Saúde Terapias

O que é cromoterapia? Aprenda a usar as cores para melhorar a sua qualidade de vida!

Cromoterapia

Você sabia que as cores têm uma grande influência sobre como nos sentimos em um determinado ambiente ou situação?

Se você nunca parou para refletir sobre o assunto, repare: é muito comum nos sentirmos bem em locais com cores leves e descontraídas, enquanto lugares com cores escuras ou muito intensas podem nos deixar tensos ou melancólicos.

Veja também: Aromaterapia: saiba como surgiu esta terapia alternativa

Isso acontece porque as cores exercem uma forte influência em nossa mente. E graças à essa ação energética das cores, elas podem – e são – usadas também como um método terapêutico.

Esse método terapêutico chama-se cromoterapia, técnica que utiliza as cores para estabelecer o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções, podendo inclusive auxiliar no tratamento de diversas condições de saúde.

Entenda a seguir como esta terapia funciona e os benefícios que ela pode trazer para a sua vida. Confira!

Sobre a cromoterapia

A cromoterapia é um tratamento natural que utiliza a ação energética das cores para equilibrar a saúde física, mental, emocional e espiritual, promovendo uma sensação de bem-estar ao paciente.



Cada cor tem uma função terapêutica específica e atua em um chakra ou órgão do corpo. Quando acionadas, as cores impactam nestas áreas energizando tudo que está bloqueado ou em desequilíbrio e que, geralmente, são as raízes de diversas doenças e males.

Além disso, cada cor possui uma vibração energética diferente, que quando propagadas em um ambiente, podem trazer efeitos curativos e calmantes.

Os significados e as propriedades das cores

A cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.

Veja os principais significados e propriedades dessas cores a seguir.

Vermelho

É uma cor intensa e estimulante, relacionada a paixão, a conquista, ao poder, a excitação e a sexualidade.

O vermelho é indicado para afastar o desânimo e a depressão, pois desperta a energia interior atuando sobre o Chakra Raíz ou Básico.

No corpo, pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, ativando a circulação.

É preciso ter cuidado ao usar o vermelho, principalmente no quarto, pois pode deixar a pessoa agitada e afastar o sono.

Laranja

O laranja é a cor do Chakra Sacro ou Sexual.

Associado à alegria e ao sucesso, o laranja é uma cor que representa a restauração e a regeneração de energias, auxiliando na recuperação emocional. É a cor da reconstrução, da coragem, e da melhora.

Ajuda a estimular as funções mentais e o otimismo. No corpo, estimula a circulação sanguínea e pode ser utilizada como tratamento complementar em casos de problemas respiratórios.

Amarelo

O amarelo é uma cor viva e estimulante.

É a cor do Chakra do Plexo Solar e está associada à inteligência, ao raciocínio e à criatividade. Ajuda a manter o foco e afastar pensamentos obsessivos.

O amarelo representa a alegria, a luz e a descontração. Traz vitalidade para o coração, é um excelente antidepressivo e estimulante digestivo.

Verde

O verde é uma cor calmante e que traz o equilíbrio. É a cor do Chakra do Coração ou Cardíaco.

Essa cor simboliza a natureza e a renovação e representa a esperança e a saúde.

O verde tem a capacidade de acalmar e trazer o equilíbrio. Melhora qualquer condição física negativa, pois energiza o corpo e a alma. É a única cor que não possui contraindicação.

É ótima para regular a pressão arterial e é especialmente indicada para pessoas deprimidas, tristes ou com imunidade baixa.

Azul

É a cor da calma, da paz, da serenidade, da harmonia e da paciência. Está relacionada ao Chakra da Garganta ou Laríngeo.

Tem a capacidade de tranquilizar o corpo e a mente, por isso é indicada em casos de estresse e insônia, pois ajuda a melhorar a qualidade do sono. Também pode ser utilizada em casos de depressão.

Em tons mais fortes, o azul tem propriedades analgésicas e antissépticas, sendo úteis para alivar problemas de garganta e febre em geral.

Índigo

O índigo está relacionado ao Chakra Frontal ou do Terceiro Olho e está associado à intuição.

É indicado para equilibrar e harmonizar as energias do corpo e também para a limpeza e purificação de ambientes.

Violeta

O violeta está ligado ao Chakra da Coroa ou Coronal e é a cor da espiritualidade e do misticismo.

Esta cor é indicada para que está desequilibrado emocionalmente ou descrente e pode ter propriedades anti-inflamatórias.

Quando usado em casa, o violeta limpa o ambiente e o isola das más vibrações.

Aplicação da cromoterapia

A cromoterapia tem aplicações variadas e incluem banhos de luz, uso de bastões luminosos, cores do ambiente e até a escolha de roupas.

Por exemplo, em uma sessão de cromoterapia com bastões luminosos, as aplicações são feitas com um pequeno bastão com uma lâmpada de 25 watts de potência, que é exposto cerca de 5 cm próximo da pele do paciente e permanece por mais ou menos três minutos em cada posição, dependendo da necessidade de cada pessoa.

Já no ambiente, é possível usar a cromoterapia na hora de pintar as paredes do ambiente, decorar ou iluminar o local em questão. Por isso, essa terapia alternativa muitas vezes é associada com práticas esotéricas como o Feng Shui.

O mesmo vale para a escolha de roupas. Com uma leve noção de cromoterapia, podemos escolher roupas com cores que levam ao estado de espírito que desejamos ou até peças com cores que aliviem sentimentos e emoções negativas que porventura estivermos vivenciando.

Vale lembrar que não é só a visão que absorve a energia de uma cor. Todo o organismo possui capacidade de perceber e receber os efeitos benéficos da cromoterapia.

Benefícios da cromoterapia

Como já dissemos no começo deste artigo, a cromoterapia é capaz de atuar no campo físico, mental e emocional, trazendo diversos benefícios para a saúde e qualidade de vida. Veja alguns a seguir:

  • Auxiliar no tratamento de enxaqueca;
  • Ajudar nos tratamentos de insônia e outros distúrbios do sono;
  • Estimular o Sistema Nervoso Central;
  • Promover a sensação de bem-estar;
  • Aumentar a disposição física;
  • Estimular a circulação;
  • Aliviar os sintomas do estresse;
  • Reduzir a ansiedade;
  • Combater o cansaço físico, menta e emocional.

Por fim, vale lembrar que se engana quem pensa de a cromoterapia não passa de uma prática esotérica.

Ela é uma técnica reconhecida desde 1976 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das principais terapias complementares existentes, tanto que, atualmente, hospitais de vários lugares do mundo já utilizam a cromoterapia em bebês prematuros e também no tratamento complementar da enxaqueca.

E você? Já experimentou alguma das inúmeras aplicações da cromoterapia? Compartilhe!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Juliana Mitsuda

/* ]]> */