Beleza Cabelos Infográficos

Condicionador de cabelo: Para que serve? Como usar corretamente?

Condicionador de cabelo

Este, talvez, seja um daqueles produtos que você utiliza nos cabelos desde quando veio ao mundo. Apesar de parecer comum e fazermos isso há muito tempo, seguindo à risca o que aprendemos com as mamães no decorrer da nossa aprendizagem higiênica, você realmente sabe por que se deve usar o condicionador todos os dias ao lavar os cabelos?

Antes de responder a essa pergunta, nunca é demais ressaltar que cuidar dos cabelos é realmente algo essencial para manter a saúde e beleza dos fios. Por isso é que a limpeza regular é um dos principais fatores para garantir que esse objetivo seja conseguido, uma vez que é ela quem elimina todas as impurezas e possíveis fungos ou bactérias que possam penetrar no couro cabeludo ou nas camadas mais profundas dos fios e prejudicar o seu desenvolvimento.

Portanto, além de ser essencial que a higienização das madeixas seja feita frequentemente, é preciso apostar em produtos específicos para o tipo e situação do seu cabelo para obter resultados satisfatórios. O mesmo se aplica no caso do condicionador, que é o assunto do nosso artigo de hoje e que você vai conhecer um pouco mais nos próximos parágrafos. Vamos lá?

Para que serve o condicionador?

A princípio, pode até parecer uma pergunta fútil, mas aposto que você aí do outro lado da tela até hesitou na hora de responder. Não se preocupe, essa é uma situação comum entre nós mulheres, que usamos o condicionador durante a vida inteira e nem ao menos soubemos o real motivo.

Como você já deve saber até aqui, o couro cabeludo produz naturalmente uma oleosidade que é essencial para manter a hidratação e condicionamento do cabelo, tornando-o mais saudável e menos suscetível ao ressecamento. No entanto, ao utilizarmos o shampoo na hora de fazer a lavagem dos nossos fios, o produto acaba retirando todo o sebo – nome específico para essa oleosidade capilar – do fio, deixando mais ressecado e, se não houver o cuidado necessário, mais quebradiço e opaco.

E é aí que entra a função do condicionador. O produto serve para repor o óleo natural perdido pelos fios durante a lavagem com o shampoo. Em geral, os condicionadores vêm com fórmulas especiais para proteger os fios contra os danos que possam ser causados pelo ressecamento do shampoo, bem como contra agressões pelas quais os cabelos passam todos os dias, como poluição, exposição solar, poeira, químicas, chapinha, secador, babyliss ou qualquer outro agente externo que possa interferir na hidratação dos fios.

Como o produto age nos cabelos?

Como dissemos acima, o condicionador tem como principal papel o de proteger os fios contra quaisquer agentes externos que possam comprometer a hidratação dos cabelos, como o shampoo, secador, chapinha, babyliss, poluição, poeira, exposição solar, entre outros.



Para isso, ele possui em sua composição ingredientes específicos, como o silicone e as proteínas, que atuam formando uma espécie de película protetora ao redor dos fios, evitando a sua desidratação e cuidando para que os cabelos fiquem sempre macios, brilhosos e com menos frizz, uma vez que o condicionador possui propriedades que ajudam no controle do atrito entre os fios e os pentes/escovas, reduzindo a eletricidade estática do cabelo.

Também fazem parte das funções do condicionador tornar as madeixas mais fáceis de pentear, evitando a quebra e as terríveis pontas duplas. Isso acontece porque o produto ajuda a fechar as cutículas dos fios, que foram abertas anteriormente pelo shampoo, prevenindo para que eles não percam os seus nutrientes e ressequem após a lavagem.

Como escolher o condicionador ideal para o meu cabelo?

escolhendo-condicionador

Apesar de o condicionador ter como principal função evitar a desidratação dos fios, engana-se quem por algum motivo achou que ele só deve ser utilizado por pessoas que têm o cabelo ressecado. O produto é obrigatório em todas as lavagens de qualquer tipo de cabelo, sendo essencial para manter a sua saúde e beleza.

Por isso, não se esqueça de aplicá-lo nos cabelos sempre após a higienização com o shampoo, que devem ser específicos para o tipo e condição atual dos fios. Se você não tem ideia de como escolher o melhor condicionador para lavar os seus cabelos, confira as dicas que vamos mostrar a seguir para não errar na hora de fazer as compras no supermercado:

Cabelos secos ou crespos

Fios naturalmente ressecados ou que tenham perdido grande parte da sua hidratação por conta do uso de secador, chapinha, babyliss ou qualquer outro procedimento devem apostar em condicionadores com hidratação extra e com consistência mais espessa. Procure na embalagem do produto a especificação “para cabelos secos ou danificados”.

Cabelos danificados

Fios com agressões causadas por descolorações ou colorações, escovas progressivas, alisamentos ou qualquer outro tipo de química devem investir em condicionadores que possuem em sua embalagem a indicação “para cabelos quimicamente tratados” ou “para cabelos danificados”.

Cabelos lisos ou finos

São fios bem finos e com pouquíssimo volume, como costumam ser os lisos. Neste caso, a dica é procurar na embalagem do condicionador a indicação “para cabelos finos e sem volume”, que dará com que os cabelos mantenham uma hidratação adequada, sem deixar os fios com aspecto oleoso ou pesado, e deixarão as madeixas com um pouco mais de volume.

Cabelos normais

São cabelos que possuem uma aparência normal, com fios saudáveis e com brilho natural, devem apostar em condicionadores que possuam em sua embalagem a especificação “para cabelos normais”, que dará a hidratação comum aos fios, evitando que eles fiquem oleosos ou pesados.

Como usar o condicionador corretamente? Veja passo a passo

cuidados-a-ter-com-os-cabelos-4

 

Como falamos no decorrer desse texto, além de comprar os produtos específicos e ideais para o seu tipo e condição capilar, é preciso saber utilizá-los corretamente para conseguir os resultados desejados e manter a saúde dos cabelos em dia.

Veja abaixo o passo a passo de como usar o condicionador da maneira certa e deixar os seus fios bem hidratados e condicionados:

  • Passo 1: Após molhar bem os cabelos, coloque um pouco de shampoo na palma da mão, esfregue na outra, e aplique apenas no couro cabeludo, massageando bem com as pontas dos dedos, sem usar as unhas.
  • Passo 2: Enxágue bem até remover todo o produto do cabelo e, em seguida, retire o excesso de umidade dos fios com a ajuda de uma toalha.
  • Passo 3: Feito isso, aplique o condicionador apenas na extensão dos fios, da altura da orelha para baixo, sem encostar no couro cabeludo.
  • Passo 4: Massageie bem os fios com as mãos e deixe o produto agir pelo tempo indicado na embalagem. Geralmente, o período é de 3 minutos.
  • Passo 5: Em seguida, enxágue o cabelo até que todo o produto seja removido dos fios. Atente-se para que não fiquem resquícios do condicionador nos cabelos, pois isso pode deixá-los pesados e opacos. Finalize como de costume.

6 erros que você pode estar cometendo ao usar o condicionador

Infográfico condicionador

Não existe nenhum segredo para usar o condicionador corretamente na hora de lavar as suas madeixas. No entanto, apesar de ser um produto bastante comum no dia a dia e benéfico à saúde capilar, qualquer erro na aplicação pode prejudicar de maneira significativa os seus cabelos.

Veja, a seguir, os 6 erros mais comuns que a maioria de nós mulheres comete na hora de usar o condicionador e que devem ser evitados para manter os cabelos saudáveis e bonitos:

1 – Usar um produto não-específico para o seu cabelo

Usar um condicionador especial para o seu tipo capilar é essencial, uma vez que só ele terá em sua composição ingredientes com as particularidades que os seus fios exigem. Para quem tem cabelos ressecados, por exemplo, o condicionador ideal terá óleos e extratos emolientes, enquanto quem tem cabelos com químicas, o produto deverá ser livre de sal. Por isso, esqueça a ideia de utilizar um produto que não seja para o seu tipo capilar!

2 – Usar um condicionador sem o shampoo da mesma linha

Produtos de mesma linha são formulados para trabalharem em conjunto para potencializar os efeitos positivos nos cabelos. Portanto, de nada adianta usar um shampoo de uma linha e um condicionador de outra para lavar os fios, pois estes não darão o resultado que está esperando. Combinado?

3 – Aplicar o produto no couro cabeludo

O produto nunca deve ser aplicado na raiz capilar, pois, como esta produz uma oleosidade natural, costuma estar sempre hidratada, mesmo no caso de cabelos secos. Portanto, aplique o condicionador apenas na extensão dos fios, da orelha até as pontas, sem encostar no couro cabeludo.

4 – Ultrapassar o tempo de aplicação

Jamais ultrapasse o tempo de aplicação do produto previsto na embalagem do condicionador. Essa atitude pode sobrecarregar os fios, deixando-os com um aspecto pesado e opaco. Também é necessária bastante atenção em relação à quantidade que está sendo aplicada nos cabelos, que deve ser aquela que cobre todos os fios sem escorregar.

5 – Usar o condicionador como creme para pentear

O condicionador jamais poderá substituir o creme para pentear. O produto é sem enxágue e deixá-lo nos fios poderá facilitar a quebra dos cabelos, uma vez que eles tendem a se partir mais facilmente quando estão molhados.

6 – Substituir a máscara de hidratação pelo condicionador

Apesar de também selar bem as cutículas dos fios, o condicionador jamais poderá substituir a máscara de hidratação. Isso porque esta última costuma ser muito mais nutritiva e hidratante, uma vez que ela é rica em vitaminas e minerais essenciais aos cabelos. Para aliar o uso dos dois produtos, é preciso aplicar primeiramente a máscara após o shampoo e, depois de enxaguar, passar uma camada de condicionador.

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */