O cortisol é um hormônio esteroide que regula uma enorme quantidade de processo do corpo. Em especial, destaca-se o metabolismo e a resposta imunológica. Também possui um desempenho importante na resposta do corpo ao estresse.
Conheça mais sobre o cortisol, seus efeitos no corpo e as consequências de seu desequilíbrio:
Assuntos
O que é o cortisol?
Trata-se de um hormônio esteroide feito no córtex das glândulas adrenais, e liberado para a corrente sanguínea. Através dela, o hormônio é distribuído pelo corpo. Quase todas as células do corpo possuem receptores para o hormônio – por isso, ele pode ter diversas ações diferentes, a depender do tipo de célula sobre o qual age.
Estes efeitos incluem o controle do açúcar no sangue e regulação do metabolismo, até ação anti-inflamatória, formação de memórias e desenvolvimento do feto humano. Em diversas espécies animais, o cortisol é, também, responsável por diversos processos reprodutivos.
Como o cortisol é controlado pelo corpo?
Os níveis de cortisol no sangue costumam variar muito. Via de regra, são altos durante a manhã, quando acordamos, e baixam durante o dia. Este processo é chamado de ritmo diurno.
Em pessoas que trabalham à noite, no entanto, o padrão hormonal é reverso. Por isso, o padrão de funcionamento do cortisol é intimamente ligado à rotina da pessoa. Adicionalmente, em situações de estresse, hormônio extra é liberado. Este processo auxilia o corpo a responder apropriadamente a situações onde reflexos específicos são necessários.
A secreção do cortisol é controlada principalmente por três regiões do corpo que comunicam-se: o hipotálamo, no cérebro, a glândula pituitária e o glândula adrenal. Por isso, este meio de comunicação chama-se eixo hipotálamo-pituitária-adrenal.
Quando os níveis do hormônio estão baixos no sangue, o grupo de células que forma o hipotálamo libera corticotropina. Isso faz com que a glândula pituitária libere outro hormônio, que – por sua vez – estimula as glândulas adrenais a produzirem cortisol. Assim, a concentração do componente no sangue.
À medida que o nível de cortisol aumenta, inicia-se um processo que busca evitar o excesso de sua concentração. Este equilíbrio é necessário para o bom funcionamento do corpo.
O que ocorre com excesso de cortisol no sangue?
O excesso do hormônio durante um longo período de tempo pode levar a uma condição chamada síndrome de Cushing. Isso pode ser causado por uma grande variedade de fatores, incluindo disfunções orgânicas ou ingestão de medicamentos.
Uma série de sintomas podem ocorrer a partir destes excessos. Entre os principais, estão:
- Rápido aumento de peso, concentrando-se especialmente no rosto, no peito e no abdômen, contrastando com braços e pernas que não sofrem o efeito na mesma intensidade;
- Rosto mais avermelhado e inchado;
- Pressão sanguínea elevada;
- Osteoporose;
- Mudanças na pele (como machucados, esfolados e marcas);
- Fraqueza muscular;
- Mudanças de humor que resultam em ansiedade, depressão e irritabilidade;
- Aumento da sede e das idas ao banheiro;
- Altos níveis de cortisol por um longo período de tempo podem diminuir a libido e, nas mulheres, tornar a menstruação irregular, menos frequente ou efetivamente pausada;
Adicionalmente, há associações entre o aumento dos níveis de cortisol e de condições psiquiátricas, como ansiedade e depressão. No entanto, a real relação entre os fatores ainda não é plenamente compreendida pela medicina.
O que ocorre com níveis muito baixos de cortisol no sangue?
Pouco cortisol pode resultar de uma condição chamada de doença de Addison. Há diversas causas – todas raras – incluindo danos às glândulas adrenais por doenças auto-imunes. O aparecimento dos sintomas costuma ser gradual, podendo incluir fadiga, tontura, perda de peso, fraqueza muscular, mudanças no humor e o escurecimento de algumas áreas da pele.
No caso de desconfiança ou diagnóstico da doença de Addison ou síndrome de Cushing, é necessário recorrer urgentemente ao endocrinologista. Estas condições são melhores tratadas quando descobertas rapidamente.
Veja também:
- Causas da enxaqueca: entenda como surge o problema
- Compulsão alimentar: sintomas e tratamento
- Prisão de ventre: O que é e como lidar com o intestino grosso
[…] Cortisol: quais seus efeitos no corpo? […]