Looks Moda

Como usar kimono? Dicas para criar looks modernos e incríveis

Quando você pensa em um quimono, a primeira imagem que aparece em sua mente provavelmente não é uma peça de roupa longa e transparente e mais curta. O que vem à sua mente são aqueles tradicionais kimonos usados em uma época mais antiga no Japão e que até hoje em dia se utiliza, em determinadas ocasiões. Mas quando falamos em descobrir como usar kimono, estamos falando de uma diversidade maior de peças.

Mas os casacos de quimono que você tem visto em todos os lugares não são nada como um quimono japonês. Para além de qualquer coisa, é necessário saber que não existe uma regra para quem quer ter como usar kimono.

A primeira coisa que você deve fazer é esquecer todas as regras. Você pode usar um quimono sobre uma camiseta e jeans, um vestido preto, vestido estampado, um vestido de noite de alta-costura ou um traje de banho em um navio de cruzeiro. Claro, alguns quimonos são mais adequados para ocasiões formais e alguns quimonos são “destinados” a serem usados na praia… mas cabe a você decidir como e quando você quer usar seu envoltório.

Lembre-se … Não há regras: é a sua roupa. É o seu corpo … Você pode colocar tudo junto como quiser, de uma maneira que pareça certa para você.

Os quimonos da moda vão desde roupas de seda de alta qualidade, com enfeites de fantasia até vestidos de maiô de poliéster baratos, mas todos os quimonos são divertidos, e todos funcionam em uma variedade de situações. Esqueça como seu kimono é rotulado e use-o como e quando quiser.



1. Kimono longo florido

View this post on Instagram

This kimono is a game changer ??

A post shared by Rose & Boom Boutique (@roseandboomboutique) on

Quem não sabe por onde começar quando o assunto é saber como usar kimono, esse modelo é uma excelente pedida. Como consta no título, ele é bem longo, indo quase até a metade da perna. Ele é confeccionado com um tecido super leve e fresquinho, perfeito tanto para a primavera quanto para o verão.



Kimonos com cores claras são lindos e dão um toque todo delicado ao seu visual. Esse modelo da foto vem numa cor azul clarinho e repleto de flores estampadas, conferindo um tom angelical e sublime a quem o veste. Parte de sua estampa lembra bastante uma moda meio hippie.

2. Kimono preto com estampa floral e franjas

Esse kimono é excelente para dar um ar mais despojado e descolado ao seu visual. Sua cor de fundo é preta, o que se permite combiná-lo com as eventuais cores das demais peças de roupa que você estará usando. A estampa floral ajuda a quebrar a monotonia da cor preta e traz mais beleza.

O grande diferencial desse kimono em particular são as franjas. As franjas voltaram com tudo para o mundo da moda e tem cada vez mais sendo vistas por aí. Elas trazem movimento e chamam bastante a atenção.

3. Kimono todo preto puxado para o tradicional

Não há palavras para descrever o quanto esse modelo de kimono é lindo. Seu design é muito próximo do kimono tradicional, com exceção da parte frontal abaixo da cintura, a qual fica um pouquinho acima do joelho, o que confere ousadinha e um leve rompimento das tradições.

O estilo do tecido é de dar o queixo caído, simplesmente deslumbrante, brilhoso, na cor preta. É um visual bem gótico, perfeito para usar na parte da noite, em uma festa ou um restaurante chique.

Outro diferencial moderno é na parta da cintura, onde se usa uma espécie de cinturão de couro, preso com um pequeno fio.

4. Kimono-casaco verde com estampas florais

Esse kimono está quase mais para uma espécie de casaco com um design de kimono. Ele é curtinho, o que significa que ele pode ser usado na primavera, no outono e no verão. Você pode combiná-lo com um short curtinho ou uma calça jeans de tom claro, por exemplo.

Sua cor verde, aliada às suas estampas florais, dão um toque de leveza e descontração. Por ser aberto, ele é bem fresquinho.

5. Kimono longo com estampa “de retalhos”

View this post on Instagram

“You can be a well dressed woman in jeans and a t-shirt… it’s up to you.” – Karl Lagerfeld . . I’m a jeans and t-shirt kind of girl so taking three seconds to dress up my look with a cute kimono or duster from @vicidolls is a style hack I’m all too familiar with. The trick to making this work for all body types is to create a WAISTLINE! . . The best tip I ever learned for style was ironically from NFL Broadcast Camp. When taking photos or for an important day out, always create a waistline by tucking in your shirt, wearing a belt or creating that illusion with a fitted jacket. I’m somewhat of a busty girl and loose, flowy shirts are actually more unflattering in photos. Tucking in the front of this tank creates a more flattering silhouette because it narrows the waist. . . I love this outfit by @vicidolls … perfect for fall because you can dress it up or down. Style specifics.. ✨ Jasper Patchwork Kimono $42 ✨Physique Racerback Tank $22 ✨Shayla Peep Toe Bootie $38 ✨Molly Frayed Ankle Skinny $52 That’s an entire outfit for about $150… and super mom friendly!! . . . . . . . . . . . . . . . #vicidolls #vici #kimono #falloutfits #falloutfit #momoutfit #momoutfits #ootd #styleblogger #fashionblogger #momjeans

A post shared by Jenny Reimold (@jennyreimold) on

Esse é um kimono longo, cujo comprimento alcança até o meio da perna. Apesar de ser longo, ele é aberto, o que ajuda você a manter o frescor para o seu corpo. Como a manga é do tipo 3/4, ele pode ser usado em qualquer ocasião, devido a sua versatilidade.

Sua estampa lembra bastante uma “colcha de retalhos”, conferindo a ele um ar de simplicidade, rusticidade, mas sem perder a elegância de forma alguma, complementando o look como um todo.

6. Kimono preto fashion estilizado

Esse talvez seja o exemplo de como usar kimono mais diferente de todos. Ele apresenta todas as características essenciais que fazem-no ser classificado como um kimono, porém, ao mesmo tempo, alguns cortes são bem diferenciados, transformando numa peça de estilo voltado a alta-costura.

7. Kimono tricolor com laço

Mais um kimono longo, porém agora esse modelo chega até a altura do joelho. É confeccionado com um tecido leve e fresquinho. Contém 3 cores: verde, preto e branco, dando mais vida ao seu visual e quebrando a monotonia e conferindo um ar jovial e alegre.

8. Kimono preto com detalhes vermelhos

Esse é um kimono com muitos traços próximos ao tradicional, com a exceção de que não há aquele “cinturão”, mas sim um pequeno “cinto” amarrado a frente. Ele é todo preto, com alguns detalhes em vermelho, sendo perfeito para o uso m reuniões mais intimistas, com os amigos e familiares.

9. Kimono em tricô

Para quem quer diferenciar as coisas nesse aprendizado de como usar kimono é se valer desse kimono de tricô. Apesar de ser um tecido grosso, ele é todo vazadinho, o que permite a pele respirar.

10. Kimono verde descolado

Esse tom verde escuro desse kimono é perfeito para usar com calças jena de tons igualmente escuros. Ele tem um design mais aberto e despojado, todo ousado e sensual.

Conhecimentos de como usar kimono no dia a dia

Agora que você tem conhecimentos de como usar kimono, pode incluir essa peça no seu dia a dia, usando-a tanto no período diurno, quanto noturno, seja no frio ou no calor. Os kimonos caem bem em qualquer ocasião.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.