Beleza Cabelos

Corte sidecut hair: saiba como apostar na tendência de cabelo raspado na lateral

Tendência nos anos 80, inspirado no movimento punk, o corte sidecut ou sidecut hair voltou com tudo nos últimos tempos. O corte consiste no cabelo raspado do lado da cabeça ou nas duas laterais e já ganhou adeptas em todo o mundo, inclusive celebridades, como Demi Lovato, Rihanna, Alice Dellal e Sophia Abrahão.

Além de deixar o visual mais rock ‘n roll, o styling é bastante democrático, podendo ser apostado em todos os tipos de cabelo, sejam lisos, ondulados, cacheados e crespos. Para isso, basta um pouco mais de estilo, atitude e personalidade para adotar o arranjo, além de coragem para raspar o cabelo sem se arrepender.

Muitas pessoas têm medo de investir no sidecut hair por achar muito radical raspar os fios. No entanto, se o receio é de fazer o corte e não se sentir bem depois na frente do espelho, a boa notícia é que existe a possibilidade de disfarçar jogando o outro lado do cabelo para cobrir o lado raspado, enquanto ele cresce.

O sidecut é ideal para quem adora transformar o visual e quer ousar no novo look ou, ainda, para quem tem cabelos muito volumosos e quer amenizar um pouco esse efeito. Está pensando em apostar nessa tendência? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te mostro o passo a passo e dicas para fazer o corte! Vamos lá?

Veja também: Falso sidecut: aprenda a fazer o penteado passo a passo

O que é o sidecut hair?

O corte sidecut ou sidecut hair é uma versão minimalista do corte undercut. Mas em vez de raspar a nuca, como acontece neste último, a ideia é raspar uma ou as duas laterais da cabeça, deixando o cabelo mais volumoso apenas de um lado. O corte pode ser feito com uma raspagem uniforme ou degradê, o que vai depender do efeito que você quer dar ao visual.



O arranjo é ideal para quem procura uma mudança mais radical no visual ou para aquelas mulheres que sofrem com o excesso de volume no cabelo e querem resolver esse problema de uma vez por todas. E apesar de parecer básico e único, o sidecut pode ser feito de inúmeras formas: na altura do topo da cabeça, no caso de quem prefere um corte mais profundo e chamativo, ou, para as mais discretas, rente às orelhas.

Além disso, é possível apostar em desenhos feitos com a navalha ou tatuagens onde o cabelo foi raspado, o que confere ainda mais estilo ao look.

Quem pode apostar?

O sidecut hair é ideal para as mulheres mais ousadas, que não têm medo de arriscar novas transformações. Ele também é mais indicado para quem não tem apego com o cabelo, pois raspar os fios pode não ser uma boa ideia para quem se arrepender, já que eles poderão demorar bastante a crescer.

Por isso, a dica é ficar atenta para a escolha da quantidade de madeixas que você deseja raspar, que é crucial para criar o contraste menor ou maior com o resto do cabelo. No mais, para reduzir as chances de não gostar do resultado final, converse com um cabeleireiro de sua confiança antes de tudo e escute as suas recomendações. Se o que ele disser te ajudar a perder o medo de apostar no sidecut, é só se jogar.

Como fazer o corte sidecut em casa? Veja passo a passo

O corte sidecut pode ser feito com a ajuda de uma máquina, lâmina ou tesoura de cortar o cabelo. Alguns profissionais de beleza recomendam a tesoura para quem quer deixar um acabamento mais feminino. Mas a escolha do melhor instrumento para fazer o corte vai depender do seu tipo de cabelo e resultado que quer dar o visual.

Se você não tem habilidade nenhum com nenhum dos três, o ideal é procurar um salão de beleza para fazer o corte com um profissional. No entanto, se você não tem medo de arriscar e quer adotar ao visual em casa, pode seguir o passo a passo abaixo de como fazer o corte sidecut em casa. Confira:

Com a lâmina

Antes de usar a lâmina para raspar a lateral do seu cabelo, é preciso cortar os fios com a ajuda de uma tesoura. Depois, basta lavar o cabelo normalmente com shampoo e condicionador e, em seguida, aplicar a espuma de barbear em toda a região que será raspada.

Com bastante cuidado para não se cortar, comece a raspar o lado da cabeça deslizando a lâmina vagarosamente sobre os cabelos. Vale ressaltar que o objeto deve estar novo para não machucar ou irritar a pele.

Você pode começar raspando uma ou as duas laterais da cabeça na altura das orelhas e ir subindo em direção ao topo da cabeça. O ideal é fazer sempre movimentos suaves e curtos com a lâmina e raspar sempre na direção do crescimento dos fios. Conforme for raspando, a dica é ir enxaguando a lâmina em água corrente, que pode ser do chuveiro ou da pia do banheiro, para facilitar o processo.

Com a máquina

Já para quem tem uma máquina de raspar o cabelo em casa, o primeiro passo essencial é saber como elas funcionam para evitar qualquer erro ao fazer o sidecut. Esses aparelhos possuem pentes que cortam os fios de acordo com o comprimento desejado. Quando menor for o número do pente, mais próximo à raiz ele irá raspar.

Então, antes de começar, você deve primeiro escolher qual será o pente utilizado para apostar no sidecut hair. Depois, é só cortar o cabelo com a ajuda de uma tesoura com uma tesoura e lavar as madeixas com um shampoo e condicionador. Se a sua máquina for à prova d’água, você poderá raspar o cabelo durante o banho. Se não, basta retirar o excesso de água do cabelo com uma toalha e começar o processo.

No mais, assim como no caso de quem vai usar a lâmina, a dica é raspar os fios no sentido do crescimento, deslizando a máquina sempre de maneira delicada e vagarosamente.

Dicas para ter um sidecut de sucesso

Como acontece com todo visual, apostar no sidecut hair também requer alguns cuidados na rotina para deixar o corte sempre bonito. Para quem apostou na lateral raspada, mas manteve os fios compridos, a dica é estilizar o cabelo com penteados que destaquem ainda mais o lado menor. Alguns dos mais usados são as tranças e rabos de cavalo.

Mas se a sua ideia é deixar o cabelo solto, vale apostar em produtos texturizadores para deixar o look mais descolado, como é o caso da mousse capilar ou do spray fixador. Eles ajudarão a deixar os fios no estilo “bagunçadinho”, uma das maiores apostas de quem é adepta ao sidecut. Em relação às manutenções, o corte requer um cuidado dobrado, devendo a região ser raspada a cada 20 dias.

No mais, o restante do cabelo deve estar sempre saudável, o que quer dizer que você precisa investir em tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução regularmente, além de usar sempre produtos específicos para o seu tipo de cabelo.

Confira lindas fotos de corte sidecut para se inspirar!

E aí? Gostou de saber mais sobre o corte sidecut? Você tem vontade de apostar nessa tendência? Então, Compartilhe!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */