Maternidade

Os desafios de criar filhos sem pai

Os desafios de criar filhos sem pai

Um grande e preocupante tabu presente na sociedade atual é sobre o papel que um homem deve desempenhar na paternidade. Abaixo, acompanhe os maiores e desafios e dicas de como criar filhos sem pai.

Com um patriarcado extremamente presente e sólido, a responsabilidade de perfeição e presença materna cai sempre sobre a figura feminina, fazendo com que a mesma seja extremamente julgada e atingida à menor demonstração de angústia e fraqueza.

Há também, as situações em que a pessoa acaba perdendo o patriarca da família por conta de falecimento. Nesses momentos, o momento é muito mais complicado, pois exige um tato sem tamanho e compreensão por parte da mãe e de todos os envolvidos.

Criar filhos sem pai

Mesmo que seja uma situação complicada, criar filhos sem pai ainda não é o fim do mundo. Muitas são as pessoas que desejam seguir por esse caminho após passar pelo abandono do companheiro ou a perda física do cônjuge.



Até pouco tempo atrás e, até mesmo hoje em dia, criar um filho sozinha era sinônimo de tabu e grande defeito social. Hoje em dia, a grande maioria das pessoas já mudou o pensamento quanto a isso. Ou também, tem as pessoas que simplesmente escolhem por criar um filho sozinha e manter essa experiência de vida.

Mas, infelizmente, muito maior do que essas sugestões, ocorre o abandono consciente da criança por parte do pai. Homens que em um momento mostram-se presentes e prestando todo o apoio necessário e, em outros, desistem do relacionamento e da paternidade. Muitas vezes, podem desaparecer sem nem mesmo deixar sinal.



Apesar do medo da incapacidade estar sempre presente, criar um filho sozinha pode ter seus grandes méritos e satisfações.

Desafios de criar um filho sem o pai

Por incrível que pareça, um erro muito comum das mães é achar que devem criar seus filhos cumprindo os dois papéis: de pai e mãe. Isso perdura até os dias de hoje, mas não passa de um pensamento errôneo pelo seguinte motivo:

As mães já são tudo para os filhos

Não existe a necessidade de exercer o papel de pai. A partir do momento que a mãe comanda sozinha a criação de um filho, automaticamente ela já se torna tudo na vida dele. É preciso, primeiramente, aceitar-se como um indivíduo e entender que as mulheres podem realizar todas as funções maternas rotular as funções de Pai ou Mãe.

Também é necessário que a mulher seja, antes de tudo, confiante. É totalmente aceitável que o medo de falhar e não ser uma boa mãe, está sempre presente. Porém, é preciso confiar em todos os conhecimentos adquiridos e uni-los com o aprendizado diário que é a maternidade.

Além disso, não é apenas função do pai oferecer uma educação firme. Uma mãe pode perfeitamente trabalhar, cuidar da casa e prestar a melhor educação para seus filhos. Logo, o foco é que tudo aquilo seria o “papel do Pai”, uma mãe também pode fazer.

Os desafios de criar filhos sem pai

Dicas para ter sucesso ao criar filhos sem pai

Mesmo que o rótulo de mãe solteira é algo que, infelizmente, ainda não é bem-visto na sociedade, há formas de driblar todo o preconceito e os desafios e conseguir ter um melhor desempenho nessa função que é tão importante para formar seres humanos dignos.

Confiança:

Ter confiança em si mesma é essencial. Não tenha dúvidas na hora de ignorar o medo e ouvir a intuição materna. É preciso lembrar que já havia uma vida antes de engravidar e conhecer o pai do bebê, portanto, é possível existir uma vida sem ele também.

Aproveitar esse momento para honrar os valores ensinados, focar no presente e planejar o tudo e, também, confiar no que sabe, é essencial para ter força mental e física para encarar um dia após o outro. É possível encontrar um equilíbrio e ser o maior fruto de orgulho e mais belo modelo para os filhos.

Não tenha medo de pedir ajuda:

Mesmo que nesses momentos seja comum se sentir sozinha e desamparada, as vezes o orgulho toma a frente. Nesses momentos, é muito importante contar com amigos próximos, família e pessoas que sejam de total confiança.

Além disso, não tenha vergonha de chamar, caso necessário, o encanador, pintor ou eletricista. Caso tenha algum familiar ou amigo que saiba fazer todas essas coisas, melhor. Caso contrário, contrate o serviço de um profissional.

É importante lembrar que na função de mãe solteira, é preciso trabalhar, cuidar de si mesma, da casa, das crianças e nem sempre sobra tempo para aprender a fazer tudo. Logo, não é sadio se provar da ajuda e boa vontade das pessoas queridas. Não tem necessidade de se sentir mais sozinha do que o necessário!

Tempo para a mãe

Sim, parece quase impossível ter um tempo para si mesma e ainda cuidar da casa e das crianças. Porém, muito trabalho e pouco tempo livre, tornam as mães pessoas ranzinzas e cansadas, mesmo que inconscientemente. As crianças são seres extremamente sensíveis e captam com facilidade os sentimentos que as rodeiam.

Logo, é preferível fazer um esforço e contratar uma babá ou deixar as crianças com alguém que entenda o lado da mãe e também não se importe em ajudar. Passar um tempo sozinha ou com amigas no salão, no parque, em um bar, balada, restaurante ou qualquer outro lugar, ajuda a esvaziar a cabeça e recomeçar com mais forças.

Além de ter um tempo sozinha, leve também as crianças para passear em lugares diferentes e divertidos. Descubra interesses em comuns e trabalhe em cima disso. Incluir a criança na rotina, levá-la para conhecer seus amigos e locais favoritos (desde que seja um lugar habitável para uma criança), pode fortalecer o relacionamento e tornar tudo muito mais divertido e tranquilo.

Vida financeira ao criar filhos sem pai

Mesmo que a convivência com os filhos seja muito agradável, é importante organizar toda a renda do mês e gastar somente com aquilo que é necessário para a boa convivência. Contas como água, luz, telefone, escola, roupas, comida, etc, são gastos necessários, principalmente quando se tem criança em casa.

Assim, se torna muito mais fácil, até mesmo para a diversão e um tempo sozinha. Com certeza, com todas essas dicas, ficará muito mais fácil criar filhos sem pai.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.