Beleza Cabelos

Crescimento assimétrico do cabelo: saiba por que ele acontece e como igualar os fios

Você começou a deixar o cabelo crescer e percebeu que ele só de um lado e que apenas uma parte dos fios chega ao comprimento desejado? É fato que conseguir o ‘cabelão’ dos sonhos não é uma tarefa muito fácil. Afinal, os cuidados com os fios na rotina devem ser redobrados, com tratamentos e uso de produtos de qualidade, para que eles cresçam saudáveis e cheguem inteiros até as pontas.

Mas e quando o problema não é você? Ou, melhor, e se o fato de os seus fios estarem crescendo só de um lado tivesse relacionado com o seu DNA? É isso mesmo! Muitas mulheres não sabem, mas o chamado crescimento assimétrico do cabelo, segundo especialistas, está associado principalmente à herança genética. E tem mais! Caso você não tenha nenhum parente ou familiar que também tenha reclamado da assimetria das madeixas, então a causa pode ser a falta de atenção com algumas áreas dos fios.

Veja também – Escova de morango: conheça a progressiva que alisa o cabelo sem formol

Não entendeu nadinha? Calma, que eu te explico! Acompanhe os próximos parágrafos desse artigo e entenda 3 motivos pelos quais o seu cabelo pode estar crescendo apenas de um lado ou só em uma parte da cabeça!

O que pode estar causando o problema?

Herança genética

O primeiro motivo pelo qual o seu cabelo pode estar crescendo de forma assimétrica, ou seja, apresentando diferentes comprimentos, é o fato genético. Isso acontece da mesma forma de quando temos um pé maior que o outro ou um seio maior e outro menor, por exemplo. Portanto, a mesma coisa pode acontecer com os fios, quando uns têm um crescimento mais acelerado de um lado ou determinada área da cabeça.

Por outro lado, há também quem tenha herdado isso de algum familiar ou parente. Então, se você está tendo que lidar com fios crescendo assimetricamente, pode verificar se há alguém na família que está passando pelo mesmo problema.

Cuidar de parte do cabelo

Dar mais atenção à apenas uma parte do cabelo pode ser outro motivo que esteja causando o crescimento assimétrico dos seus fios. Principalmente no caso de quem tem cabelo muito grande e volumoso, é bastante comum aplicar mais produtos em uma parcela da cabeça e errar na distribuição para o restante das madeixas.

Veja tambémShampoo Bomba faz o cabelo crescer? Saiba tudo aqui

Além disso, como os processos de lavagem, tratamento e finalização do cabelo tendem a ser cansativos, pode ser que algumas pessoas acabem fazendo tudo com pressa e deixando algumas partes dos fios sem a devida atenção. Portanto, se este for o seu caso, o ideal é mudar a rotina de cuidados com os seus fios em relação à aplicação dos produtos capilares.

Se você costuma começar a lavar as suas madeixas pelo topo da cabeça, por exemplo, faça um teste e passe a aplicar os produtos a partir da nuca ou outra parte qualquer para ver se a assimetria dos fios melhora.

Excesso de químicas

Outro hábito que pode estar causando o crescimento assimétrico do seu cabelo é o uso excessivo de produtos e procedimentos químicos. Isso porque as substâncias presentes neles, além de alterarem a cor e textura dos fios, também influenciam na saúde do bulbo capilar, que é a região onde nascem as nossas madeixas.

Sendo assim, é possível dizer que algumas químicas muito fortes, quando são aplicadas de forma mais caprichada, digamos assim, em apenas uma parte da cabeça, podem acabar afetando o funcionamento de um lado bulbo capilar e, portanto, fazendo com que os folículos na região prejudicada fiquem mortos ou dormentes, desacelerando o crescimento desses fios, enquanto os demais crescem na velocidade normal.

Como igualar o crescimento dos fios?

Depois de identificar qual dos três problemas acima podem estar provocando o crescimento assimétrico do seu cabelo, a pergunta que não quer calar é: “E agora? Como eu faço para igualar o crescimento dos meus fios?”. Não se preocupe! Existem algumas técnicas que podem ajudar a estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo e “acordar” o seu bulbo capilar novamente, como é o caso da massagem capilar.

Massagear a raiz dos seus fios com um óleo vegetal de sua preferência, como o óleo de coco, por exemplo, pode ajudar a parar o crescimento assimétrico das madeixas. Para isso, você pode esquentar o óleo para potencializar ainda mais a circulação de sangue na região e, ainda, realizar sempre movimentos circulares e suaves com as pontas dos dedos.

Evite usar as unhas, pois estas podem machucar o couro cabeludo e, ainda, estimular a maior produção de oleosidade, principal causadora da caspa e outras seborreias. Outra dica essencial é não exagerar na temperatura do produto. O óleo deve estar morno e nunca quente!

A massagem deve ser feita por toda a cabeça durante 5 minutos. Aproveite esse tempo para dar mais atenção às áreas com a falta de crescimento, para que os fios menores passem a se desenvolver melhor.

Veja também: Inversão Capilar ajuda o cabelo a crescer mais rápido; aprenda a fazer

E aí? Você também sofre com o crescimento assimétrico do cabelo? Qual é o truque ou técnica que você usa para igualar os fios? Compartilhe!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane