada desgastante. Durante a noite, pegue uma bacia com água em temperatura morna e adicione duas colheres de sal. Em seguida, deixe os pés dentro dela por cerca de dez minutos, deixando-os secar naturalmente logo depois.

Sobre isso, é importante destacar que você não poderá realizar o processo, caso tenha que vestir os sapatos em seguida. Assim, ela é indicada a ser realizada antes de você ir dormir.

Outros produtos podem ser utilizados nela, como chá preto e chá verde, porém o tempo do molho dos pés passa a ser 15 minutos.

Óleo da árvore do chá

Atualmente, são encontrados inúmeros tipos de óleos essenciais, os quais possuem características desinfetantes. Entre eles, o que melhor cumpre essa função é o óleo da árvore do chá.

Para tirar chulé do sapato com ele, basta pingar poucas gotas diretamente nas palminhas dos seus calçados, ao menos, duas vezes durante a semana. Assim, o odor é reduzido com o tempo e as bactérias, presentes ali, eliminadas.

Gel de Gengibre

E para fechar a lista desses produtos milagrosos capazes de tirar chulé dos sapatos, temos o famoso, e cheiroso, gengibre.

Para reduzir com o odor dos seus pés, deve-se cozinhar um purê, utilizando uma raiz de gengibre de tamanho médio. Em seguida, aplique-o em uma xícara de água bem quente e deixe ali por até 15 minutos. Logo após, deve-se coar e a solução conquistada e depois, aplicar em cada um dos seus pés, massageando lentamente. Repita esse relaxante processo todas as noites antes de dormir, por cerca de duas semanas. Após esse período, os resultados positivos já serão percebidos.

Considerações finais

Viu só? Tirar chulé do sapato, ou de seus pés, não é uma tarefa impossível.

Seguindo as dicas que apresentamos nesse post ou utilizando os produtos que também listamos, em poucos dias o mau cheiro dos seus calçados e pés terá acabado.

Agora, se você conhece outra técnica ou produto que possa complementar este artigo, compartilhe! O mais importante é colaborarmos juntos para que a saúde dos nossos incansáveis pés não seja deixado de lado.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.