Cabelos

Como tirar spray fixador do cabelo com essas dicas

Preparar-se para uma festa chique é sempre um arraso. O corre-corre com as roupas, a preparação do penteado, os comentários sobre como estarão vestidas suas principais amigas, tudo envolve e diverte. O problema é o retorno para casa, quando os problemas não serão poucos. Por exemplo: como tirar spray fixador do cabelo?

É claro que durante a festa valeu a pena. O cabelo manteve-se bonito como você esperava, o penteado impecável conforme foi delineado e não se desmanchou como era seu temor. Até elogio você conseguiu com as amigas. Desfazer tudo agora em casa é o imbróglio que você temia.

Cuidados preventivos ajudam bastante

Na verdade, toda mulher sabe que desfazer o penteado com fixador de cabelo é um cão nos acuda. A questão não se coloca apenas em como tirar spray fixador do cabelo, mas, para todo tipo de fixador, como o gel e o mousse.

Para começar, há alguns cuidados que você precisa tomar antes de partir para a festa. Por exemplo, é preciso escolher o fixador correto para o seu tipo de cabelo. E a primeira lição que você vai ouvir de todo cabeleireiro é para não comprar fixador, seja gel, mousse ou spray, que contenha álcool em sua fórmula.



Spray com álcool resseca os cabelos

Muitas mulheres até buscam o fixador com álcool porque ele tem algumas propriedades bastante apreciadas para essa função. Por exemplo, seca mais rápido o cabelo – o que é bom para quem está com pressa – e ajuda a fixar, mantendo mechas e demais contornos que tenham sido feitos no seu penteado.

Mas, há um problema fundamental: o álcool resseca o cabelo, o que é terrível para quem já tem cabelos ressecados. Neste caso, é um convite em aberto para tornar seu cabelo quebradiço, opaco e sem vida.



Antes de molhar, faça o desembaraço

Mas, se houver mesmo a necessidade de você usar um spray fixador ou pós penteado em seu cabelo – está com muita pressa, por exemplo -, existem alguns segredinhos que podem ser aplicados e reparar ou evitar o dano maior. Mas, você precisará seguir os ensinamentos à risca, como indicam os profissionais cabeleireiros.

Uma das dicas importantes de um cabeleireiro é para você não molhar o cabelo antes de desfazer o penteado e o próprio spray. Ou seja, com uma escova, é conveniente massagear ligeiramente os fios e desfazer o penteado, mesmo que isso dê algum trabalho, pois o cabelo está endurecido e rijo.

Uso de óleos pode facilitar o desembaraço

Mas, é o caminho indicado, garante esse profissional com larga experiência no mercado. Desembaraçar o cabelo antes de molhá-lo para tirar o laquê é bem mais vantajoso, ele garante.

Depois isso, é aconselhável utilizar algum produto que deixe seu cabelo mais maleável e mais frouxo, antes de ser lavado. Esse cabeleireiro recomenda o uso de óleos especiais para cabelos. Pode ser o óleo de coco ou o óleo de rícino, que desembaraçam bem e deixam as mechas bem mais maleáveis.

Prolongar a lavagem ajuda a hidratar

Uma massagem com esses óleos, além de deixar seus cabelos mais escorregadio para o pente ou escova fazerem o trabalho de desembaraço, antes do banho, também vai permitir certa nutrição em seus cabelos, recuperando-os um pouco do estrago que tiveram com o spray, especialmente se ele tem álcool em sua fórmula.

Depois disso, é só fazer a lavagem normal de seu cabelo com o shampoo e o condicionar de sua preferência. E não se esqueça de dar uma prolongada no banho e, de forma especial, deixar mais tempo seus cabelos com os produtos – especialmente o condicionador – para permitir certa recuperação dos danos provocados pelo spray.

Shampoo logo após o spray não é bom

Outro cabeleireiro dá mais uma dica também importante para essa árdua tarefa de como tirar spray fixador do cabelo – podem ser, também, o gel ou o mousse para pós-penteado. Ele dispensa a aplicação de óleo e diz para, ao entrar no banho após aquela tarefa de desembaraço do penteado, não usar diretamente o shampoo.

Para este cabeleireiro, deve-se dar uma primeira lavagem apenas com o condicionador. E explica suas razões: diz ele que boa parte dos shampoo possui em sua fórmula os mesmos ingredientes ativos – ou similares – aos do spray ou gel fixador.

Para seus fios não ficarem quebradiços

Ou seja, ao tentar lavar com o shampoo, esses ingredientes juntam-se aos do spray deixando este ainda mais ativo e, portanto, difícil de tirar e desembaraçar o cabelo. Passando antes o condicionador, a ação de desembaraço torna-se mais rápida e mais eficiente.

Então, está aí uma dica interessante de quem tem muita experiência nesse assunto. Depois de passar e enxaguar o condicionador, é só partir para o processo normal de lavagem, que é a aplicação do shampoo e novo enxague com o condicionador. Além de facilitar sua tarefa, esta dica também ajuda a que seu cabelo não seja sacrificado e fique quebradiço na lavagem direta com o shampoo.

A hidratação dos cabelos é muito importante

Quanto àquela questão dos finalizadores com álcool, que ressecam os cabelos, há indicações de que eles não precisam ser eliminados, mas, tratados da forma correta. Estes com álcool, por ajudarem mais na fixação e durabilidade do penteado, seriam os recomendados para algumas festas mais longas, como casamentos, por exemplo, seguidos da festa em um sítio.

O importante é o tratamento posterior, o que você vai fazer na hora de como tirar spray fixador do cabelo. A hidratação é fundamental. Para isso, compre produtos ou cremes adequados para a hidratação capilar – e eles não precisam ser caros, você os encontra em qualquer farmácia ou supermercado. Procure pelas indicações no rótulo e certifique-se de que não é produto à base de álcool e que é apropriado para a hidratação dos cabelos.

Lembre-se, é só seguir as orientações

E lembre-se de outra coisa bastante importante: estamos nos encaminhando para o final da primavera e, logo depois, o bendito verão, com suas piscinas e praias maravilhosas. Mas, de grandes prejuízos para os cabelos, se não forem devidamente tratados.

Se você já vai sacrificar seus cabelos com o sol e água salgada, imagine se ainda usar spray, gel ou mousse pós-penteado? Seus cabelos vão pedir socorro. Então, não se esqueça que para tudo há uma solução. Para a praia e sua água salgada, use os produtos apropriados para os cabelos e para a pele. E, para a festa, tome os cuidados descritos acima. Se você seguir as orientações de como tirar spray fixador do cabelo, o próximo outono vai encontrá-la linda, como sempre, e com os cabelos muito bem tratados. Então, bom final de primavera, bom verão!!!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.