Casa Limpeza

Como usar a máquina de lavar? Saiba tudo aqui

Dá para imaginar como seria a vida sem os aparelhos que facilitam as tarefas diárias? Cansa só de pensar, não é mesmo? As lavadoras elétricas fazem parte dos aliados do dia a dia. Se você ainda não tem prática, veja agora como usar a máquina de lavar roupa.

Calma, que não é nada complicado! Com algumas noções básicas, já é possível tirar proveito dos benefícios da lavadora e garantir vida longa ao produto. Antes de apertar o botão ligar, é bom saber o seguinte:

• Máquinas de lavar automáticas possuem diversos programas. São eles que garantem a limpeza ideal para cada tipo de roupa. Afinal, jeans, roupas delicadas, cobertores, peças íntimas, entre outros itens, não devem ser lavados da mesma forma.

Os programas controlam o volume de água, o tempo de molho e centrifugação e diversas outras funções para que as peças fiquem limpas e sem danos.

• Os ciclos de lavagem são etapas menores dos programas – e contam com ações determinadas. Por exemplo: ciclo somente para enxaguar; ciclo só para centrifugar, etc.

• A função nível de água, como o nome já diz, controla a quantidade do líquido na cuba. Certos modelos de máquina de lavar até indicam a dosagem de sabão e o nível de água conforme o volume de roupa colocado no cesto.

• Os modelos mais modernos de máquina de lavar trazem o molho misto, isto é, fazem várias agitações em intervalos de tempo pequenos. É um jeito de misturar melhor a água, as roupas e o sabão, otimizando a remoção da sujeira.



• E tem também as lavadoras que dispõem de circuitos inteligentes capazes de “perceber” o tipo de roupa e a quantidade dela.

Então, sozinhas, as máquinas fazem o ajuste automático, definindo nível de água, tempo de lavagem e centrifugação.

A ideia é obter resultados mais eficazes gastando menos energia.

No geral, tudo o que você precisa fazer é adicionar suas roupas, detergente, amaciante e escolher um programa que combine melhor com sua necessidade. Lavadoras automáticas realmente tornam as coisas muito mais fáceis.

como-usar-a-máquina-de-lavar-economizando-água

Existe, ainda, o famoso tanquinho, que é a máquina de lavar semiautomática. Apesar de mais limitada, também é uma ferramenta que auxilia no trabalho doméstico, com a vantagem de deixar nas mãos do usuário o controle de todo o processo de lavagem.

Você só precisa despejar suas roupas, a quantidade de água que deseja, o sabão e o tanquinho faz o resto, agitando as peças para favorecer a limpeza.

Lembrando sempre que é aconselhável contar com um profissional recomendado pelo fabricante para instalar os aparelhos.

E ainda: o manual de cada equipamento conta com dicas e conselhos importantes a serem seguidos. Sem falar que a indústria evolui rapidamente, trazendo detalhes diferentes de uma máquina de lavar roupa para outra.

Outro ponto fundamental para saber como usar a máquina de lavar é perceber as características das roupas.

Consulte as instruções especiais de lavagem nas etiquetas. Elas indicam se uma peça é lavável à máquina ou não, assim como a temperatura ideal da água.

como-usar-a-maquina-de-lavar

Certas roupas podem encolher se você usar água morna ou quente; já determinados itens de vestuário não podem ser higienizados em máquinas, por melhores que sejam os aparelhos. É o caso da seda, entre outros tecidos delicados.

Alvejantes também não podem ser utilizados em todas as lavagens. É sempre interessante dar uma olhadinha na etiqueta dos produtos com atenção.

Acabou de comprar sua primeira máquina de lavar roupa? Não se preocupe. Com as dicas de hoje, você conseguirá melhores resultados em pouco tempo.

Logo estará acostumado a esses aparelhos domésticos incrivelmente convenientes e fáceis de usar. Não tenha medo!

Boa sorte e até breve!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */