Curiosidades

Como tirar esmalte sem acetona: mostramos aqui!

É comum você olhar para suas unhas, num dia qualquer, e verificar que elas já estão rachando e o esmalte desmoronando cutículas abaixo. E aí lembrar-se que você gastou outro dia o último naquinho de acetona. Se for um dia qualquer, tudo bem! Mas, e se for no dia daquela festa? Tudo bem também, nada de aflição, pois vamos mostrar agora como tirar esmalte sem acetona.

É claro que não se trata da maneira mais prática e, em boa parte das vezes, nem a mais recomendável. Mas, é bom conhecer e ficar sabendo que, para aquelas emergências inesperadas, sempre há métodos aos quais você possa recorrer.

Conheça os perigos da acetona

Mas, antes disso, vamos falar um pouco dessa tal de acetona. Você sabe exatamente o que é a CH3(CO)CH3? Não conhece, né? Pois essa é a sua acetona, através da representação de sua fórmula química. Trata-se da propanona, um solvente químico de grande utilização na indústria química e de papel e celulose. Ela dissolve o esmalte em suas unhas exatamente porque se trata de um solvente, usado também em produtos de limpeza.

É bastante nocivo a você mesma e ao meio ambiente, ou seja, a todos nós. Existe uma classificação para produtos químicos através de um documento chamado FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos).

Acetona libera gases inflamáveis

Pois saiba que nessa classificação, a sua ‘inocente’ acetona aparece como “solvente sintético capaz de liberar gases inflamáveis e que, se forem inalados, provocam irritação aos olhos e nariz”. Ou seja, é um produto químico perigoso. Entre as consequências para quem inalar acetona em excesso, estão dores de cabeça, náuseas, vertigens e sonolência, chegando a desmaios em casos mais graves.

Para quem usa muito a acetona para retirar cutículas, ocorre o ressecamento da pele e até pode chegar à inflamação ao redor das unhas. Portanto, você precisa mesmo ter cuidados ao usar acetona e, se puder, não usá-la jamais, pois, além de males à saúde, também é altamente agressora ao meio ambiente.



Álcool e açúcar, fórmula eficaz

É por isso que alguns dos produtos que são fabricados exclusivamente para tirar o esmalte das unhas, os chamados removedores de esmaltes, vêm com o alerta ‘livre de acetona’. Nem todos, entretanto, são assim tão inofensivos e escondem seus perigos em pequeninas letras na sua fórmula.

É por isso que é bom saber como tirar esmalte sem acetona, ou seja, sem agressões a você mesma, às pessoas que te rodeiam e ao meio ambiente. Então, vamos a uma das mais conhecidas fórmulas de como tirar esmalte sem acetona. Você vai precisar de:

  • Álcool etílico, duas colheres de sopa;
  • Açúcar refinado (de cozinha), uma colher de sopa;
  • E um recipiente para misturar tudo.

O esmalte sai fácil, sem agressões

Trata-se de maneira bastante simples para retirar o esmalte sem agressões à sua própria pele. Depois dos dois ingredientes bem misturados e antes que o açúcar se dissolva totalmente no álcool, pegue um pedaço de algodão, embebeda-o na mistura e faça aplicações sobre as unhas.

O esmalte vai sendo dissolvido com o efeito abrasivo do açúcar sobre a unha, e o álcool faz a dissolução do esmalte. Pronto, seu esmalte foi removido de forma tranquila, sem agressões a nada, muito menos à sua pele. Como a pele pode ficar ressequida, faça uma massagem leve nas unhas e cutículas com óleo de coco. É excelente.

Quem sabe usar aquela pinguinha?

Bem, vamos a outras alternativas. Digamos que você também não tem álcool em casa e precisa, mesmo, repintar suas unhas. Como tirar esmalte sem acetona e, ainda, sem álcool em casa? Você pode usar alguma bebida alcoólica que tenha em casa, mas, desde que sejam brancas. Pode ser uma cachaça pura ou a vodka, ambas incolores.

Porque não usar um conhaque ou uísque? Porque possuem elementos corantes em suas formulações e isso pode manchar suas unhas. Retira o esmalte, mas, deixa as unhas com alguma coloração amarelada, o que também não é bom, não é mesmo?

Veja o que mais você pode usar

Se também não tem uma pinguinha aí para salvar a lavoura – ou as unhas -, você pode valer-se de qualquer outra destas alternativas:

  • Spray para cabelos;
  • Álcool em gel;
  • Desodorante em aerossol;
  • Algum perfume;
  • E o muito conhecido creme dental, que, este sim, com certeza você tem no seu banheiro.

O creme dental também é excelente

Para usar o seu creme dental, o processo é o mesmo de outros já citados de como tirar esmalte sem acetona. Coloque um pouco de creme dental sobre a unha e espalhe com a ajuda de um algodão ou pedacinho de pano. Pode acontecer de, alguns segundos depois, o algodão ficar ressecado com o creme dental e aí não há outra alternativa: coloque mais um pouquinho de creme dental.

Trata-se de processo simples de como tirar esmalte sem acetona e que traz algumas vantagens adicionais: suas unhas vão adquirir um brilho melhor que o estágio anterior, devido ao bicarbonato de sódio que faz parte da formulação de quase todos os cremes dentais. E suas unhas também ficarão mais protegidas contra agressões externas, já que o bicarbonato de sódio é também fungicida e bactericida.

Como tirar esmalte sem acetona? Fácil

Como foi possível observar, existem alternativas de como tirar esmalte sem acetona, com conhecimento e alguma criatividade. Mas, ainda têm outras e de fácil solução, pois quase certamente são elementos que você tem aí em casa. Quer ver outro? O próprio esmalte incolor ou base para esmalte que você costuma usar sempre. Incolor, lembre-se. Você pode achar até um pouco estranho usar o próprio esmalte para tirar outro, mas pode crer que é possível.

Basta aplicar o esmalte sobre o que vai ser retirado (incolor, é bom repetir) e deixá-lo agir por alguns segundos. Depois, é só esfregar um pouco com o auxílio de um pedaço de algodão ou pano. O esmalte que está nos fundos vai amolecer e sair num passe de mágica. Viu só como tirar esmalte sem acetona é possível? Agora que você já conhece vários métodos, tem alternativas de retirar seu esmalte sem agredir sua própria pele. E o meio ambiente ainda lhe agradece muito.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */