Artesanato

Crochê para iniciantes: as melhores dicas que você precisa estão aqui

Muitas pessoas aprenderam a fazer crochê na época em que nem havia internet. Se alguém tivesse uma dúvida sobre um ponto, tinha que perguntar à seu tutor ou consultar alguma revista especializada no assunto. Hoje, no entanto, o crochê para iniciantes está disponível com mais facilidade, inclusive é sobre o que falaremos nesse artigo.

Agora, não há necessidade de manter pilhas de livros de instruções. Mas mesmo com a grande quantidade de recursos disponíveis, reunimos aqui as melhores dicas que você precisará saber para dar o pontapé inicial em sua nova atividade.

Dicas de crochê para iniciantes

Faça pausas

É fácil ficar frustrado com um novo ponto ou desistir quando as coisas dão errado. Em vez de desanimar e desistir, afaste-se por alguns minutos. Quando você voltar, seu cérebro se sentirá revigorado e pronto para lidar com o padrão mais complicado.

Amostra, amostra, amostra

Esta é uma dica para qualquer nível de crocheteira. Quando você inicia um novo projeto, teste-o antes de mergulhar de cabeça nele. Se estiver trabalhando com um padrão, verifique se o seu medidor corresponde ao medidor do padrão. Você também pode sempre fazer um teste. Aperfeiçoe-se dessa forma antes de passar para o projeto oficial.

Conte as linhas

Um contador de linha é útil para contar as linhas e acompanhar seu trabalho. Se você não quiser comprar um profissional, use lápis e papel.

Conte os pontos

No caso de crochê para iniciantes, um dos maiores problemas é ganhar pontos à mais ou perder pontos a cada fila. Isso faz com que todos os seus trabalhos ficassem ondulados e desiguais.



Se você é uma iniciante, conte os pontos em cada linha enquanto trabalha. Isso pode ser um grande incômodo, mas vale a pena o esforço para manter tudo igual.

Junte-se a um grupo de chochê

Precisa de inspiração ou apenas de alguns amigos que compartilham do mesmo hobby? Junte-se a um grupo de crochê. Esse tipo de interação é sempre bem-vindo, pois há troca de experiências, principalmente entre as crocheteiras novatas. Todos adoram ajudar uns aos outros com pontos e padrões complicados. Além disso, quem não precisa de um amigo para trocar ideias de vez em quando?

Faça uma aula

Se você está tendo problemas com crochê e não consegue pegar o jeito, considere a possibilidade de frequentar algumas aulas de crochê para iniciantes. Nessas aulas é possível que você aprenda tudo sobre os pontos e ferramentas para começar seus trabalhos.

Você vai trabalhar com fileiras e, eventualmente, aprenderá a criar quadrados. Quem sabe se, costurando-os, não forme um cobertor aconchegante? Também é possível aprender aumentos, diminuições, como “ler” seus pontos de crochê e muito mais.

Descubra um armazenamento mais inteligente

Se você está pronto para mergulhar no crochê, seu estoque de fios e ferramentas crescerá exponencialmente. Planeje com antecedência as quantidades de suprimentos. Busque por ideias inteligentes de armazenamento. Faça isso antes que as coisas saiam do controle.

Mantenha sua postura sob controle

Uma coisa do qual muitos artesãos se queixam, é de dor nas costas e no pulso. Tenha uma boa postura quando começar a aprender a fazer crochê e permaneça com ela para sempre. Não desleixe e não se esqueça de fazer pausas se sua mão começar a doer.

Mais dicas e truques de crochê para iniciantes

Certifique-se de que suas mãos estão limpas. Você não vai querer que oleosidades e sujeiras manchem seu trabalho quando estiver pronto. Ter as mãos limpas antes de se sentar para trabalhar é essencial.

Faça pausas frequentes para alongar. Muitas vezes, quando estamos aprendendo a fazer crochê, sentamo-nos rigidamente e seguramos a agulha e a linha tensamente.

Parar para ficar de pé e alongar, dará às suas costas e pernas a tão necessária pausa que elas merecem. Não se esqueça de reservar um tempo para esticar os dedos. Todo o seu corpo lhe agradecerá por aproveitar este momento, e seu projeto finalizado ficará bem melhor.

Tenha um local dedicado para fazer seus trabalhinhos de crochê e para armazenar seus materiais. Tenha uma bolsa ou caixa especial por perto com sua tesoura, marcadores de ponto, fita métrica, agulhas e ganchos extras. Isso economizará não só tempo, mas também sua sanidade. Você saberá exatamente onde está tudo o que você precisa e não perderá tempo vasculhando pela casa.

Leia toda a “receita” antes de começar. Se houver algo com o qual você não está familiarizado, reserve um tempo antes de começar para não fazer nada errado. Se preferir, procure uma lição no YouTube.

Use e abuse das amostras para praticar as novas técnicas, evitando assim frustrações em relação ao seu projeto.

Quando tiver terminado com um projeto, certifique-se de fechar bem a ponta para que seu trabalho não se desfaça. Organize também a ponta da linha em uma pequena bola ou no do fio que você usou. Coloque tudo em um saco plástico e cole um pequeno pedaço de papel com o nome do projeto e quaisquer pontos especiais que você pode ter usado.

Isso garantirá que você tenha fios para quaisquer reparos em potencial que forem necessários e você saberá quais pontos precisa fazer o reparo.

Para ajudá-la a encontrar o último ponto de cada linha, coloque um marcador destacável na última corrente que tenha feito em seu projeto. Isso mostrará exatamente onde o último ponto de sua linha precisa ir e você terá belas bordas retas.

Finalmente, não desista! Até mesmo a crocheteira mais experiente erra e tem que desfazer o trabalho quase no início. Apenas continue tentando!

Você gostou do artigo as dicas de crochê para iniciantes? Então, compartilhe em suas redes sociais.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */