Cabelos

Cornrow braids: o que é, como usar e como cuidar

É mais que tendência: o cornrow braids chegou para ficar… E você arrasar! O que você costumava chamar de “trancinhas rastafári” é uma técnica de penteado bem mais moderninha e charmosa do que você pensa.

E os cabeleireiros de celebridades entraram de cabeça nessa ideia! São várias as famosas que desfilam por aí com o tema deste artigo: o inconfundível e cheio de atitude cornrow braids! O mais bacana dele é que nenhum ficou igual ao outro. Você pode ser bem criativa na hora de exigir no seu salão essas trancinhas.

O que é cornrow braids

Também chamada de “trança raiz”, é um penteado que vai além estilo, ele é uma herança cultural e histórica. Usado tradicionalmente por mulheres africanas, ele também é conhecido por rasteira ou nagô, símbolo de poder e força das mulheres com esse tipo de cabelo!

Atualmente ele ganhou o status de estilo com personalidade, amado tanto por mulheres de cachos quanto as crespas. O cornrow braids, mais uma importante aliada na transição capilar, são tranças afro que podem serem feitas apenas com cabelos naturais ou complementados por fios sintéticos, tornando uma ótima opção para quem quer recuperar o comprimento dos fios.



Como é que se faz o cornrow braids?

Esse tipo de cabelo recebe o nome de trança raiz pois os fios do cabelo são trançados bem rente ao couro cabeludo. Isso facilita na hora de você escolher entre os diversos penteados e formatos e ainda fica com a opção de trançar todo o cabelo ou um apenas parte. Mas, antes de fazer seu cornrow braids, fique atenta a dois pontos importantíssimos!

Primeiro, você precisa estar com os cabelos saudáveis e fortes. Se eles estiverem danificados, as chances de quebra são altas. Em segundo, faça suas tranças apenas num cabeleireiro. Neste caso um profissional especializado trará o melhor resultado possível.



Quer fazer um cornrow braids em casa?

Isso também é possível! Confira nosso passo a passo!

  1. Separe o cabelo em pequenas mechas verticais, da testa até a nuca. A espessura dessa mecha é que determinar se a trança será fina ou grossa;
  2. Divida a primeira mecha em três partes e trance o cabelo, mantendo a trança sempre rente à raiz. Aos poucos, acrescente mais cabelo da mesma mecha, criando uma trança embutida;
  3. Faça o processo até certo ponto, deixando os demais fios soltos ou prendendo todo o cabelo. Na segunda alternativa, faça até a nuca e trance as mechas normalmente, prendendo todas as pontas ou enrole-as nos dedos;
  4. Repita os três passos no cabelo todo ou apenas na porção que desejar.  Sua durabilidade depende do cabelo e da forma executada, durando cerca entre 5 semanas.

Como preservar minha cornrow braids?

Para manter uma trança raiz por mais tempo é preciso tomar alguns cuidados e evitar que fios se soltem e atrapalhem o resultado do penteado. Por isso, na hora de dormir, use sempre uma touca para diminuir atritos entre tranças e seu travesseiro. Também é ótimo evitar boinas e até lenços e demais acessórios em contato com as raízes, que costumam deixar o cabelo arrepiado.

Lavando meu cabelo cornrow braids

A lavagem dessa trança precisa ser feita semanalmente com um xampu neutro, aplicado nas raízes e retirado com água abundante. Também é fundamental secar bem as tranças para evitar bactérias e fungos. Especialistas indicam deixar os cabelos soltos por alguns dias entre as manutenções, pois nesse tempo os fios devem ser nutridos, hidratados e aparados.

Saiba os mitos e verdades do seu cornrow braids

Utilizados por mulheres com qualquer tipo de cabelo, dúvidas existem e, por isso, separamos alguns mitos e verdades para você. Só não vale ficar fora de moda!

1. Tranças destroem o cabelo natural?

Mito! Você pode achar que a quantidade de cabelo que sai com os fios sintéticos assusta. Mas os fios que caem são os que sairiam naturalmente.

2. A manutenção ocorre somente quando elas começarem a desmanchar?

Mito! Elas duram, em média, 3 meses. Esse tempo depende de fatores, como material usado e técnica. O ideal é fazer uma manutenção regular.

3. Não é necessário a lavagem do cabelo com tranças?

Mito! O cornrow braids exige o mesmo cuidado que demais estilos e penteados. Apenas seja delicada na hora do banho, para não comprometer as trancinhas. E sempre use xampus e condicionadores para manter a saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

4. Pessoas de cabelos lisos podem ter o cornrow braids?

Verdade! Nossa única recomendação é fazer uma avaliação profissional para saber se seu tipo de cabelo tem adequação para as tranças.

Amo tranças e quero saber mais cuidados!

Assim como o estilo cornrow braids, quem utiliza o recurso das tranças precisa saber como fazer uma manutenção adequada. Práticas e lindas, elas podem deixar os fios quebradiços. Mas a única opção que exige cuidados extras são as tranças mais finas e apertadas, ainda mais quando mantidas por tempo prolongado. Elas podem aumentar a sensibilidade do couro cabeludo e contribuindo para à queda. Assim, dê preferência a penteados não tanto apertados.

Já para quem aderiu às tranças nagô ou feitas para tererê, essas já invadiram a moda e não ficam mais restritas apenas a cabelos crespos. Então, se você quer investir nesse também deve ter aquele cuidado extra para não apertar muito a trança. Puxar demais os fios vai certamente provocar sua queda excessiva.

Enfim, as tranças sempre foram um recurso comum e não costumam provocar nenhum malefício aos cabelos. Apenas a trança que pode danificar fios quando muito apertadas. Assim como procurar sempre auxílio profissional e até dermatológico, os cuidados ao puxar demais o cabelo para fazer um penteado e por um tempo prolongado é básico!

Meses sem manutenção ou não deixar os fios descansarem ainda provocam um dano conhecido por alopecia por tração. Esse termo refere à redução parcial dos fios em determinada área do couro cabeludo e tem seu efeito mais comum acima das orelhas e próximo à testa. Nessas áreas o cabelo é muito mais exigido devido à força do penteado, causando sua queda.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.