Beleza Cabelos

Cortes de cabelo para rosto redondo: veja 7 modelos que ajudam a afinar

Estética ou matemática? Os dois! Muitas vezes, para descobrir os truques perfeitos para potencializar a nossa beleza, é preciso juntar essas duas ciências para não fazer feio na hora de compor o visual. E com os cortes de cabelo femininos, isso não é diferente…

Antes de ir até um salão de beleza, a dica para escolher o corte que mais combina com você é buscar o “equilíbrio” entre o arranjo que você quer apostar nos seus fios e o seu tipo de rosto, o que significa que não basta optar simplesmente por aquele que mais lhe agrada!

E quando o assunto é formato de rosto, o redondo é um dos tipos que mais cria dúvidas na hora de escolher um corte de cabelo ideal. Isso porque, por não ter ângulos muito definidos, além de alguns detalhes específicos, como testa pequena e bochechas volumosas, ele pode fazer com que a circunferência da face pareça um círculo. Portanto, ter um rosto arredondado requer arranjos que ajudem a disfarçar essas áreas destacadas e valorizem os pontos fortes.

Além disso, acertar nessa escolha pode ser a chance de dar a sensação de uma face mais alongada e magra ao rosto, já que existem inúmeras opções de cortes de cabelo que ajudam a afinar o rosto. Quer saber quais são os melhores cortes de cabelo para rosto redondo? Então, fique de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te mostro 7 opções para você mudar o visual sem medo!

Vamos lá?

Como saber qual é o meu tipo de rosto?

Antes de descobrir quais são os melhores cortes de cabelo para rosto redondo, é importante saber se você realmente possui as características desse tipo de face. E acredite: muitas pessoas ainda não sabem identificar qual é o seu tipo de rosto e, por isso, erram tanto na escolha do corte ideal para as suas madeixas.

Você também tem essa dúvida? Segundo os visagistas e hairstylists, a dica é prender o cabelo na frente do espelho e responder às seguintes perguntas para descobrir qual é o seu tipo de rosto:

  1. O seu rosto é duas vezes mais comprido do que largo? Você acha que ele é mais estreito na mandíbula e na testa em relação às têmporas? Se sim, você tem o rosto oval.

  2. O seu rosto é largo e comprido na mesma proporção? A parte mais larga está alinhada às orelhas? Se sim, você tem o rosto redondo.

  3. A sua testa é tão larga quanto às suas têmporas e mandíbula? A linha onde nasce o seu cabelo na testa é reta? Se sim, você tem o rosto quadrado.

  4. A sua mandíbula é estreita, enquanto a bochecha e testa são largas? Se sim, você tem o rosto triangular.

  5. O seu rosto tem a mandíbula e testa da mesma largura? O comprimento do seu rosto é bem maior que a largura? Se sim, você tem o rosto longo.

Qual é o comprimento ideal?

Mulheres com o rosto redondo devem apostar sempre em cortes médios ou longos para disfarçar o formato mais “cheinho” da face. Isso porque esses arranjos ajudam a criar mais volume, além de oferecer um efeito sombreado que emoldura o rosto e dá a impressão de traços mais finos. E se além do rosto arredondado você também tiver ombros mais largos, ter um cabelo médio ou longo ajudará a cobri-los. Ainda, a dica é evitar os fios curtinhos, já que eles causam a sensação de que o rosto é pequeno e mais cheio. Caso seja o seu sonho ter um cabelo curto algum dia, então o ideal é apostar em cortes com arranjos assimétricos e desfiados, que trazem o volume que ajuda a emagrecer o rosto.

Para quem tem pescoço curto…

Já para a mulherada que tem o rosto redondo e o pescoço curto, a dica é investir em cortes que trazem volume no topo da cabeça, já que estes, por serem altos, ajudam a retirar a atenção do colo, harmonizando o visual.

Além disso, como eu falei anteriormente, os cortes mais longos também podem ser úteis neste sentido, uma vez que cobrem o pescoço e, consequentemente, disfarçam o seu tamanho mais curtinho.

Aposte em fios desfiados, repicados e em camadas

Os cortes em camadas ou com arranjos repicados ou desfiados são as melhores opções para quem tem face arredondada, pois ajudam a afinar o rosto. O efeito assimétrico causado pelo desfiado (ou seja, em camadas em diferentes alturas) cria volume no cabelo como um todo, principalmente na parte de cima, oferecendo mais leveza e equilíbrio à expressão facial, principalmente nas regiões do queixo e da bochecha, deixando a sensação de que ela é mais estreita e alongada.

Enquanto isso, apostar em um corte repicado em diagonal com bico em direção ao rosto e base reta também pode ser a opção perfeita para quem busca o efeito emagrecedor na face, além de conferir mais movimento aos fios entre os ombros e a ponta do queixo, emoldurando levemente o rosto.

Franjão lateral é a melhor opção

E quem disse que quem tem o rosto redondo não pode apostar em franjas na hora de cortar o cabelo? No entanto, é preciso escolher o modelo certo para deixar o contorno da face mais fina e alongada. Neste caso, entre todos os tipos de franja, o mais indicado é o estilo franjão lateral, que consiste em um arranjo mais longo, cortado na altura do nariz, e na diagonal, ou seja, com os fios mais curtos na frente e maiores na lateral.

Além de ajudar a disfarçar as bochechas mais gordinhas, o franjão lateral também oferece volume ao topo do cabelo, o que equilibra o design do rosto como um todo. Outra dica interessante para afinar o rosto é desfiar a franja, a fim de criar mais densidade e estilo.

E atenção! Nada de optar por franjas curtinhas, na altura das sobrancelhas, ok? Elas podem deixar as maçãs do rosto em evidência e deixar o rosto ainda mais redondo.

Veja também: Franja lateral: confira lindos modelos + dicas para combiná-los com você!

Quais são os melhores cortes para rosto redondo?

Agora que você já sabe todas as dicas para escolher o corte para rosto redondo que mais combina com você, chegou a hora de saber quais são os modelos mais pedidos nos salões de beleza pelas vaidosas que desejam alongas e afinar mais o rosto com bochechas avantajadas. Confira!

1 – Long Bob

Queridinho das celebridades, como Fernanda Vasconcelos, Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa, o corte Long Bob, além de super moderno, é uma ótima opção para quem tem o rosto gordinho e quer deixá-lo com uma aparência mais magra, já que possui fios desfiados na altura do pescoço ou ombros e com a frente mais longa, que ajudam a afinar e alongar a face.

Para potencializar esse efeito emagrecedor do corte, a dica é aliá-lo às ondas no cabelo. Você pode fazer isso com a ajuda de um babyliss em casa na hora de finalizar os fios. Além disso, criar volume no topo da cabeça também é ideal para conseguir um melhor resultado.

Além disso, como já falei nos parágrafos anteriores, o ideal para quem tem ombros largos é usar um comprimento mais longo, que disfarça o colo e, portanto, deixa a sensação de face mais magra.

2 – Short Bob

Da mesma família do Long Bob, o Short Bob é uma versão mais curta do seu primo, com comprimento bem rente à nuca, além de fios que descem em degradê para a frente das bochechas.

Se você for apostar nesse corte mais curtinho, lembre-se que criar um desfiado em linhas diagonais pode ser uma ótima maneira de criar mais volume nos fios e tirar a atenção dos traços cheios do rosto. Evite as linhas retas na parte frontal, pois podem dar a sensação de aumento no tamanho das bochechas

3 – Convexo

Dentro da variedade de cortes mais longos, aqueles com arranjos convexos, com base arredondada, também são excelentes opções para deixar o rosto mais fino, especialmente se tiverem cachos, ondas e camadas.

4 – Inclinado

Apostar em cortes com as pontas desfiadas e com inclinação para um dos lados favorecem o efeito de ondas, que é ideal para criar mais volume deixar o rosto mais alongado e fino. Se quiser deixar o visual ainda mais harmonizado, a dica é dividir o cabelo de lado, o que irá conferir ainda mais movimento e volume. Esse comprimento maior também fica legal em mulheres com ombros muito largos, ajudando a disfarçá-los.

5 – Efeito undercut

Com uma franja lateral desfiada em apenas do lado, sendo o outro lado mais curtinho, esse tipo de corte também combina muito com quem tem o rosto arredondado, conferindo volume no topo da cabeça, dando mais equilíbrio à face, além de deixar o visual com uma pegada mais romântica.

6 – Bob Cut

O Bob Cut nada mais é que um corte que une um arranjo mais reto abaixo da linha da mandíbula com pontas desfiada. Esse efeito oferece mais movimento ao cabelo, além de mais leveza ao rosto redondo. Para potencializar o visual, vale a pena aplicar mousse ou pomada para estilizar e deixar os fios mais desalinhados, conferindo mais volume na raiz.

7 – Longo com franja diagonal

Lembra quando falei do franjão lateral anteriormente? Pois é! Olha ele aqui mais una vez… Além de ajudar a disfarçar ombros mais largos, o corte longo com franja na diagonal também pode tirar a atenção do colo e harmonizar o visual. Além disso, apostar em ondas nos fios pode ser uma ótima ideia para criar volume e, portanto, disfarçar as bochechas.

Para isso, os hairstylists aconselham para que você tenha cuidado para não encher as laterais de ondas e esquecer do topo da cabeça. O ideal é criar densidade para deixar o rosto mais magro.

E aí? Qual desses cortes você gostou mais para ajudar a disfarçar o rosto arredondado? Compartilhe!

Até a próxima!

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */