Saúde Saúde Bucal

Creme dental caseiro é eficaz? Como fazer? Prós e contras

Creme dental caseiro

Os dentes são o cartão de visita de qualquer pessoa. Infelizmente os cremes dentais que são comercializados possuem substâncias nocivas para a saúde dos dentes. Utilizar o creme dental caseiro é uma excelente maneira de manter a saúde dos dentes em dia sem prejudica-los. Aprenda a fazer a sua e veja como os seus dentes permanecerão lindos.

4 Prós de se utilizar o creme dental caseiro

1 – Sem adição de flúor

A grande discussão a respeito de se utilizar ou não um creme dental caseiro é justamente a presença ou não do flúor. Existem profissionais que afirmam que o flúor faz muito mal aos dentes e a saúde e defendem a retirada deles das pastas de dentes convencionais.

Quando se faz um creme desses caseiros, não existe a presença de flúor, ou seja, eles não prejudicam a saúde dos dentes.

2 – Sem adição de corantes

Corantes e conservantes que são produtos altamente químicos não existem nos cremes caseiros. Isso significa que os seus dentes não terão contato com produtos tão nocivos como esses. Outro produto muito comum encontrado nas pastas industrializadas, pode parecer brincadeira, mas não é, é o açúcar.

Esse açúcar é substituído pelos óleos essenciais comestíveis.

3 – Melhora o pH da boca

Por serem compostos de produtos naturais, o pH da boca se mantém equilibrado, combatendo a perda de minerais importantes presentes nos dentes, evitando assim o seu enfraquecimento recorrente.

Uma boca com pH neutro, faz com que as placas bacterianas não se formem, problema esse muito grave.



Creme dental caseiro

4 – É amigo do meio ambiente

Fazer um creme dental caseiro é contribuir para a preservação do Meio Ambiente, pois é um produto totalmente eco-friendly.

Além de conter produtos naturais, geralmente os cremes feitos de maneira caseira são armazenados em recipientes na sua maioria biodegradáveis ou que não interfiram na preservação do Meio Ambiente.

Outro benefício importante é que não existe nenhum tipo de teste feito em animais.

Contras de se utilizar o creme dental caseiro

Alguns profissionais são totalmente contra a substituição de pasta de dente industrializada que contém flúor por creme dental caseiro que não contém.

Segundo o CROSP ou Conselho Regional de Odontologia, o flúor é importantíssimo para a prevenção efetiva de doenças na cavidade bucal como cáries e gengivites.

A alegação é que esses ingredientes caseiros não possuem nenhuma pesquisa e respaldo científico afirmando tais propriedades em relação a saúde dos dentes.

Antes de utilizar quaisquer produtos é importantíssimo que você consulte um dentista para lhe orientar sobre o melhor caminho a seguir.

Por serem mais sensíveis, os dentes devem receber uma atenção maior, pois eles fazem parte da sua apresentação. A falta de um dente pode mexer e muito com a autoestima de uma pessoa, levando-a muitas vezes até a depressão. Portanto, atenção, nenhum produto substitui a sua ida até um consultório odontológico.

Creme dental caseiro: aprenda 4 receitas diferentes!

1 – Creme dental caseiro de hortelã

Ingredientes

  • Bicarbonato de sódio: 1 c. de chá;
  • Sal marinho: meia c. de chá;
  • 2 gotas de óleo comestível de hortelã;
  • Água.

Modo de fazer

Em uma tigela não muito grande, misture todos os ingredientes de maneira a formar uma pasta homogênea.

A água serve para formar a espessura da sua pasta, quando mais sólida menos água, se prefere um pouco mais líquida, é só acrescentar água.

2 – Creme dental caseiro de cravo vegano

Infelizmente alguns produtos veganos ainda possuem muitas falhas em suas embalagens, as pastas de dente também. Esse creme dental caseiro é excelente e fácil de fazer e o melhor, não possui glicerina em sua composição.

Ingredientes

  • Glicerina vegetal: apenas 2 c. de chá;
  • Bicarbonato de sódio: apenas 4 c. de chá;
  • Água;
  • Goma guar solúvel: Meia colher de chá;
  • 5 gotas de essência comestível de cravo, confira se elas não possuem nenhuma adição química nociva à saúde.

Modo de fazer

Pegue uma panela e adicione todos os ingredientes, menos o óleo comestível. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos, a textura desses ingredientes deve ser pastosa. Retire do fogo e deixe esfriar, coloque em um recipiente fechado e conserve em temperatura ambiente. É importante que esse frasco esteja esterilizado.

Creme dental caseiro

3 – Creme dental caseiro de juá sabor menta

Você que quer usar o creme dental caseiro precisa conhecer as propriedades do Juá, esse pó é muito popular no Brasil e pode ser comprado com valores baixos. Extraído do juazeiro, suas propriedades são bastante benéficas para os dentes, pois inibe o surgimento de placas bacterianas que formam as cáries, o mau hálito, além de fazer um clareamento de maneira natural em todos os dentes. Veja como é fácil fazer esse creme dental caseiro.

Ingredientes

  • Pó ou raspas de Juá: 2 c. de sopa;
  • Menta desidratada: 2 c. de sopa;
  • Sementes de linhaça: 2 c. de sopa;
  • Canela em pó: Meia colher de café;
  • Água.

Modo de fazer

Coloque na panela os cravos, a linhaça e a água e cozinhe por 5 minutos em fogo baixo. Vá misturando aos poucos a canela e o pó de juá até que a misture fique bem cremosa. Por último acrescente a menta para dar um gostinho. Guarde o seu creme dental caseiro na geladeira.

4 – Creme dental de sálvia

Esse é sem dúvidas um dos cremes dentais mais surpreendentes que você já viu. Nos seus ingredientes você vai colocar argila branca, pode soar estranho, mas esse produto é um dos melhores para a saúde dos seus dentes. É muito importante que você tenha certeza que esteja comprando a argila comestível, caso contrário poderá ficar intoxicada. Se tiver dúvidas, pergunte para um vendedor.

Ingredientes

  • Argila branca: 3 c. de sopa;
  • Hortelã: 2 a 3 gotas;
  • Sálvia: 1 c. de chá;
  • Sal marinho;
  • Água.

Modo de fazer

O primeiro passo é você fazer um chá literalmente da sálvia. Pegue um copo limpo e adicione 2 colheres desse chá que você preparou mais 2 ou 3 gotas de óleo de hortelã, com um pouquinho de sal. Mexa bem.

Em seguida, adicione as 3 colheres de argila, mexendo bem para que todos os ingredientes se dissolvam por completo. Conserve esse recipiente na geladeira para que não estrague.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */