Saúde

Como tratar a menopausa? Confira dicas para aliviar os sintomas

Os sintomas da menopausa têm influenciado a vida de muitas mulheres entre 45 e 55 anos. Entre eles estão o suor noturno, incontinência urinária, mudança de humor, ressecamento vaginal, alterações do metabolismo, depressão, irritabilidade, diminuição da libido, cansaço, aumento de peso, entre outros.

A falta de um hormônio chamado estrogênio é o principal causador destas alterações. Este é o hormônio responsável por uma série de fatores e, sem ele, sua saúde ficará prejudicada.

A principal causa dos famosos “calorões” que ocorrem com muita frequência neste período se deve à diminuição deste hormônio, o estrogênio, que afeta diretamente o centro termorregulador, um local do cérebro encarregado de regular a temperatura do nosso organismo. Este déficit de hormônio causa um desequilíbrio térmico.

Assuntos

Mas, afinal, como tratar a menopausa?

O tratamento com hormônio tem ajudado bastante e evita que a mulher possa desenvolver uma doença mais séria, mas algumas mulheres escolhem outras alternativas.

Saiba que existem muitas maneiras de amenizar estes sintomas e melhorar a sua qualidade de vida durante este período.

Nunca esqueça de procurar um médico e relatar seus sintomas, pois ele é o profissional capacitado para avaliar seu quadro e prescrever a medicação adequada ao seu caso.

Não faça reposição hormonal por sua conta, sem acompanhamento médico. A dosagem correta do estrogênio é muito importante e, quando feito de modo incorreto, pode lhe trazer efeitos colaterais graves. Um deles é o risco de câncer de mama. Estudos indicam que o uso prolongado de estrogênio + progestogeno (mais de cinco anos) podem aumentar as chances.

Existem casos em que a mulher não se adapta ao tratamento de reposição hormonal ou que existem contraindicações, como, por exemplo, uma  pré-disposição ao câncer de mama.

Atualmente, existem várias formas de tratar a menopausa: tratamentos convencionais com reposição hormonal, acupuntura, homeopatia, etc. Todos podem contribuir para a diminuição dos sintomas.

Selecionamos algumas dicas de como tratar a menopausa de forma mais natural. Você pode optar a seguir estas dicas em conjunto com a reposição hormonal, possibilitando assim que a dosagem seja a menor possível, se esta for a sua escolha.

Outras formas de tratar a menopausa

  • Evitar ingestão de estimulantes, como álcool, chocolate, café, comidas apimentadas, especialmente antes de dormir.
  • Consumir maior quantidade de cálcio. Você vai encontrá-lo nos laticínios, salmão em lata, brócolis, sardinha e etc.
  • Consumir maior quantidade de ferro, que pode ser encontrado em frango, peixe, nozes, ovos, carne vermelha (magra), vegetais verdes.
  • Beba bastante água. Quando sentir as ondas de calor, beba água gelada, pois isto vai ajudar. Deixe uma garrafinha sempre ao seu alcance, principalmente durante a noite, que é quando as ondas são mais intensas.
  • Se for possível, faça exercícios diários. Na prática dos exercícios, o corpo libera endorfina, e isto vai ajudar com o seu humor e, ainda, agir como um analgésico.
  • Se você fuma, agora é um ótimo momento para decidir parar. O fumo reduz ainda mais o nível de estrogênio no seu organismo. Parar de fumar vai facilitar sua passagem pelo período da menopausa.
  • Dormir mais. Várias mulheres relatam que neste período da menopausa sofrem de insônia. Se você não dormir o suficiente, seu corpo sentirá o stress, agravando os sintomas de irritabilidade. Procure lhe proporcionar uma boa noite de sono, por exemplo: temperatura ideal do quarto, roupas folgadas ou nenhuma, máscara de dormir, fazer exercícios, respirar e relaxar também ajudam.
  • Se você é do tipo de pessoa que gosta de relaxar, uma meditação é uma boa dica. Procure fazer diariamente pelo menos por 20 minutos. Procure na internet, onde existem vários vídeos ensinando a técnica. E não se esqueça! Se você vai começar agora, procure vídeos para iniciantes.
  • Praticar ioga. Como a meditação é uma boa ferramenta para minimizar o stress. Se você não pode frequentar uma aula em escola especializada, poderá encontrar vídeos na internet que lhe darão boas orientações. Não esqueça de começar com os direcionados para iniciantes.

Então, aproveite essas dicas para tratar a menopausa!

Se você não fizer isso seu cabelo vai quebrar...


/* ]]> */