Maternidade

Quando fazer CPF e RG de bebês e crianças? Tire suas dúvidas

Não existe uma idade certa para fazer o CPF e RG de bebês e crianças. Na verdade, o quanto antes melhor, pois mais cedo ou mais tarde os documentos serão necessários para alguma coisa.

É sempre bom ter os documentos à mão quando sai com o bebê. O RG e o CPF se tornam indispensáveis também caso você queira fazer uma poupança para o futuro de seu filho ou viajar com ele para qualquer lugar.

O CPF é o mais simples de conseguir, pois é possível realizar o cadastro em agências bancárias ou dos Correios que estão autorizadas. Depois é só usar o número gerado para imprimir a carteira no site da Receita Federal.

O RG é mais complicado. Dependendo da sua localidade, os trâmites para a obter a carteira de identidade são diferentes.

Neste artigo, você verá algumas orientações gerais e dicas específicas para os vários estados do país. Para saber mais detalhes continue a leitura!

Como tirar o CPF de bebês e crianças

Alguns cartórios já fazem a solicitação do CPF ao registrar a criança. Nestes casos, o número do CPF fica na Certidão de Nascimento. No entanto, é importante imprimir o cartão no site da Receita Federal para não precisar levar a certidão para todos os lugares.

Segundo o site da Receita Federal, para fazer o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), é preciso entrar em contato com as entidades conveniadas. Essas organizações são autorizadas a emitir a documentação de qualquer pessoa com menos de 16 anos que ainda não possua o Título de Eleitor. Veja a lista de entidades conveniadas para tirar o CPF aqui.



Outra opção possível é procurar qualquer agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou dos Correios para solicitar o documento. Veja a lista de documentos necessários:

  • Certidão de Nascimento do bebê;
  • RG, CPF e Título de Eleitor de um dos pais ou responsáveis legais;
  • Documento que comprova a guarda concedida pela justiça, caso necessário.

Caso seu filho possua mais de 16 anos e já tenha tirado o Título de Eleitor, o CPF pode ser feito online neste link aqui.

Como tirar o RG de bebês e crianças

A carteira de identidade pode ser feita desde os primeiros dias de vida do bebê. É importante tirar o CPF primeiro, para que o número conste no RG, pois desta forma você não precisa andar com vários documentos.

Quem é do estado de São Paulo pode solicitar o documento de identidade nas sedes do Poupa Tempo. Para isso, é necessário agendar o atendimento no site e levar os documentos no dia marcado. Para agendar seu atendimento, acesse o Portal do Poupa Tempo.

Se você não é de São Paulo, veja como tirar a carteira de identidade de seu filho:

Dicas para fazer RG e CPF de bebês e crianças:

  • Preste muita atenção à lista de documentos necessários, pois esquecer um documento essencial pode fazer você perder o atendimento e ter que reagendar;
  • Fique atenta se a foto 3×4 é tirada no local ou não. Se for preciso tirar a foto na hora, certifique-se de que o bebê estará descansado, bem alimentado e calmo. Assim você evita o estresse de fotografar o bebê chorando em várias tentativas;
  • A maioria dos estados brasileiros trabalha com sistema de agendamento do atendimento. Preste atenção às datas e não perca a hora. Atrasos não são tolerados;
  • No caso de bebê recém-nascido, ligue para o posto de atendimento para confirmar se é preciso levar o bebê. Na maioria dos casos não é necessário, principalmente quando a foto 3×4 pode ser tirada com antecedência;
  • Em casos de viagem intermunicipal, interestadual e internacionais, é necessário ter em mãos o documento da criança. O RG e CPF facilitam muito a organização e seu uso evita danos ou até mesmo a perda da Certidão original;
  • O RG e CPF permitem que você abra uma conta do tipo poupança para seu filho e comece a guardar dinheiro para o futuro dele. Veja mais dicas de finanças para as crianças aqui.

Ainda possui dúvidas? Escreva nos comentários!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Mariana Mendes

/* ]]> */