Decoração

Cores para pintar a casa: veja o que combina com o seu estilo

Cores para pintar a casa

Mi casa es… mi casa! Para você ter orgulho do lugar onde vive, a fachada precisa ser um cartão de visitas bonito e elegante. Além de influenciar no valor no imóvel, saber escolher as cores para pintar a casa é um modo de refletir seu estilo e também tudo o que pode ser encontrado em seu interior. Sim, a decoração também agrega muito, mas a importância da escolha da cor da sua fachada é importantíssima.

Neste artigo vamos ajudar a saber qual o tom ideal e ajudar com dicas e sugestões para guiar você na escolha da melhor opção, independentemente do tamanho, estilo arquitetônico e tipos de ambientes internos.

Dicas e inspirações de cores para pintar a casa

Seja na cidade ou uma casa de campo, a fase de escolha das cores da fachada é parte essencial nos projetos para a construção e reforma de casas e devem ser escolhidas com carinho e atenção. As cores para pintar a casa vão deixar sua casa mais bonita e ajudar no realce dos detalhes da sua arquitetura. Então, vamos começar a ver como escolher corretamente as cores para a fachada da sua casa!

A cor preta

Tons de preto pode ser usado como uma cor para dar uma fachada mais moderna. Mas, Entre as cores para pintar a casa, quem prefere aquela vivacidade e alegria devem optar pelas cores mais chamativas, fortes. É o caso de tons como o amarelo, vermelho, verde, rosa e laranja, que esbanjam vida e charme.

As cores e o projeto de pintura

Antes de escolher a cor, a principal dica é sempre optar por tons que tem a cara do projeto.

Para cada cor, uma personalidade

É fundamental que as cores reflitam a personalidade de seus moradores. No caso de você ser moderno ou descolado, nesse estilo é comum, além das cores, você optar por revestimentos extras. Em certas partes da fachada, por exemplo, fica interessante a escolha de cores mais neutras, como cinza, branco, preto e bege.

Cores para pintar a casa

As cores vibrantes

Elas também podem ser usadas em exteriores com certa moderação. Lembre-se de esse tipo de tom requer mais manutenção, visto que a fachada sofre muito com as ações do tempo e precisam estar sempre lindas.

Tons neutros: as mais escolhidas

Apesar de cada casa ter suas peculiaridades, é a fachada que vai definir a cor. Algumas casas têm estilo moderno, outras são mais simples. Mas algumas fachadas, além das cores, também utilizam materiais diferentes para revestimento das paredes. Tijolo à vista, pedras, madeira e vidro podem alterar a necessidade e ajudar a definir exatamente quais as cores que você deseja e como realçar o que mais importa na fachada da sua.

Observe todos os detalhes

Antes de escolher as cores para pintar a casa, procure observar qual a personalidade dos moradores do bairro ou condomínio. Afinal, seu lar também precisa ter seu estilo próprio.

Tons e cores para pintar a casa

Encha os olhos com nossas dicas e sugestões que podem servir como base para você se inspirar e mudar a fachada da sua casa. Nossa ideia aqui é dar a você mais opções para personalizar o conjunto, transformando cada estilo e seu resultado final. Acompanhe-nos para saber mais!

Vermelho

Essa é vibrante! Se você procura dar um toque cheio de energia à fachada da sua casa, essa aposta é certeira. Quando aplicada em áreas específicas, essa é uma das cores para pintar a casa que deve ser combinada a demais revestimentos, preferencialmente de tons neutros e naturais. O importante é buscar equilíbrio correto entre diferente tons.

Branco-e-preto

O clássico com o elegante, o simples com o atemporal. Esta é uma das combinações mais tradicionais para você criar contrastes mais refinados, além de ser perfeita para os modelos de casas com linhas puras e estilos de vanguarda.

Amarelo

Procurando passar inspiração? A cor amarela oferece tons suaves que são perfeitos para imóveis localizados em áreas com muitas propriedades ao redor. Com ela você não infere demais na harmonia da rua por se tratarem de cores neutras e naturais. Se seu projeto pede destaque, mas sem exageros, o amarelo é uma excelente opção sem pesar no visual.

Cinza

Mostrando toda a sobriedade do imóvel, dentro das cores neutras há o cinza. Além de um tom distinto, é também uma aposta segura para cobrir fachadas. Nossa dica é combinar tons diversos e ganhar mais profundidade ao imóvel. No caso de uma porta mais escura que as paredes, por exemplo, você torna o acesso à porta principal mais fácil. Aproveite e adicione plantas ao local para dar aquele toque colorido excepcional.

Cores para pintar a casa

Branco

Total e na tranquilidade! Ele é ideal para casas menores quando o estilo desejado puxa mais para o minimalista. Com ele, sua fachada fica muito mais limpa e iluminada. Em alguns casos, de acordo com o projeto, o tom branco traz um efeito ótico que amplia as dimensões da casa.

Off-white

Se você considerar todos os elementos da fachada, a decoração vai exigir atenção a este tipo de tom. Por exemplo, para quem quer dar destaque a uma porta entrada especifica, essa é uma das cores para pintar a casa que aumentam o foco em detalhes da arquitetura.

Terra

Como indicado por muitos decoradores e paisagistas, esses tons são os favoritos na hora de pintar fachadas. Além de terem aspecto natural, eles ajudam a complementar o ambiente ao redor do terreno, contribuindo para o imóvel ficar mais sóbrio e muito elegante. Adicionar outros tons básicos também ajudam na criação de dinamismo.

Azul-escuro

Entre as cores para pintar a casa, essa dá mais personalidade e são perfeitas para quebrar a monotonia exterior, trazendo mais vibração e movimento. O único cuidado que você precisa ter é saber usar com muita moderação! Se você quiser obter resultados mais modernos e elegantes, paredes azul-escuro ainda dão um ar segurança às áreas internas.

Rosa

Se você visa impacto (e com todo charme), essa é a sua cor! Mesmo que um tom de rosa possa representar um certo risco, ela também oferece um ar e um toque especiais para a fachada da sua casa. Atualmente, é uma das cores para pintar a casa que têm sido mais usadas por arquitetos renomados. Um simples tom mais leve de rosa pode combinar com a vegetação e ainda ajudar a harmonizar todo o exterior.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.