Maternidade Turismo

Como tirar leite materno? Explicamos tudo aqui!

Como tirar leite materno

Aprender como tirar leite materno de maneira correta é muito importante para as mães e principalmente para a saúde do bebê. Infelizmente existem situações em que o bebê não pode tomar o leite diretamente nos seios da mãe, por isso a necessidade de ser extraído para que ele seja dado através de algum outro meio.

O alimento mais importante que um bebê pode receber e principalmente sem contraindicações é o leite materno. Este alimento é rico em nutrientes essenciais para a vida do bebê.

Essa informação deve estar bem clara dentro da cabeça das mães, que insistem em dar qualquer outro tipo de alimento, por pura falta de informação.

Mesmo que ocorram situações em que o bebê não consiga mamar diretamente nos seios da mãe, o leite materno deve ser retirado e dado através de mamadeiras.

Não fique com medo de extrair o seu leite, você vai conhecer a seguir todos os procedimentos necessários de como tirar leite materno de maneira segura e sem causar dores.

As mães que passam por uma situação dessas ficam com medo e é completamente normal terem esse tipo de sentimento, ainda mais quando envolve a alimentação de um bebê, mas acredite, não precise ficar com medo.

As formas de extração desse leite podem ser feitas de maneira elétrica ou manual. Tudo vai depender da frequência que você quer extrair esse leite. Para qualquer tipo de método existem algumas regrinhas de higiene que devem ser seguidas para evitar que o bebê seja vítima de contaminações e infecções e principalmente, para que o leite seja preservado.

Como tirar leite materno

O que são as bombinhas manual e elétrica?

O que determina a escolha do tipo de bombinha para a extração do leite é a frequência que a mãe pretende alimentar o seu nenê. Por exemplo, se o planejamento da mãe é dar apenas esse leite, uma ou duas vezes no máximo por semana, a bombinha manual será uma das melhores opções.

Agora, se a opção for alimentar mais vezes, então a bombinha elétrica acaba sendo a melhor opção. A seguir você pode conhecer as diferenças que existem entre elas, acompanhe.

1 – Conheça a bombinha manual

Atualmente, a variedade de bombinhas manuais é enorme, porém seus métodos de utilização são bem parecidos. Todas possuem um funil, onde as mamas devem ser acomodadas e os mamilos posicionados no centro desses funis.

Esse funil deve ser suportado pela palma da mão, o polegar e o indicador que devem fazer a extração desse leite, é importante ler atentamente as instruções dessa bomba, que explica detalhadamente como se extrai esse leite.

2 – Conheça a bombinha elétrica

As bombinhas elétricas são bem mais fáceis de usar, pois fazem o trabalho manual que a mulher teria que fazer. Elas poderão ser de dois tipos, simples ou duplas. As simples fazem a extração de uma mama por vez. Já as duplas fazem a extração das duas mamas ao mesmo tempo.

No mercado você encontra bombas de diferentes modalidades e com ajustes de pressão e velocidades diferentes.

Algumas mulheres relatam que preferem as bombas duplas, pois a quantidade de leite obtido é bem maior e todo o processo demora menos tempo.

Esse leite obtido é mais energético e ideal para os bebês que nasceram prematuros. Além desse benefício, ocorre também um esvaziamento mais rápido das mamas, promovendo então a manutenção do aleitamento.

Antes de ter medo de como tirar o leite materno, aprenda o passo a passo e veja como é fácil.

Aprenda o passo a passo de como tirar leite materno

Você que está começando agora e vai experimentar como tirar leite materno, essas informações a seguir vão te ajudar bastante nesse processo.

  • O primeiro passo a ser dado antes de extrair o seu leite é lavar bem as suas mãos;
  • Faça a escolha do funil correto para o tamanho do seu seio, é importante que ele seja ajustado de maneira que você possa se movimentar livremente;
  • Fazer a extração do vácuo máximo que a mãe possa tolerar, desde que proporcione uma sensação de conforto;
  • Faça massagens com movimentos circulares na auréola, facilita a descida do fluxo de leite;
  • A extração do leite em cada mama deve ser alternada várias vezes;
  • Caso a mulher sinta alguma dor durante a extração, o processo deve ser interrompido imediatamente.
Como tirar leite materno

Dicas para uma extração de leite tranquila

A maior dúvida que as mães tem é como tirar leite materno de uma maneira tranquila, sem dores e principalmente em abundância. Listamos algumas dicas essenciais para que você tenha sucesso durante essa extração, acompanhe:

  • Procure uma posição confortável e relaxe seus ombros. Deixe suas costas e seus braços apoiados;
  • Estabeleça uma rotina para que esse leite seja extraído, assim você vai acabar estimulando a sua produção em algumas horas fixas;
  • Escolha um local tranquilo, evite excesso de distrações e barulhos, procure deixar tudo o que você vai precisar ao seu alcance, assim evita que você tenha que se deslocar para buscar algo;
  • Massagear o peito ou colocar compressas com água quente, ajuda a estimular o fluxo de leite;
  • Descanse, não faça nada com pressa;
  • Posicione o kit de extração de maneira correta, ou seja, apoiado na palma da mão, os dedos indicador e polegar devem ser usados para fazer a extração;
  • Procure manter os seus cabelos presos, tire a sua blusa para ficar a vontade e não esqueça de anotar no recipiente em que você tirou o leite a data e a hora da extração. Essas informações são importantíssimas, pois evita que o bebê tome leite vencido.

Armazenamento do leite

O armazenamento do leite é uma das etapas mais importantes depois que você aprendeu como tirar leite materno.

Assim que você retira o leite, ele deve ser armazenado em um recipiente adequado e colocado na geladeira em um prazo máximo de 48 horas. No freezer ele dura um pouco mais, cerca de 3 meses.

Depois que você descongela esse leite, ele tem uma duração de apenas 24 horas na geladeira e apenas 4 horas em temperatura ambiente. Essas informações são importantes para a saúde do bebê, que se consumir um leite estragado por exemplo, poderá ficar doente imediatamente.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.