Cabelos

Cortes de cabelo afro para você arrasar!

Cortes de cabelo afro têm suas vantagens e desvantagens, como tudo na vida. Começando com a parte amarga, uma das características dos fios crespos é que a oleosidade natural da raiz não atinge toda a extensão dos fios, resultando em cachos com maior tendência para o ressecamento, a porosidade e consequente estado quebradiço, dificultando a hidratação. Mas sem dúvida cortes de cabelo afro se destacam por causa do volume, que conferem muito estilo e personalidade.

Vamos apresentar algumas sugestões, ideias, modelos de cortes de cabelo afro para que possa ser inspirar em um novo visual que talvez esteja planejando. E também discorrermos sobre alguns cuidados e periodicidade de hidratação que cabelos crespos necessitam.

Então veja a seguir algumas ideias de cortes de cabelo afro para você escolher um que seja a sua cara para arrasar com este look.

Confira!

Cortes de cabelo afro

Segue breve lista de cortes de cabelo afro que estão em alta no momento e que combinam com diversos tipos de rostos, dos quadrados aos redondos:

Pixie

Conhecido como corte pixie, tapered cut e tapered hair, esse modelo dos cortes de cabelo afro é um dos que estão mais em alta no momento. Se tornou típico de mulheres com atitude, com personalidade forte, sem medo de reduzir consideravelmente um dos maiores símbolos de vaidade e atração feminina, o cabelo. Esse corte, além de normalmente refletir esse estilo de ser, tem como outra qualidade não abandonar o lado sexy, feminino da mulher, por preservar volume em ao menos um dos lados da cabeça.



Para explicar melhor, esse exemplar dos cortes de cabelo afro é conhecido por ter as laterais e a nuca bem batidinhas, isto é, curtas, quase raspado, e volume concentrado na parte de cima da cabeça, no centro.

Outra vantagem desse tipo dos cortes de cabelo afro é que permite que o pescoço fique livre, o que contribui para verticalizar o look, disfarçar a baixa estatura e dimensões largas, além de ajudar muito nos dias quentes.

Assimétrico

Esse é outro tipo de cortes de cabelo afro que recebe mais de uma alcunha. Conhecido em alguns lugares como corte assimétrico e long bob entre os gringos e americanófilos.

Em termos de atitude é um visual parecido com o anterior, porque é moderno e normalmente o moderno sempre surge como uma resposta ao tradicional, uma confrontação de ideias, de estilo, que vem desafiar a hegemonia e conquistar um lugar ao sol, o que normalmente motiva resistência.

É também um corte curto, mas nesse caso não há desproporção entre laterais e nuca, mas entre nuca e parte frontal.

View this post on Instagram

Keep it real or keep your distance

A post shared by Julli 🦋 (@jullilopsan) on

A parte de trás do corte assimétrico é um pouco mais curta que a da frente, que é mais alongada, conferindo uma moldura para o rosto.

A variação desse tipo de cabelo crespo é que você pode solicitar ao profissional de sua preferência que deixe a parte frontal mais longa, abaixo dos ombros, ou mais curtinho.

Mas há um porém: se a intenção é reduzir o volume dos cachos, o corte não é uma boa pedida, pois faz exatamente o contrário.

Swag

Se o seu negócio é subverter mesmo as convenções, uma possibilidade entre os cortes de cabelo afro que pode ser do seu gosto é o chamado corte swag.

É um estilo com franjas frontais e camadas desconectadas. Imagine um rio em que há o canal onde passa a maior parte da correnteza, porém há estradas vicinais mais estreitas e curtas que recebem parte do fluxo.

E talvez questione ao ler a descrição do corte swag acima: mas franja em cabelo crespo fica legal? Lembra-se do papo de subversão? Então, contudo não há motivo para choque. Franjas nesse tipo de madeixas são vistas hoje como um toque de modernidade e jovialidade que valoriza os fios curtos.

E não importa o estilo de franja, longa, geométrica, repicada ou mais curta, ficará a seu gosto.

Luzes

Se a sua questão com o cabelo crespo é que os cachos se encontram muito escuros, você pode apostar em cortes de cabelo afro com luzes. É uma ótima maneira de suavizar o aspecto pesado e adicionar mais cor, vida no seu look.

Em camadas

O estilo em camadas é um dos cortes de cabelo afro mais populares. Com ele é possível ganhar ainda mais volume e trabalhar bem o movimento dos cachos. O comprimento mais alongado das camadas acrescentam leveza nos fios, o que confere maior possibilidade de movimento.

Cuidados do cabelo crespo

Como mencionado, uma das características dos cortes de cabelo afro é a facilidade para o ressecamento, condição capilar que favorece problemas de manutenção de brilho e de estrutura dos fios. O ideal é que faça hidratação ao menos uma vez por semana e use diariamente xampus, condicionadores e cremes específicos para esse tipo de cabelo. Outra medida salutar para manter a saúde do couro cabeludo é passar por hidratação mensal em um cabeleireiro.

Se você for fazer um permanente afro, só o faça mediante auxílio de um profissional experiente e com estrutura adequada, pois o procedimento é longo e com considerável grau de dificuldade para um leigo.

A fórmula do permanente afro contém amônia, substância que não pode ser misturada com, lithium, henê, formol, hidróxido de sódio, guanidina, elementos presentes em tratamentos capilares como, alisamento, relaxamento, tingimento e descoloração de fios. A junção desses componentes químicos configura um desastre para a saúde do cabelo com danos que podem ser irreversíveis.

Considerações finais

O volume dos cortes de cabelo afro é o grande diferencial do estilo, dão destaque, confere personalidade. Mas como tudo na vida tem o seu lado negativo, também são os mais propensos a ficarem ressecados, devido a oleosidade natural da raiz não alcançar toda a extensão dos fios. Por isso é necessário hidratação praticamente diária e cuidados para fazer um permanente afro, por exemplo.

View this post on Instagram

Hoje vou fazer diferente e já pode considerar textão de final de ano ou simplesmente expressa o que eu sinto. (Mas, claro, essa não será a última postagem) Para ilustrar, vou usar esse cabelo super estiloso, que fiz para essa querida que conheci a pouco mas, que eu já aguardava ansiosa por este dia. Eu, particularmente, sou uma pessoa muito emotiva e me sinto grata a esse universo e a todas as pessoas que segue a página, que acompanham e admiram meu trabalho, que me confiam sua transformação ou somente as pontinhas. Diante de tantas coisas acontecendo no mundo, minhas tesouras e o rosto de pânico que se transforma em sorriso, me preenchem a alma e os olhos. Eu amo participar das descobertas, dos cuidados, da troca, do que cada um leva de mim e deixa de si. O agradecimento em cada foto é verdadeiro. Me inspira cada história, me emociona cada recomendação recheado de carinho, de pessoas que às vezes eu nem conheço, mas que mesmo de longe contribuem com meu crescimento. Amo cada vez mais o que faço @jessicajulianass minha eterna gratidão por todo carinho, pela confiança e por todas as boa risadas desse dia e as que ainda virão, tenho certeza! #chegougaby #cabeleireira #cabeloscurtos #cabelos #cabelocurto #cabelossaudaveis #cabelocacheado #cachinhos #cachinhoslindos #cachospoderosos #cachosestilosos #cacheia #cachoscurtos #cacheadas #cachosbra #cachosqueamo #amooquefaço #amocachos #cachosassimetricos #corteassimetrico #opoderdabeleza #joaopessoa #paraíba

A post shared by Gabrielly Medeiros (@chegougabyjp) on

Neste post apresentamos algumas sugestões de cortes de cabelo afro para inspirar a escolha de um novo visual baseado nesse estilo. As sugestões apresentadas foram:

  • Corte pixie;
  • Corte assimétrico;
  • Corte swag;
  • Corte com luzes;
  • Corte em camadas.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Sua opinião e apoio são muito importantes para nós.

Leia mais de nossa sessão de cabelos.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */