Saúde

Coração de bananeira: Conheça 5 dos seus benefícios

O mundo está em constante transformação e na alimentação isso também não seria diferente. A cada dia vão surgindo novas maneiras de se alimentar e o coração de bananeira é um desses alimentos novos que vem ganhando cada vez mais adeptos. Saiba mais sobre essa PANC e todos os benefícios que ela traz para o corpo. Experimente!

No Brasil ainda existe muita coisa para acontecer em termos de alimentação. As pessoas estão descobrindo aos poucos novas alternativas de alimentação saudável.

O coração de bananeira é conhecido como PANC ou plantas alimentícias não convencionais. Essa nomenclatura é totalmente nova e dezenas de espécies estão sendo estudadas há bastante tempo.

Incorporada a alimentação convencional, seu consumo traz diversos benefícios para o corpo, principalmente para a saúde.

Muitas pessoas já estão se conscientizando que é fundamental cuidar da alimentação. Se alimentando de forma correta o corpo torna-se capaz de expulsar todos os radicais livres presentes nele, retardando de maneira eficaz o envelhecimento das células.

Repare, todas as pessoas que começam a melhorar sua alimentação, a pele fica até mais bonita. Não deixe de conhecer e porque não experimentar seu sabor marcante e saudável.

Conheça as características do coração de bananeira

O coração de bananeira é muito conhecido também com os nomes de flor de bananeira ou umbigo.

Sua localização é bem na parte onde os cachos nascem, bem aonde é cortado enquanto as bananas ainda estão verdes.

O nome associado a imagem do coração é porque fisicamente eles são bem semelhantes, inclusive até no formato.

A parte que é consumida se localiza dentro desse coração, possui uma cor branca, é amarga e tem o formato de um pião.

Recomenda-se que o consumo dessa iguaria seja feito imediatamente após sua extração, caso contrário ele também se oxida e fica preto igual a fruta mesmo.

No Brasil ele ainda é uma novidade, sendo encontrado com mais facilidade no interior de Minas Gerais, onde recebe o nome de Mangará. Na Ásia, esse coração já é consumido há muito tempo.

A textura do coração de bananeira é muito semelhante a do palmito.

Infelizmente ainda falta conhecimento para a maioria das pessoas, por isso que ele ainda não é consumido. Mas suas propriedades são tão benéficas que poderia contribuir para acabar com a fome e a desnutrição.

O que são PANC?

PANC é um termo ainda pouco conhecido no nosso país, significa Plantas Alimentícias Não Convencionais. Quem criou essa expressão foi o biólogo Valdely Kinupp, onde através do seu livro já catalogou mais de 350 espécies de plantas comestíveis.

A descoberta através de estudos e pesquisas de plantas que podem ser ingeridas é tão incrível que você já deve ter passado por algumas delas ao andar na sua cidade.

As PANC são muito resistentes aos diversos transtornos climáticos que existem. Elas são facilmente encontradas em nossos quintais, calçadas, canteiros e terrenos baldios. Infelizmente não são consumidas por falta de conhecimento. Aumentar essa pluralidade de consumo de nossas plantas nativas causaria uma verdadeira revolução na gastronomia brasileira.

A maioria do que consumimos não é nativo do Brasil, como os tomates, pimentões e alfaces por exemplo. No futuro a valorização das espécies nativas será o diferencial na hora de cozinhar.

Depois que você começa a conhecer quais são as PANC, ela não será mais vista como mato ou erva daninha.

O coração de bananeira é considerado uma PANC e por falta de conhecimento ainda, não é consumido, mesmo sendo riquíssimo em diferentes nutrientes e vitaminas.

Confira a seguir algumas PANC

  • Saião;
  • Tagete;
  • Tansagem;
  • Ora-pro-nóbis;
  • Peixinho;
  • Amor perfeito;
  • Dente de leão;
  • Major gomes;
  • Erva jabuti;
  • Beldroega;
  • Taioba;
  • Rabo de galo;
  • Feijão-borboleta;
  • Capuchinha;
  • Azedinha.

Conheça os 5 benefícios do consumo de PANC

O coração de bananeira é uma PANC que possui diversos benefícios para a saúde do corpo e que poucas pessoas conhecem.

A seguir você confere alguns benefícios importantíssimos que essa PANC oferece ao seu corpo.

1 – Alívio dos sintomas das doenças respiratórias

Quando começa o inverno as mães que tem filhos pequenos já enlouquecem por causa das doenças respiratórias.

Bronquite, bronqueolite e asma fazem parte das doenças que acometem principalmente todas as vias respiratórias.

O coração de bananeira pode ser utilizado no preparo de xaropes para promover o alívio da respiração de quem sofre com os sintomas desses males.

2 – Alimento light

A composição dessa PANC é basicamente proteínas e carboidratos, ou seja, não existe um valor significativo de gorduras.

Quem está em processo de emagrecimento pode optar por consumir esse tipo de planta sem ter o peso na consciência de estar engordando.

3 – Melhora do trânsito intestinal

Por ser um alimento rico em fibras, quem sofre de prisão de ventre e constipação intestinal poderá ter mais facilidade em evacuar.

As fibras são importantíssimas para o bom funcionamento do intestino, fazendo com que o bolo fecal seja eliminado sem grandes problemas. Elas são verdadeiras vassourinhas que varrem toda a sujeira para fora do seu intestino.

Consumir alimentos que contenham fibras, associado a uma boa quantidade de água, contribui para que a prisão de ventre desapareça.

4 – Redução dos níveis de colesterol ruim

Na medicina oriental acredita-se que o nosso segundo cérebro está no intestino. Quando o intestino funciona de maneira adequada, preservando a vida de nossas bactérias benéficas, a imunidade do corpo aumenta consideravelmente.

O consumo do coração de bananeira contribui para que o intestino tenha as suas funções preservadas. A gordura é eliminada através das fezes, isso contribui para a diminuição do colesterol no sangue.

Lembre-se, reduzir o colesterol ruim do sangue é extremamente necessário para se ver livre de AVC ou Acidente vascular cerebral.

5 – Alívio dos sintomas de alguns problemas digestórios

Acredita-se que o consumo do coração de bananeira traz alívio imediato de todos os sintomas desagradáveis das doenças do sistema digestório como úlceras, gastrites, azias, gases entre outras.

Esse alívio só é possível por causa da alta quantidade de fibras que esse tipo de alimento contém. As fibras como nós dissemos, contribui ativamente para uma melhora da digestão.

Além de melhorar a digestão dos alimentos, ele também contribui para diminuir a irritação da mucosa do aparelho digestório.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.