Beleza Cabelos

Como tirar a oleosidade do cabelo: Confira 6 dicas para você deixar suas madeixas perfeitas

Cabelos oleosos

A oleosidade do cabelo pode incomodar muitas pessoas, afinal, ela deixa uma aparência desagradável e pode gerar outros problemas – como a caspa, por exemplo. Ter os cabelos oleosos pode acontecer por diversos motivos, como constantes banhos quentes e lavando o cabelo nessa água, utilizar o secador de cabelo com frequência, dentre outros.

A oleosidade pode deixar os seus fios com uma aparência suja, mesmo que tenha recém lavado o seu cabelo. Além disso, ele fica mais pesado visualmente falando e não é agradável para as mulheres que gostam de seus fios hidratados e bem cuidados por horas.

Então, se você está sofrendo com a oleosidade e não sabe como enfrentar este mal, temos algumas dicas super importantes para ajudar no processo. Para isso, basta continuar lendo o conteúdo até o final e não perder nenhum detalhe importante. Vamos lá?

Dicas para tirar oleosidade do Cabelo

Nenhum cabelo é oleoso sem motivo, pode ser algo que você esteja fazendo que está prejudicando os seus fios e nem saiba. Por isso, iremos explicar um pouco sobre o que pode causar a oleosidade nos cabelos e, com as dicas a seguir, poderá mudar alguns hábitos para garantir que seus fios se mantenham saudáveis e bem bonitos.

Use produtos próprios para cabelos oleosos

Os produtos para cabelos oleosos irão ter uma composição com ingredientes que ajudarão no processo de reduzir essa oleosidade dos seus cabelos. É importante saber escolher o produto para que seu cabelo não fique nem oleoso e nem seco, sem hidratação alguma.

Produtos que tenham aloe vera/babosa são uma ótima opção para manter os cabelos hidratados, mas longe de oleosidade excessiva.

Evite lavar o cabelo na água quente

A água quente é uma péssima escolha para quem sofre com oleosidade dos fios, assim como o vapor quente do secador, ela ajuda a danificar a raiz e gerando ainda mais oleosidade no processo.

Calma, você não precisa passar a se submeter a banhos frios se não gosta disso. Mas, passe a lavar o seu cabelo em um tanque ou pia (fora do banho) para que possa utilizar a água natural ou gelada para realizar a limpeza capilar. Dessa forma, você verá grande diferença nos seus cabelos conforme for realizando essa ação.

Não aplique condicionador na raiz do seu cabelo

O condicionador também pode estar colaborando para a oleosidade dos seus fios, mas por erros na hora de realizar a aplicação. Mesmo que seja possível encontrar condicionadores que são próprios para cabelos oleosos, o ideal é não aplicar na região da raiz ou muito próxima dela.

Não cometa o erro de deixar de passar o condicionador acreditando que isso irá diminuir a oleosidade dos seus fios, por que não irá funcionar. O condicionador é importante no processo de limpeza e cuidados gerais com os fios, portanto, é essencial que ele seja aplicado.

Para realizar uma aplicação correta e longe de oleosidade, confira a dica abaixo.

Dica: junte 4 ou 5 dedos da mão e faça a medição começando da raiz até onde finalizar os dedos. A partir dessa marca, você poderá começar a aplicar o condicionar. Dessa forma, estará evitando que ele seja aplicado muito próximo da raiz e, consequentemente, evitando a oleosidade capilar.

Ao secar, evite aquecer a raiz

Com o secador é a mesma coisa da água quente na hora de lavar os cabelos. Quando você aplica o vapor quente muito próximo da raiz do seu cabelo ele poderá se danificar mais rapidamente e gerar altos níveis de oleosidade.

E como boa parte das mulheres gostam de finalizar o cabelo com o secador, pode ser essa prática que está lhe causando tanta oleosidade.

O que era para estar deixando seus cabelos bonitos e cheirosos após feita a higienização com a lavagem, estará prejudicando os seus fios e ainda deixando-os com uma aparência suja e desleixada.

A dica é se atentar ao local quando for secar o cabelo com o secador, evitando aproximar muito da raiz. Ou seja, você pode continuar utilizando o seu secador, é só saber controlar para evitar afetar a raiz e gerar a oleosidade.

Atenção ao efeito rebote

Tem utilizado hidratantes nos fios e visto que seu cabelo está mais oleoso? Pode estar ocorrendo o que chamamos de efeito rebote, quando você utiliza um produto para hidratar e ele causa isso. Para evitar que isso aconteça, evite aplicar cremes hidratantes na raiz dos seus fios.

Use um pré-shampoo

Você já ouviu falar no pré-shampoo? Ele é utilizado para proteger os seus fios e garantir que eles fiquem saudáveis por mais tempo. O pré-shampoo é indicado para quem tem problema com oleosidade, que muitas vezes está relacionada com a sujeira dos fios, realizando uma limpeza profunda.

Ele é aplicado, como o nome já sugere, antes do shampoo. Você irá aplicar no seu cabelo antes de começar a realizar a lavagem, assim, verá resultados melhores.

Mas, ele não é um produto que deve ser utilizado todos os dias. O recomendado é lavar o cabelo com o pré-shampoo uma vez por semana. Assim, ele irá auxiliar na remoção das impurezas dos produtos utilizados, sujeira de poluição (que afetam, sim, os nossos fios), dentre outros resíduos que possam danificar os cabelos.

Conclusão

Você sabia que tomar banho na água quente, e lavar o cabelo, era prejudicial para os seus fios e causam a oleosidade?

Pois é! Algumas práticas que temos em nossa rotina podem ser prejudiciais e nem percebemos, mas com as dicas acima você já está mais do que preparada para cuidar muito bem dos seus fios e garantir um cabelo hidratado, limpo e sem oleosidade.

Você não precisa apostar em produtos caros para ter um cabelo hidratado e livre de oleosidade, é possível fazer uma grande mudança apenas seguindo a forma correta de lavagem, evitando excessos de produtos químicos, mantendo-o limpo e evitando o excesso de calor na região da raiz.

Com a prática diária, você verá que é muito simples cuidar dos seus fios e deixá-los com uma aparência como se tivesse acabado de sair de um salão de beleza.

Veja também essas outras dicas para cuidar de suas madeixas:

Sobre o autor

Fatima