Decoração

Como tirar papel de parede: dicas práticas

Foi bom enquanto durou. O revestimento fez parte do ambiente por um tempo, mas, por um motivo ou por outro, precisa ser trocado. Confira hoje como tirar papel de parede.

Em geral, apesar de dar mais trabalho, qualquer um de nós pode remover o acabamento; não é necessário chamar gente especializada. Exceto se a parede for de gesso, uma vez que o produto não tolera umidade.

Na dúvida, faça o seguinte teste para saber se a parede é feita de gesso: bata nela; se o som for “oco”, bingo!

Agora, para descobrir se apenas o reboco é de gesso, raspe um pedaço da parede com canivete. Quando sai um pó branco e fino, a resposta é sim; já o reboco convencional produz uma poeira cinza e mais grossa.

 

Para tirar papel de parede de alvenaria, o recomendado é borrifar água para amolecer a peça de forma gradativa, permitindo sua retirada sem complicação. Um vaporizador elétrico também ajuda neste caso.

Se surgirem bolhas durante o processo, aproveite-as e vá tirando o papel de parede puxando-o com os dedos.



Um detalhe importante: independentemente da técnica utilizada, o que acontecerá em seguida sofrerá influência da composição do revestimento. Alguns despedaçam; outros não querem largar.

Caso tenha mais dificuldade, um raspador de paredes com lâmina flexível poderá ajudar. Ele é vendido em lojas de material de construção ou casas de tintas.

papel-de-parede_remover

Para eliminar o restante de cola, passe uma esponja umedecida, suavemente.

Aconteça o que acontecer, jamais use facas ou espátulas. Estes utensílios costumam danificar a parede.

Saiba mais sobre como tirar papel de parede

img_truques_para_tirar_o_papel_de_parede_13070_600

Além do vapor, também é possível tirar o papel da parede com produtos químicos. Porém, a maneira que funciona melhor em um revestimento pode não ser bem-sucedida em outro. Existem papéis que são removidos secos, inclusive.

Em todo caso, é preciso ter muita paciência. E tomar alguns cuidados, tais como:

• Proteja sofás, tapetes e outras coisas que estiverem ao redor. Cubra os móveis e objetos antes de começar o trabalho.
• Tampe as tomadas com fita adesiva, para que nenhum produto ou água entre em contato com elas.

• Descubra qual papel você tem. A dica é ir até o canto da parede e passar um raspador com lâmina flexível. Depois, solte o papel e tente descascá-lo com a mão.

Há muitos tipos, e o processo de retirada será mais fácil com o removível ou destacável. O tradicional geralmente exige um empenho maior.

A maior parte dos revestimentos removíveis é lisa ou possui textura que lembra o plástico. Isso inclui vinil, tecido com fundo de tecido ou, ainda, papel de parede com fundo de tecido. E a única maneira de saber é tentar descascar o acabamento.

Os mais antigos eram papéis normais, aplicados com uma cola vendida à parte. Eles davam um trabalhão tanto para instalar quando para remover o material. Atualmente, 99% dos papéis de parede são adesivos ou autocolantes. Ou seja, bem mais fáceis de aplicar e retirar.

Por que devo tirar o papel de parede para instalar outro? Parece óbvio que seja preciso dizer adeus ao velho papel. Mas é bom lembrar que as superfícies limpinhas são necessárias para a aderência adequada da nova cobertura.

Nem sempre é uma boa ideia colocar revestimento sobre revestimento, pois a umidade na cola é capaz de provocar imperfeições que comprometem todos os papeis aplicados. Resultado: parede descascada. Sem falar nas emendas das costuras que ficam à mostra.

Agora que você já tem ideia de como tirar papel de parede, mãos à obra!
Boa sorte, e até o próximo artigo com mais dicas…

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */