Relacionamento

A crise dos 7 anos existe de fato? Como lidar com esse período?

Crise dos 7 anos

A crise dos 7 anos existe? Por que o número 7? Como lidar com esse período? Como identificar que meu relacionamento se encontra em uma crise?

Já deu pra perceber que o assunto de hoje é relacionamento, né? Vamos falar um pouco sobre a temida crise dos 7 anos de relacionamento, e ao longo do texto responder essas famosas dúvidas.

Pra começar, o que é crise?

Crise é toda e qualquer mudança brusca ou alteração importante no desenvolvimento de qualquer evento/acontecimento. Essas alterações podem ser físicas e até mesmo simbólicas, crise também se caracteriza por uma situação complicada e/ou de escassez.

Definindo isso podemos perceber que é inevitável não passarmos por crises na vida, seja em nossa saúde, no trabalho, no ciclo de amizades, na parte financeira e é claro em nossas relações amorosas…

Como eu identifico uma crise no meu relacionamento?

Essa é uma parte bem pessoal de cada casal, mas tem alguns sinais, um tanto quanto ‘’universais’’ pra esse tipo de coisa, por exemplo, aumentar significamente a quantidade de brigas, e mais grave do que o aumento de brigas, é o aumento da dificuldade para a resolução das mesmas, isso significa que a comunicação do casal está com falhas.

A vida sexual também não passa despercebida nesse contexto, sabemos que com o tempo a frequência das relações sexuais diminuem na vida de um casal, e se a sua diminui mais ainda nos últimos tempos, pode ser um sinal, que associado a outros fatores, podem indicar uma crise dos 7 anos.

Crise dos 7 anos



Outra coisa que pode ocasionar crises são mudanças na vida do parceiro (a), boas ou ruins, como por exemplo quando nosso parceiro (a) muda de emprego assim mudando de horário ou responsabilidades, quando sofre perdas,  quando descobre uma doença, esses são alguns fatores que geram stress pessoal que pode se estender na relação, além de exigir adaptação de ambos a nova situação, o que nem sempre acontece.

Os objetivos do casal não conversarem entre si também pode indicar uma crise, por mais que cada um tenha seu objetivo pessoal (o que é saudável e importante) os objetivos de ambos tem que ter sintonia, se você começa fazer muitos planos sem olhar para as vontades do seu parceiro (a) tem alguma coisa errada aí, não?

A chegada de um filho também pode marcar uma crise, justamente para que os dois se adaptem as necessidades do bebê e se ajustem a essa grande mudança de vida e rotina.

Por último a gente sempre tem aquele feeling, né? Que as coisas no nosso relacionamento estão diferentes, o parceiro (a) mais distante, menos disponível… quando esse feeling bate é importante repensarmos o que pode ter causado tudo isso.

Crise dos 7 anos, existe?

O termo crise dos 7 anos se popularizou com o filme ‘ The Seven Year Itch’’ lá de 1955, na tradução recebeu o nome de ‘’O pecado mora ao lado’’. No enredo o personagem aproveita uma viagem da mulher para se aproximar da vizinha (vivida por ninguém menos que Marilyn Monroe), enquanto tem fantasias com a vizinha ele também lê um livro sobre a tendência dos homens em trair após sete anos de casamento.

Mesmo não tendo comprovações cientificas alguns psicólogos acreditam que há cada 7 anos passamos por ciclos de vida onde acontecem mudanças biológicas e espirituais que todos nós atravessamos, do mais, os números do IBGE indicam que muitos divórcios acontecem entre o quinto e nono ano de casamento.

A verdade é que com o tempo os relacionamentos vão caindo na rotina, com a chegada de filhos a prioridade do casal vai mudando, a paixão e o apetite sexual, como aqui já comentando, também diminui, são coisas naturais que chegam com o tempo, e vão atingir em níveis diferentes todo casal, isso quer dizer que sim, todo casal tem uma alta probabilidade de passar por crises no relacionamento, seja com um, com sete ou com quinze anos de relacionamento.

Crise significa fim do relacionamento?

Definitivamente não. Algumas crises podem ocasionar em divórcios, e outras podem ser revertidas para uma relação mais saudável. Muitos casais tiram algo positivo da crise, que é justamente parar e refletir o que está de errado e negligenciado dentro da relação, o outro lado positivo da crise é que se vier uma próxima o casal já tem experiência na resolução de problemas, e vão saber lidar melhor.

Crise dos 7 anos

Como passar por esse momento difícil?

Expressem seus sentimentos um para o outro, conversem muito e muito, como dito o diálogo muitas vezes falha em uma relação, reconstrua isso, conversem, respeite o momento de fala do outro, antes de interpretar confira se entendeu certo, não crie diálogos sozinho após uma discussão, os coloque em prática.

Olhem para os erros, e nesse caso, não o do parceiro, mas o seu! Durante esse período difícil nossa tendência é olhar e apontar os erros do parceiro (a), esquecendo dos nossos, para superar a crise dos 7 anos é importante reconhecermos que erramos também.

Relembrem os momentos bons, felizes e gostosos que tiveram juntos, aquele primeiro encontro, aquela viagem inesquecível, e relembrem também as qualidades que fizeram você se apaixonar pelo seu parceiro.

Contato físico é importante, quando brigamos, e estamos com raiva é natural um afastamento físico mas o contato físico é extremamente importante para corrigir os problemas e fazer você se sentir mais perto da pessoa.

Por último, que tal uma viagem? Um jantar? Um passeio romântico? Com o tempo os relacionamentos caiem na rotina, e deixamos de lado pequenos gestos que podem fazer a diferença.

Por fim é importante sabermos diferenciar brigas e problemas diários da convivência de um casal com uma crise, ok?

Se está chegando perto de completar 7 anos de relacionamento não precisa ficar pensando ou se forçando em ter uma crise se está tudo bem entre os, ao invés de pensar nessas coisas aproveite e programe uma comemoração. Passar pela crise dos 7 anos não é uma regra, depende de muitos fatores que não dependem só de um número para acontecer.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */