Decoração

Cozinha americana: confira cuidados para funcionar bem

A grande vantagem da cozinha americana é permitir o preparo de alimentos enquanto se conversa com os convidados que estão nos ambientes próximos. Ela acompanha a tendência de integrar espaços para aumentar o convívio social e não é exclusividade das classes mais altas.

Se até pouco tempo atrás a cozinha no estilo americano era praticamente característica dos projetos de luxo, hoje a ideia está consolidada em todos os níveis sociais e passou a ser usada para receber amigos e parentes de forma prática e moderna.

Não é à toa que o modelo de cozinha integrada caiu no gosto popular e ganhou destaque nos mais diversos projetos de arquitetura, sendo que ele pode ser executado de várias maneiras. Dependendo da função que a cozinha americana terá, ela pode ser com bancada ou sem qualquer divisória.

Leia também: Cozinhas Pequenas: Dicas de decoração

Mas, é justamente por ser integrada que a cozinha americana precisa de cuidados extras em seu projeto e decoração. Pequenos descuidos podem comprometer a funcionalidade e o visual do espaço.

A maioria das novas casas e apartamentos traz a cozinha americana, que pode interagir com a sala de jantar ou de estar. O que não pode é fazer fumaça e deixar cheiro desagradável nos demais cômodos.

Dicas para sua cozinha americana ficar em harmonia com os demais ambientes

• Ao investir no décor, não leve em conta somente a estética. Instale uma coifa potente para que o benefício da cozinha americana não se transforme em transtorno.

coifa-cozinha-americana

• Se preferir, conte com alguns detalhes para criar um pouco de divisão, tais como um balcão ou uma porta de correr.

balcao-cozinha-americana

• O estilo da decoração deve seguir o mesmo projeto do restante dos ambientes, pois a cozinha é integrada a eles. É interessante que o piso seja igual ao da sala vizinha. Vale até investir na madeira, já que elas hoje recebem vernizes mais fortes, possuem mais proteção.

Outro detalhe: produtos de limpeza atuais fazem um bom serviço sem a necessidade de jogar água para lavar o chão da cozinha.

piso-cozinha-americana

• Eleja um ponto de partida – pode ser uma cor ou um móvel – que sirva de referência para a escolha das demais peças da cozinha americana.

• Cozinha americana moderna pode ser feita com itens de fundo acinzentado, vidro nas portas, laca, cor branca e puxador não aparente com perfil de alumínio. Aposte na madeira para proporcionar um clima rústico.

• Ao escolher uma cozinha americana com bancada, defina qual a função que esta parte terá no ambiente: apoio do cooktop, servir como mesa de jantar ou para lanches rápidos? O acabamento, as medidas e móveis são escolhidos com base nela.

• Bancadas que serão utilizadas como mesa de jantar devem ter altura ideal entre 73 e 78 cm, para que possam ser utilizadas cadeiras comuns.

cozinha-americana

• No caso da bancada que servirá como barzinho ou para refeições rápidas, a altura recomendada varia entre 105 cm e 110 cm. O mais adequado para esta opção é o uso de banquetas com altura regulável.

• Caso sua intenção seja um versátil balcão que se transforma em mesa de jantar, ele precisa ser um pouco mais baixo que o balcão utilizado como bar. Aliás, esta é uma boa opção para apartamentos e casas com pouco espaço.

Conheça os tipos de cozinha americana

• Cozinha com bancada em alvenaria ou marcenaria – é um modelo que traz uma “meia-parede” separando o local de preparo dos alimentos da sala. A bancada pode servir de apoio para a cozinha e de aparador para a sala.

cozinha-americana-integrada-sala-2

• Cozinha americana sem divisória – é completamente aberta para a sala; não há qualquer separação entre os ambientes. Nos projetos mais sofisticados, é comum usar portas de correr embutidas na marcenaria.

cozinha-americana-alvenaria

Atualmente, é comum ver proprietários de cozinhas tradicionais querendo derrubar a parede da sala de jantar para fazer a integração. O que, é bom lembrar, só deve ser feito com avaliação de um profissional.

A remoção de estruturas é capaz de comprometer a estabilidade e, portanto, a segurança do imóvel.

Pense bem, boa sorte com o seu projeto! Até breve com mais dicas…

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */