Acessórios Moda

Como usar cachecol com essas dicas incríveis!

Quer saber como usar cachecol para imprimir mais estilo e personalidade aos seus looks? A gente ensina!

As pessoas geralmente associam o uso do cachecol aos dias frios, mas ele pode aparecer em versões mais levinhas e delicadas e te proteger daquele ventinho do fim do dia na primavera ou mesmo numa mudança brusca no verão.

O cachecol é aquela peça versátil que pode ser considerada por alguns como acessório, mas que assume o protagonismo dos looks e imprime personalidade a eles.

A origem do cachecol

O cachecol surgiu como uma peça grossa, tecida em lã. Servia para proteger a garganta do frio intenso das regiões com neve – e isso aconteceu muito antes do descobrimento do Brasil, muito antes mesmo.

Então os anos foram passando, o mundo foi evoluindo, certos hábitos foram deixados para trás, mas certos hábitos evoluíram junto e foram tomando novas formas.

Os cachecóis começaram a ser feitos não apenas de lã grossa no tear, inclusive porque com o fim da necessidade de sair para guerra ou para caça no inverno rigoroso, as lãs ficaram mais finas e delicadas.

A peça passou a ser usada também por mulheres. E as mulheres começaram a aproveitar a peça não apenas para aquecer o pescoço, mas para adornar o pescoço.

Então ele mudou de cara e de nome. Neste momento passa a chamar cachecol, uma palavra de origem francesa para designar a peça que “esconde o colo”.

Tipos de cachecol

Agora você já sabe que ele nasceu muito grosso e rude e aos poucos foi se tornando uma peça delicada e requintada. Hoje o cachecol é sinônimo de elegância.

Atualmente o cachecol pode ser feito de lã ou de uma linha mais fina, em tear, crochê ou tricô. Pode também ser feito de tecidos quentinhos como os aflanelados ou até de seda.

Cachecol se tornou uma espécie de “nome genérico” para os leigos em moda, que abrange também lenços, echarpes e pashminas.

Como usar cachecol?

Vamos te dar algumas dicas de como usar cachecol com looks mais quentes ou mais fresquinhos e também te ensinar algumas formas diferentes de arrumar o cachecol.

De anônimas a famosas, nossa seleção de looks mostra como usar cachecol e que é possível abusar da peça dos dias mais gelados aos mais quentes sem perder o charme, a elegância e principalmente a autenticidade.

View this post on Instagram

#blue #cold #winter #cachecol #inspiration

A post shared by Just For Sime (@justforsime) on

O clássico dos clássicos quando o assunto é como usar cachecol em dias gelados: combinar um cachecol fofinho com um tricô justinho.

Nessa foto, o tricô e o cachecol clarinhos formam uma dupla em perfeita sintonia e aquecem a dona deles na medida, contando com o complemento do sol ameno de inverno.

Uma forma muito legal de como usar cachecol é como nessa foto, para aquecer seu pescoço e servir também como acessório para enfeitar seu look.

O cachecol dá cor, alegra o look e ainda emoldura seu rosto. Para usar um cachecol dessa forma, ele precisa ser fininho e não pode ser muito comprido.

Fique de olho que vamos ensinar umas amarrações ainda neste artigo.

O frio convida a mil combinações como usar cachecol. Soltinho, apenas jogado, dá um ar despojado e informal para o look.

O cachecol claro no mesmo comprimento da saia imprime um toque alegre e jovial a um look que estava sério apesar da saia curta com bota. O look estava monocromático e embora o branco faça parte do degradê, quebrou os tons escuros de forma super adequada.

O seriado acabou, mas a inspiração não acaba nunca porque os looks dessa dupla são eternamente atuais.

O estilo preppy é clássico e atemporal. As personagens Blair e Serena do seriado Gossip Girl são ícones desse estilo e passaram o seriado desfilando looks inspiradores e muito desejados por mulheres de todas as idades.

Os quatro looks mostram combinações de cores e modelos diferentes do fantástico trio saia ou vestido, meia calça e trench coat. Arrematados, claro, por um cachecol.

As duas formas de como usar cachecol e trench coat são elegantes e adequadas. Por dentro do trench coat fica um ar mais arrumadinho e elegante. Por fora do trench coat fica mais informal, mas não menos elegante.

De longe da pra sentir o aconchego que esse cachecol super fofinho proporciona.

A forma correta de como usar cachecol dá um up e até o look desencanado conquista um ar mais ajeitado.

A calça boyfriend de cintura alta completa o visual despojado do look.

Se esse visual de como usar cachecol não for máximo de conforto, então a gente desiste.

A jaqueta, que pode ser tirada se esquentar, garante que você esteja protegida e de quebra corta o excesso de romantismo do look.

Tênis e vestido combinam? Sim, combinam muito! Ainda mais se o vestido for de um tecido de moletom assim molinho, fica uma graça com tênis.

Os fãs de Harry Potter amam recorrer ao uso do cachecol de forma a usar a peça para homenagear o bruxinho e sua turma. Qual a sua Casa preferida na Escola de Magia? Escolha e faça sua homenagem.

Esse cachecol lindo emoldura o rosto da dona dele enquanto ajuda a protege-la do ventinho frio do fim de verão europeu.

Cores pastéis estão em alta e você pode aproveitar o cachecol para acrescer os tons pasteis ao seu look.

Uma das mulheres mais observadas e copiadas do mundo, Kate Middleton – duquesa da Cambridge – também desfila várias formas diferentes de como usar cachecol.

Aqui ele não só aquece como protagoniza o look, ganhando total destaque sobre o trench coat discreto. A amarração fora do convencional é apenas mais um detalhe de sucesso nesse look perfeito da duquesa.

View this post on Instagram

Como Usar Lenços? Lenços também são como bijuterias, a primeira regra é não abusar de outros acessórios e manter o lenço como peça em destaque. O mais importante é evitar a mistura de estampas ousadas com peças e looks românticos e delicados, evitando um confronto de informações dando a impressão de um visual poluído. Procure também escolher roupas mais sóbrias e com menos detalhes, pois o acessório se encarrega de compor o visual e deve ser a estrela do look. Na hora de vestir o acessório, escolha o estilo de nó que mais lhe agrada, existem algumas opções e cada uma delas proporciona um efeito diferente ao acessório. #brechóémodasustentavel #jkbrechic #brechofeminino #brecholuxo #brecho #brechosp #echarpe #echarpeelegante #echarpeelencos #echarpefashion #echarpepeçalinda #modafeminina #atemporal #modaatemporalfeminina #lençoumclássico ?

A post shared by ? Brechic SP (@jkbrechic) on

Cansada de usar o cachecol do mesmo jeito?

Aqui tem algumas dicas de amarrações diferentes para variar o jeito de como usar o cachecol no seu dia a dia. Embora a imagem mostre as amarrações com lenços, o princípio é exatamente o mesmo e você pode copiar sem medo.

Não tem mais desculpa para não acrescentar essa peça coringa aos seus looks. Te mostramos várias opções de como usar cachecol. Escolha a sua e arrase.

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.