Emagrecimento Nutrição

Como usar o óleo de Argan para cozinhar? Confira dicas

O óleo de Argan tem ganhado grande fama em todo o mundo por ser considerado um produto poderoso nos cuidados com a beleza, principalmente em relação à pele e aos cabelos, como já mostramos anteriormente aqui no blog. Também conhecido como “ouro marroquino”, devido ao seu poder e riqueza de nutrientes essenciais ao nosso corpo, o óleo é mesmo capaz de oferecer inúmeros benefícios à pele e aos cabelos, deixando-os mais hidratados e nutridos.

No entanto, o que muita gente não sabe é que, como a maioria dos óleos vegetais, ele também pode ser altamente benéfico à saúde como um todo, podendo ser utilizado na alimentação para nutrir o nosso organismo e fortalecê-lo contra uma infinidade de doenças, como o diabetes, o câncer e a hipertensão.

Ainda, de acordo com nutricionistas, o óleo de Argan também pode ser um grande aliado na dieta de quem está querendo perder alguns quilinhos extras na balança. Isso porque ele contém uma grande quantidade de ácidos graxos (como o Ômega 3) e vitaminas essenciais para controlar o peso corporal.

Não é à toa que ele já é utilizado pelos povos do Marrocos há milhares de anos para combater doenças, além de melhorar o funcionamento do corpo, como a digestão e a eliminação de toxinas do organismo.

Quer saber como utilizar o óleo de Argan para cozinhar e usufruir dos seus benefícios à saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre o assunto.

Benefícios

oleo-de-argan-e-fruto

Ao consumir o óleo de Argan diariamente em suas refeições, é possível aproveitar de uma série de efeitos benéficos à saúde, desde a prevenção de doenças até a melhora do funcionamento geral do organismo. Veja, a seguir, quais são os principais deles:



Melhora a digestão

Por aumentar os níveis de pepsina no estômago e de sucos gástricos, o óleo de Argan auxilia na melhora do funcionamento do sistema digestivo, facilitando a digestão e acelerando a absorção de nutrientes pelo organismo.

Previne o câncer

Rico em antioxidantes e triterpenoides, o óleo de Argan ajuda na prevenção do câncer, atuando no combate aos radicais livres, causadores da mutação de células saudáveis e da transformação destas em tumores cancerígenos.

Fortalece o fígado

Graças às suas propriedades hepatoprotetoras, o óleo de Argan pode ajudar a melhorar as funções do fígado, órgão essencial para a eliminação de toxinas e radicais livres do organismo através da urina.

Previne doenças cardiovasculares

Por possuir alto teor de antioxidantes uma grande quantidade de ácido oléico em sua composição, o óleo de Argan também pode ajudar na redução do colesterol, prevenindo uma série de doenças relacionadas ao coração, como a hipertensão, arteriosclerose e outros problemas no miocárdio.

Aumenta a capacidade de concentração

O óleo de Argan também pode fazer muito bem ao nosso cérebro, atuando na melhora de suas funções e aumentando o rendimento mental. A dica é consumir o produto diariamente, principalmente em períodos do dia em que se necessita de mais energia e concentração.

Combate o diabetes

Estudos já mostraram que o óleo de Argan também ajuda a diminuir a resistência à insulina, sendo um excelente alimento para controlar os níveis de açúcar no sangue e, portanto, combater doenças como o diabetes.

Óleo de Argan ajuda a emagrecer?

oleo-de-argan-para-emagrecer

Ajuda sim. Devido à alta concentração de substâncias antioxidantes em sua fórmula, o óleo de Argan pode atuar na perda de peso de maneira rápida e saudável. Isso porque essas substâncias são responsáveis por combater os radicais livres e toxinas no organismo, aqueles que tanto provocam o acúmulo de gordura no corpo e acarretam o aumento de peso e inchaço na barriga.

Ainda, por ajudar na melhora da digestão, o poderoso óleo é considerado um alimento essencial para emagrecer, uma vez que atua na absorção adequada de nutrientes pelo organismo, equilibrando a alimentação, e previne a prisão de ventre e outras constipações que, muitas vezes, também são as causadores do acréscimo de alguns números na balança.

No entanto, vale lembrar que o óleo de Argan não é milagroso, ok? Para fazer efeito, é preciso que você também adquira novos hábitos saudáveis para facilitar o emagrecimento, como uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas. Aliado a esses fatores, é possível emagrecer de forma saudável com a adição do óleo na rotina alimentar.

Como usar?

oleo-de-argan

Não existe segredo para inserir o óleo de Argan na alimentação diária. Basta acrescentar duas colheres (sopa) durante o preparo dos alimentos para usufruir dos seus benefícios. A dica é utilizar o produto sempre no lugar de outros óleos vegetais, como o óleo de coco, o óleo de cozinha comum ou o azeite de oliva, por exemplo.

Inclusive, em relação a este último, o óleo de Argan possui três vezes mais a quantidade de vitamina E presente nele, sendo ideal para banhar saladas ou preparar outros pratos no lugar dele.

No caso de quem quer emagrecer, a dica é utilizá-lo durante o preparo das refeições ou fazer shakes com suco de frutas para inserir na dieta. Veja uma receita rápida e simples de fazer:

Shake de frutas com óleo de Argan

Shake-de-frutas-com-oleo-de-argan

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de farinha de uva;
  • 1 colher (café) do óleo de Argan;
  • 1 copo de suco de qualquer fruta (morango, laranja, goiaba, acerola, limão, entre outros).

Como fazer:

Em um liquidificador, coloque o suco de fruta, o óleo de Argan e a farinha de uva. Deixe bater por, pelo menos, 30 segundos. Em seguida, retire do liquidificador e despeje a mistura em um copo.

A dica é tomar sem adoçar, para facilitar o emagrecimento e, também, porque a fruta já contém açúcar natural em sua composição (frutose). No entanto, se você quiser uma bebida adocicada, a recomendação é adicionar um pouco de mel ou adoçante comum para dar mais sabor à bebida.

Evite adicionar o açúcar refinado ao seu shake, pois ele pode arruinar a dieta e dificultar a perda de peso de forma rápida e saudável.

Onde comprar?

oleo-de-argan-comestivel

O óleo de Argan para cozinhar é chamado de comestível. Neste caso, ele pode ser comprado em lojas e mercados de produtos naturais, inclusive pela internet. O preço deve variar de acordo com a marca, quantidade da embalagem e concentração de óleo puro no produto. Quanto mais puro for, maior será o valor do produto.

Gostou das dicas? Então, compartilhe!

Até a próxima!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */