Decoração

Cozinhas retrô: Dicas de decoração com estilo antigo

Cozinhas retrô

Charmosa, aconchegante e colorida. Assim é uma cozinha retrô – que, como o nome já indica, tem gostinho de retrospectiva, de reviver o passado. Confira no post de hoje dicas e curiosidades para deixar o seu cantinho de preparo dos alimentos mais estiloso.

Nas cozinhas estilo retrô, os detalhes fazem muita diferença na composição de um ambiente com jeito de antigo, mas que é superatual. Afinal de contas, ele consiste em fazer uma releitura, ou seja, os elementos de décor e utensílios domésticos são produtos novos com cara de outras décadas.

Leia também:

Para ter uma cozinha retrô, a dica é investir em eletrodomésticos com cores vibrantes, inspirados em peças antigas. E não é difícil de encontrar os itens, pois atualmente diversas marcas seguem a tendência. Ao contrário da linha vintage, que busca aparelhos e elementos antigos mesmo.


Cozinhas retrô design

Você pode mesclar os estilos também. Por exemplo: a atualíssima geladeira em inox tem tudo para conviver em harmonia – e beleza – com armários em tons de azul Tiffany.

É uma forma de seguir o estilo retrô de cozinha sem deixar de lado eletrodomésticos que facilitam o dia a dia e têm um design mais arrojado. A proposta serve, inclusive, para fazer daquela varanda gourmet uma pequena cozinha retrô.


Outra opção de mix é para uma cozinha corredor com parede de lousa, eletros em inox e geladeira retrô verde. Acrescente armários azuis e revestimento de azulejos perto da bancada e no balcão que remetem às formas geométricas da década de 1960.

E que tal um piso geométrico colorido servindo de base para armários e geladeira vermelha inspirados em décadas passadas?

Azulejos decorados e em diferentes tons são os queridinhos dos projetos de cozinhas antigas. Eles deixam o espaço alegre com suas estampas e colorido. Ladrilhos hidráulicos, sucesso estrondoso nos anos 30 e 40, são ótimas opções.

Outras dicas de decoração para cozinhas retrô

O retrô traz o velho de volta, transformando os ambientes com as formas e cores marcantes em décadas passadas. O design predominante é chamativo, com direito a tons vivos e formatos arredondados.

Rádios, tevês, telefones, armários, geladeiras e muitos outros itens servem para compor o jeito retrô de decorar os mais diversos cômodos.

Cozinha retrô decoração

Também é possível ter uma cozinha retrô com pegada rústica, sabia? Aposte em parede amarela para dar um ar alegre ao ambiente; acrescente cadeiras coloridas com tons próximos aos da geladeira e da parede; e tijolinhos aparentes para o clima campestre ficar ainda melhor.

Quando a intenção é dar vida aos tons terrosos comuns no estilo rústico, vale a pena investir em detalhes vermelhos, por exemplo.

A cozinha retrô ganha mais luminosidade quando os tijolinhos são pintados de branco, deixando o piso, a ilha e os armários em madeira, além de geladeira verde água dando cor ao local. Como você pode notar, nem sempre a linha antiga tem que ter muitas cores.

O retrô vem se destacando há algum tempo em várias áreas do design, seja na moda ou na decoração de interiores. Sua ideia central é retratar traços de nostalgia de décadas marcantes no design.

As marcas estão aproveitando o momento de alta do retrô para lançar produtos novos com um pezinho no passado. Sempre com muita ousadia e sem se prender a um ano específico apenas.

Mesmo sendo um estilo que mostre várias épocas, certos detalhes não mudam: cores vivas, superfícies lisas, formatos ousados, linhas sofisticadas e simples. Se você é fã de cozinhas retrô, agora tem mais informação para aderir à tendência sem medo de ser feliz.

Em busca de uma maneira charmosa e aconchegante para o décor da cozinha? Aposte no retrô!

Sucesso! E até as próximas dicas…

Sobre o autor

Fatima